3° Passo para ser feliz: ALIMENTAR-SE!

Última atualização em agosto, 2020

De modo interessante, pouco refletimos sobre o processo de alimentar-se. Entretanto, acredito que todos concordemos que a alimentação é fundamental para nosso bem estar! Inclusive, mais do que manter o corpo funcionando, ela pode ser a causa de nossos males ou a solução de nossos problemas.

Assim, alimentar-se com mais consciência é uma atitude fundamental para ser mais feliz! De quê você vem se alimentando? Como e por que você come? À primeira vista parecem perguntas com respostas óbvias. Mas, se levadas a sério, propiciam uma reflexão profunda sobre o seu estilo e propósito de vida.

prato saudável, colorido com salada e legumes diversificados - alimentar-se
Imagem de RitaE por Pixabay

Alimentar-se com consciência!

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” Hipócrates

Muitas pessoas têm dificuldades para identificar e descrever sua alimentação, simplesmente porque não pensam antes de comer. Inclusive, vale refletir a respeito da diferença entre simplesmente comer e verdadeiramente alimentar-se! Geralmente, as pessoas apenas reagem à fome ou às circunstâncias e comem o que for possível no momento. Deste modo, somente satisfazem uma necessidade biológica, sem refletir que suas escolhas interferem em todas as outras esferas da sua vida.

Embora estejamos distanciados da natureza, nós ainda somos bichos, temos uma natureza animal. Por isso, seria lógico priorizar uma alimentação natural, mais cru e menos processada possível. Veja bem, não estou defendendo nenhuma dieta alimentar específica, mas é fato que há alimentos que nos equilibram e quanto mais próximos forem de nossa natureza, maior será sua capacidade de nutrir nosso corpo.

Entretanto, na correria do dia-a-dia consideramos outros fatores na hora de nos alimentarmos. Geralmente, preferimos praticidade com economia de tempo e dinheiro, sem pensar na riqueza dos alimentos. Cada vez menos pessoas conhecem frutas, verduras e legumes… Há relatos de crianças que não sabem como comer uma banana! Infelizmente, elas vem consumindo mais batatas fritas do que frutas. Neste sentido, alimentar-se passa a ser uma questão de saúde pública! Vale a pena assistir ao documentário MUITO ALÉM DO PESO – OFICIAL

Agora, vamos refletir como é o SEU processo de alimentar-se:

1) Como costuma ser o seu almoço?

2) De quanto tempo?

3) Quantas vezes você mastiga o alimento antes de engolir?

4) Onde você come: num lugar calmo ou barulhento?

5) Você come assistindo TV, mexendo no celular ou prestando atenção exatamente ao que está ingerindo?

6) Come sozinho, relaxando com amigos ou conversando sobre os problemas do dia-a-dia?

Alimentar-se de emoções

As respostas às questões acima revelam muito sobre o seu estilo de vida e a importância com que trata seu corpo e seu processo de nutrição. Estas atitudes nos levam a perder ou ganhar qualidade de vida!

Por que você come? A resposta óbvia seria “porque tenho fome!” Entretanto, há pessoas que boicotam até mesmo este sinal do corpo. Elas comem quando chega o horário de comer ou então elas comem quando sentem medo, ansiedade, culpa, raiva… Ou seja, quando não conseguem lidar com uma emoção!

Assim, o corpo aprende uma nova lição: devemos comer quando sentirmos uma emoção com a qual não sabemos como lidar… Há também o lado inverso da moeda, os que não comem e assim o corpo, muito obediente, também aceita a nova ordem: Não se deve comer quando as emoções ou os problemas forem intensos.

E, olha que nem estamos tratando aqui dos transtornos alimentares: bulimia, anorexia e compulsão. Nestes casos acima, estou apenas mencionando atitudes emocionais em relação ao ato de alimentar-se. Como se pode notar, o corpo é um aluno disciplinado que aprende o que lhe é ensinado. A questão é que paramos de nos perguntar o que estamos ensinando ao nosso corpo, vivendo no automático. A proposta aqui é para que reflita sobre que você realmente quer ensinar ao seu corpo!

A importância da água

Quando se fala em nutrição, outro ingrediente fundamental é a água. Sabemos que em média 70% de nosso corpo é água. No entanto, ao invés de reabastecermos nossas reservas internas, contaminamos nosso sistema com refrigerantes e bebidas alcoólicas. Por uma questão de mau hábito e comodismo, ingerimos bebidas que fragilizam nossos ossos e, assim, dificultamos o processo de limpeza de nosso organismo.

Vale lembrar que a água tem um potencial enorme de limpeza em nosso sistema e por uma questão de falta de hábito ou preguiça as pessoas deixam de tomá-la. Quando o corpo sinaliza a necessidade de água, ao invés de abastecê-lo com um dos nutrientes mais sagrados que a natureza nos oferece, preferimos bebidas industrializadas, cheias de produtos artificiais que nos viciam e intoxicam.

Nutrição em seu sentido mais profundo

Aliás, falando em intoxicação, é necessário considerar não somente a alimentação física, mas também a mental, emocional, auditiva, olfativa. Do que você vem alimentando seu corpo, sua mente e seu espírito?

Queremos paz, mas nossa televisão vive ligada falando em desgraças e tragédias que nada trazem de informação, apenas disseminam o pânico. Queremos amor em nossos lares, mas de longe é possível escutar as discussões (gritarias e barracos) da novela.

Será que estamos buscando o que queremos ou estamos consumindo o que nos é oferecido como um robô que vive no automático e compra o que mandam, assiste o que é transmitido sem nenhum senso crítico?

Para receber atualizações do site preencha:

O protagonista da sua vida é você! Exerça este papel e escolha o que você quer viver, perceba como está vivendo, pense o que pode fazer AGORA para viver melhor. Leia também 4º Passo para ser feliz: MOVIMENTAR-SE!

Convém alertar que: o poder é todo seu, exercite a consciência e busque nutrir-se de alimentos que, verdadeiramente, tragam energia para o seu corpo. Além disso, beba bastante água e observe a capacidade de limpeza que ela exerce em seus órgãos. Busque nutrir seus pensamentos e sua vida com boas palavras, bons exemplos. Construa a vida que você quer viver, colocar cada tijolo e uní-los é responsabilidade sua.


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!