1° Passo para ser feliz: CONHECER-SE!

Última atualização em setembro, 2020

Inicialmente cabe afirmar que conhecer-se é o passo fundamental da felicidade. Afinal, todos queremos ser felizes, mas isso é impossível se não soubermos o que é felicidade para nós. Para cada indivíduo esta palavra assume um significado diferente e especial, senão único e singular, por isso conhecer-se é fundamental!

Neste sentido, te convido a refletir: o que é felicidade para você? Será que você já refletiu sobre isso ou segue o que as outras pessoas ou o nosso modelo social determina como felicidade? Vale lembrar que quem não sabe onde quer chegar, dificilmente chegará em um lugar em que sinta feliz! Assim, a reflexão aqui não é um chavão como ser feliz, mas como é ser feliz para você!

mulher olhando-se no espelho com uma máscara no rosto - conhecer-se
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo”
Sócrates

Individuação: uma jornada para conhecer-se!

De fato, nossa singularidade pode parecer assustadora em alguns momentos. Afinal, muitas vezes é tão confortável fazer parte de um grupo, nos sentir pertencentes e protegidos nos confere uma agradável sensação. Claro, este sentimento de conforto é importante na medida em que o grupo nos ensina e nos fortalece. Mas não podemos nos esconder de nós mesmos e, portanto, conhecer-se é imprescindível!

Para ser feliz é fundamental saber trabalhar nossa individualidade. Somente ela pode nos levar à plenitude de sermos quem somos de verdade. Nas palavras de Jung: “Individuação significa tornar-se um ser único, na medida em que por individualidade entendermos nossa singularidade mais íntima, última e incomparável, significando também que nos tornamos o nosso próprio si mesmo. Podemos pois traduzir individuação como tornar-se si mesmo ou o realizar-se do si mesmo”

Segundo a psicologia junguiana, individuação seria o desenvolvimento do processo psíquico em que o indivíduo integra diferentes aspectos de si mesmo, ampliando sua consciência e possibilidade de realização. Vale um alerta para que não se confunda com individualismo, em seu sentido mais popular, um viver exclusivamente para si de forma egoísta e não inclusiva na sociedade. Vale a pena assistir um vídeo bem explicativo a respeito JUNG (6) – INDIVIDUAÇÃO /AUTORREALIZAÇÃO | PSICOLOGIA ANALÍTICA (SEGUNDA TEMPORADA)

Assim, sermos nós mesmos é o grande desafio de nossa vida. Interessante como passamos o tempo todo procurando respostas fora, quando o verdadeiro tesouro está dentro de nós.

Caminho de integração

Para integrar diferentes aspectos de si mesmo é preciso ter CORAGEM para olhar profundamente dentro de si e se compreender, avaliando se a vida que levamos está alinhada com quem verdadeira somos.

Na maioria do tempo estamos tão ocupados lutando para sobreviver que nos esquecemos o que é viver de fato. Ficamos tão atentos ao lado de fora – ao que as pessoas pensam ou esperam de nós – que nos esquecemos de olhar para dentro e refletir o que NÓS esperamos de nós mesmos. Leia também PROPÓSITO DE VIDA – 5 aspectos para você refletir!

Cada um tem sua própria história, seus aprendizados e traumas, bem como sua própria forma de lidar com suas dores. Mas é inegável que nossa principal tendência é fugir e tentar viver de tal forma que elas nunca mais se repitam. Ironicamente, quanto mais fugimos de nossas dores, mais aumentamos a distância de nós mesmos.

No momento em que paramos de fugir e olhamos de frente para nossas experiências, conquistamos o poder de RESSIGNIFICAR tudo o que nos fez sofrer. Com esta capacidade adquirimos também a liberdade de viver do nosso jeito, ocupando o papel de protagonista de nossa própria história.

Fique claro que a vida não passará a ser cor-de-rosa! Isso implicará assumir decisões e responsabilidades, sucessos e fracassos, alegrias e dores. Será que você está pronto para deixar de ser uma vítima sem liberdade, relegada ao papel de figurante em sua própria história? Aí é com você! Mas somente assim será possível vislumbrar os caminhos por onde anda, fazer os ajustes de rota de modo consciente, alinhados com quem você verdadeiramente é.

Conhecer-se para alcançar a felicidade genuína

Sei que estes questionamentos são perturbadores e podem nos trazer profundo desconforto. Mas fique calmo, acredito que o quanto antes se defrontar com a sua dor, mais cedo poderá encontrar respostas que lhe trarão a certeza de estar conectado ao seu propósito, à sua fonte de felicidade genuína.

Para receber atualizações do site preencha:

Quando olhamos para quem somos e ACEITAMOS, conquistamos a capacidade de refletir quem queremos ser de verdade, sem idealizações e comparações. Este profundo olhar interno que nos coloca em contato com nossas habilidades, talentos e dons, que nos resgata o sentimento de importância e valor é que nos possibilita olhar a vida como uma grande OPORTUNIDADE de realização.

Este processo de contato consigo tem um exigência primordial: DISPOSIÇÃO. A partir disso, as ferramentas são inúmeras: textos e blogs como este, livros, filmes, palestras, terapias. Enfim, há fontes ilimitadas de conhecimentos que podem contribuir de alguma forma com sua busca, mas nunca se esqueça que ela começa dentro de você!

Acredite em seu potencial de ser você mesmo, reflita sobre quem você, de fato, quer ser. O que é realmente importante em sua vida? Invista em si, em conhecer-se e questione-se! Há muitas respostas dentro de você, esperando apenas por uma pergunta ou simplesmente por um olhar mais amoroso. Ame-se e busque autenticidade, sua realização e felicidade brotarão como flores no jardim!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!