Conexão Interna: como encontrá-la para reabastecer sua energia!

Última atualização em setembro, 2020

Certamente, há dias em que sentimos necessidade de algo mais, de um preenchimento que possa nos nutrir de um modo mais completo! Você já experimentou isso algum dia? Trata-se de um vazio na alma, uma vontade de algo mais, que não sabemos muito bem o que é! E nada parece ser suficiente para aplacar este buraco! Eis o que estou considerando aqui como necessidade de conexão interna!

conexão interna - placa escrito que não há wi-fi na floresta, mas ali a conexão é muito melhor
Arquivo pessoal: trilha Parque da Cantareira

O que melhora sua Conexão Interna?

De fato, todos nós temos uma fonte reabastecedora de energia, apesar de muitas vezes nos desconectarmos profundamente dela. Você já refletiu sobre isso? O que faz você se sentir conectada, reabastecida de energia para enfrentar os desafios cotidianos?

Para mim, é o cheiro de mato, a floresta, a cachoeira, o mar, enfim a Mãe Natureza. Claro, cada um tem uma sintonia especial com coisas diferentes, o importante é saber o que revitaliza e abastece nossa fonte! Reflita: O que melhora sua conexão consigo e com a vida?

Neste sentido, eu te convido a pensar num cheiro gostoso, uma comida saborosa, uma música que te desperta uma emoção boa. Outra possibilidade é uma imagem que te leva para um lugar especial dentro de você, de muita conexão interna!

Com efeito, nossos sentidos funcionam como uma ponte importante para nos conduzir à experiências de prazer e de conexão profunda! E, isto é feito dentro de você! Inclusive, não precisa de grandes aparatos especiais, mas de disposição para experimentar este contato profundo, íntimo que estou chamando de Conexão Interna!

Desconexão profunda: o vazio

Na sociedade atual vivemos grande parte do tempo desconectados de nós mesmos. Geralmente, seguimos uma rotina de hábitos automáticos que vão nos enfraquecendo e exaurindo. Isto chega até o momento em que paramos de ter prazer com o que fazemos, ao ponto de tudo parecer perder o sentido, o sabor. Aliás, este é o sinal crítico que leva muitas pessoas à depressão, compulsão, ataques de pânico, enfim, uma vida de vazio. Você já experimentou este vazio?

“Quando perdemos a conexão com a nossa alma, perdemos muito mais do que a capacidade de sonhar, perdemos a criatividade para nos reinventar.” Lígia Guerra

De algum modo, acredito que todos nós experimentamos este vazio, esta sensação de que falta algo para completar e trazer sabor à nossa vida! Aliás, no momento em que mais senti este vazio, foi também quando percebi que precisava “atualizar o meu GPS na vida”! Ou seja, era preciso reavaliar as decisões e, principalmente, os motivos que haviam me impulsionado a tomar tais decisões! Assim, rever o caminho e minhas motivações internas ressignificou minha experiência e redirecionou minha energia para o que eu realmente gostaria de experimentar! Vale a pena ler também: CONEXÃO PROFUNDA: rota para redescobrir sonhos!

Alertas do Corpo

Vale ressaltar que o corpo envia vários sinais de alerta, mas é ignorado e só prestamos atenção quando o caso se torna mais crítico. Assim, não nutrimos nosso corpo adequadamente – água, alimentos saudáveis, sono e respiração profunda.

Na verdade, nós lhe oferecemos menos horas de sono, mais e mais quantidade de doce, gordura e bebida alcóolica até o levarmos à exaustão. Como se não bastasse, nosso cotidiano é uma rotina automática e, muitas vezes, sem prazer, sem um lazer genuíno, sem aquela boa e velha higiene mental, capaz de resetar nosso sistema.

Além disso, somos cercados de vários tipos de poluição: buzinas de todos os tipos, escapamentos escandalosos, muitos barulhos perturbam nossa audição! Já nossa visão já não alcança o horizonte, pois é impedida por prédios, telas de computadores e celulares, televisões e, assim, olhamos cada vez menos ao longe e, consequentemente, contemplamos muito menos!

Da mesma forma, nosso paladar já não sabe muito bem sentir o gosto das coisas mais naturais, pois estamos viciados em sabores extremamente adocicados e artificiais! E, nosso olfato está mais do que contaminado com o cheiro da poluição e esqueceu-se da simplicidade do perfume de uma rosa. Para completar, nosso tato está tão neurótico teclando que também já não se lembra como é poderoso o toque de uma massagem, de um carinho.

A importância dos nossos sentidos

Claro, tracei um cenário catastrófico e levei alguns exemplos ao exagero. Mas, no dia-a-dia, nossos sentidos estão sim entorpecidos e intoxicados com tanta correria, rotina e vazio. Esquecemos, muitas vezes, que nossos sentidos são poderosos instrumentos de contato com o mundo e, através deles, podemos reabastecer nossas energias e revigorar nosso ânimo.

Para receber atualizações do site preencha:

Cada pessoa funciona de um jeito único e muito particular, mas quando estou desconectada, sinto a necessidade de:

  • Respirar mais fundo e lentamente, pois assim noto como é precioso cada momento;
  • Beber mais água para limpar meu organismo dos excessos que ainda cometo;
  • Beber um chá quentinho para me lembrar do aconchego e familiaridade que este ato me traz;
  • Buscar um lugar com muito verde para respirar e me conectar melhor;
  • Ouvir uma música e dançar livremente movimentando meu corpo ao sabor do ritmo;
  • Tomar um banho bem especial utilizando novos cheiros, alterando a temperatura da água, massageando meu corpo com carinho;
  • Abraçar uma árvore, cheirar uma flor, ouvir os passarinhos, olhar para a linha do horizonte…

Desta forma, a sensação de paz e calma que me invade me mostra como tudo tem um sentido muito mais profundo e que aquele vazio era pura falta de conexão.

Criatividade e Conexão

Use sua criatividade e busque este contato mais especial consigo mesmo. Usei exemplos que me fazem um bem danado, mas há tantas outras formas de exercitar isso! Aí vão alguns exemplos: um banho com um sabonete diferente; se permitir uma esfoliação; acender um incenso ou uma vela; ir ao templo ou à igreja; passear com o cachorro; brincar com o gato; rir com seu filho. Enfim, observe o que faz bem para você e aumente essas ações em sua vida.

Não importa a maneira, mas sim estar atento aos pequenos e mágicos momentos de grande intensidade e contato. Ou seja, CONEXÃO, que transcendem o ato e nos conectam a algo Divino.

Largue um pouco o celular, o notebook, tablet e todas essas parafernálias que utilizamos por vezes até de forma neurótica!

Respire, observe, atente-se ao chamado do seu coração e faça uma conexão profunda consigo mesmo, com a vida que pulsa dentro de você… Observe você mesmo e a vida com mais amor e generosidade! Lembro-me de uma frase que não sei a autoria, mas muito marcante neste sentido: “Costumamos ver fora, o que temos dentro de nós!” Então, capriche neste olhar! Leia também: 1° Passo para ser feliz: CONHECER-SE!

Que você tenha uma excelente conexão interna! Gratidão pela leitura! Namastê! _/\_


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!