• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

3° Passo para ser feliz: ALIMENTAR-SE!

IMG-20141017-WA0001 (1)“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”
Hipócrates

A alimentação é um processo fundamental para nosso bem estar, mais do que manter o corpo funcionando, ela pode ser a causa de nossos males ou a solução de nossos problemas. Alimentar-se com mais consciência é uma atitude fundamental para ser mais feliz! De quê você vem se alimentando? Como e por que você come? À primeira vista parecem perguntas com respostas óbvias. Mas se levadas a sério propiciam uma reflexão profunda sobre o seu estilo e propósito de vida.

Muitas pessoas têm dificuldades para identificar e descrever sua alimentação, simplesmente porque não pensam antes de comer. Elas apenas reagem à fome ou às circunstâncias e comem o que for possível no momento, somente satisfazem uma necessidade biológica, sem refletir que suas escolhas interferem em todas as outras esferas da sua vida.

Embora estejamos distanciados da natureza, nós ainda somos bichos, temos uma natureza animal. Por isso, seria lógico priorizar uma alimentação natural, mais cru e menos processada possível. Veja bem, não estou defendendo nenhuma dieta alimentar, mas é fato que há alimentos que nos equilibram e quanto mais próximos forem de nossa natureza, maior será sua capacidade de nutrir nosso corpo.

Entretanto, na correria do dia-a-dia consideramos outros fatores na hora de nos alimentarmos. Geralmente preferimos praticidade com economia de tempo e dinheiro sem pensar na riqueza dos alimentos. Cada vez menos pessoas conhecem frutas, verduras e legumes… Há relatos de crianças que não sabem como comer uma banana! Infelizmente, elas vem consumindo mais batatas fritas do que frutas.

Como costuma ser o seu almoço:

– De quanto tempo?

– Quantas vezes você mastiga o alimento antes de engolir?

– Onde você come: num lugar calmo ou barulhento?

– Você come assistindo TV, mexendo no celular ou prestando atenção exatamente ao que está ingerindo?

– Come sozinho, relaxando com amigos ou conversando sobre os problemas do dia-a-dia?

As respostas a estas questões revelam muito sobre o seu estilo de vida e a importância com que trata seu corpo e seu processo de nutrição. Estas atitudes nos levam a perder ou ganhar qualidade de vida!

Por que você come? A resposta óbvia seria “porque tenho fome!” Entretanto, há pessoas que boicotam até mesmo este sinal do corpo. Elas comem quando chega o horário de comer ou então elas comem quando sentem medo, ansiedade, culpa, raiva, ou seja, quando não conseguem lidar com uma emoção! E assim, o corpo aprende uma nova lição: devemos comer quando sentirmos uma emoção com a qual não sabemos como lidar… Há também o lado inverso da moeda, os que não comem e assim o corpo, muito obediente, também aceita a nova ordem: Não se deve comer quando as emoções ou os problemas forem intensos.

Isso por que nem estamos tratando aqui dos transtornos alimentares: bulimia, anorexia e compulsão. Como se pode notar, o corpo é um aluno disciplinado que aprende o que lhe é ensinado. A questão é que paramos de nos perguntar o que estamos ensinando e o que queremos ensinar ao nosso corpo.

Quando se fala em nutrição, outro ingrediente fundamental é a água. Sabemos que em média 70% de nosso corpo é água. No entanto, ao invés de reabastecermos nossas reservas internas, contaminamos nosso sistema com refrigerantes e bebidas alcoólicas. Por uma questão de mau hábito e comodismo, ingerimos bebidas que fragilizam nossos ossos e, assim, dificultamos o processo de limpeza de nosso organismo.

A água tem um potencial enorme de limpeza em nosso sistema e por uma questão de falta de hábito ou preguiça as pessoas deixam de tomá-la. Quando o corpo sinaliza a necessidade de água, ao invés de abastecê-lo com um dos nutrientes mais sagrados que a natureza nos oferece, preferimos bebidas industrializadas, cheias de produtos artificiais que nos viciam e intoxicam.

Aliás, falando em intoxicação, é necessário considerar não somente a alimentação física, mas também a mental, emocional, auditiva, olfativa. Do que você vem alimentando seu corpo, sua mente e seu espírito? Queremos paz, mas nossa televisão vive ligada falando em desgraças e tragédias que nada trazem de informação, apenas disseminam o pânico. Queremos amor em nossos lares, mas de longe é possível escutar as discussões (gritarias e barracos) da novela. Será que estamos buscando o que queremos ou estamos consumindo o que nos é oferecido como um robô que vive no automático e compra o que mandam, assiste o que é transmitido sem nenhum senso crítico?

Para receber atualizações do site preencha:

O protagonista da sua vida é você! Exerça este papel e escolha o que você quer viver, perceba como está vivendo, pense o que pode fazer AGORA para viver melhor. O poder é todo seu, exercite a consciência e busque nutrir-se de alimentos que verdadeiramente tragam energia para o seu corpo. Beba bastante água e observe a capacidade de limpeza que ela exerce em seus órgãos. Busque nutrir seus pensamentos e sua vida com boas palavras, bons exemplos. Construa a vida que você quer viver, colocar cada tijolo e uní-los é responsabilidade sua.


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!