PROPÓSITO DE VIDA – 5 aspectos para você refletir!

Última atualização em agosto, 2020

A busca por um propósito de vida é algo que, muitas vezes, nos angustia. Isto porque sentimos que queremos fazer e acontecer e nem sempre as coisas saem como gostaríamos. Neste artigo refletiremos sobre propósito, afinal nosso tempo é limitado e passa muito rápido. Por isso, buscamos formas de aproveitar ao máximo nossa passagem por aqui, sem pensar muito na finitude de tudo. Contudo, inevitavelmente, três perguntinhas básicas das aulas de filosofia surgirão em algum momento! De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde iremos?

Homem com lupa e postura investigativa - propósito de vida
Imagem de Tumisu por Pixabay

Propósito de vida para realinhar e integrar caminhos

De fato, cada um tem sua própria maneira de agir e reagir a estas questões de filosofia! De qualquer modo é esta atitude que norteia a forma como vivemos. Precisamos de um sentido para nossa existência e cada um busca esta resposta à sua maneira, segundo sua escala de valores e crenças. Cada um atribui à sua própria vida um significado. Você já pensou sobre isso?

Se quiser ter uma vida plena, prenda-a a um objetivo, não às pessoas nem às coisas… Albert Einstein

Questionar-se abre possibilidades e novos caminhos. Na realidade, é o processo de questionamento que fará você perceber se está alinhado com o SEU verdadeiro propósito de vida ou como reencontrá-lo para que sua vida ganhe mais cor, sabor e importância.

1. Autoconhecimento – Bússola

Geralmente, procuramos sempre delegar ao outro a responsabilidade sobre nossas vidas! Por isso, a primeira postura necessária para o autoconhecimento é admitir esta responsabilidade. Você é responsável pela sua vida ou é uma vítima dela?

Ou seja, é preciso assumir suas dores, fracassos, sucessos e aprendizados sem culpar nem julgar ninguém! Na verdade, apenas compreendendo que tudo faz parte de um processo. Este caminho envolve escolhas nas quais você avança e retrocede, mas sempre pode aprender mais, se optar por observar atentamente sua trajetória. Para tanto é necessário reconectar partes “perdidas” de si mesmo e realinhá-las ao seu propósito de vida. Leia também: 1° Passo para ser feliz: CONHECER-SE! 

2. Corpo, mente e espírito – Equilíbrio

Você já observou como vivemos a maior parte do tempo na mente? Praticamente todas as nossas atividades envolvem atividades mentais. Este uso excessivo propicia um desequilíbrio nos fazendo esquecer que temos outros aspectos e que eles precisam ser exercitados.

Você utiliza o seu lado espiritual? Considerando aqui espiritual como uma atividade que transcende a matéria e que te traz uma sensação de conexão e pertencimento. Você reza, medita ou simplesmente dá um tempo em sua vida para contemplar o pôr do sol ou o luar? Buscar atividades que integrem corpo, mente e espírito nos equilíbram e proporcionam mais energia.

3. Alimentação – Fonte de energia primária

Os alimentos abastecem nosso corpo com energia para nossas atividade e ele sempre nos dá o feedback de como estamos conduzindo este processo. Sabe aquela dorzinha de cabeça porque não tomou café? Ou aquele desespero para comer um chocolate?

Nosso corpo espelha exatamente os hábitos que impomos a ele. De fato, sofre quando fazemos más escolhas. Por vezes, até tenta se manifestar, mas será que você está atento aos sinais que seu corpo envia? Ou será que costuma mandá-lo se calar, tomando um analgésico assim que nota qualquer desconforto?

Observe-se, busque conexões entre suas emoções e sua alimentação. Será que você ouve o seu corpo e procura educá-lo com alimentos saudáveis? Será que presta atenção aos aspectos nutritivos ou vem alimentando uma criança birrenta? Isto é, afoga suas emoções mal resolvidas em doces, gorduras e alimentos processados?

4. Atividade Física – Movimento

O corpo foi feito para estar em movimento e nós vivemos a maior parte do tempo sentados. Geralmente, estamos exaustos mentalmente e parece que nosso físico sente e se ressente da falta de movimento.

Muitos correm na esteira enquanto assistem desgraças na TV. Ou então, se isolam do mundo com fones de ouvido. No entanto, como está a mente?

A propósito, pense em atividades que realmente proporcionem prazer! Ou seja, atividades que tragam maior significado e te integrem com seu corpo de uma forma mais profunda e menos artificial. Por exemplo, corra no parque e olhe o horizonte, ouça os pássaros, sinta o cheiro de verde, observe as flores. Mexa seu corpo e desfrute esta experiência com prazer, você se sentirá muito mais realizado.

5. Trabalho – Concretização de propósitos

De fato, o significado associado ao trabalho é sacrifício. Desta forma, trata-se de uma atividade que realizamos coagidos para manter a nossa sobrevivência e a dos que amamos! Outra possibilidade é que represente conquista de status e valor social.

Geralmente, corremos atrás das metas do nosso chefe. Por vezes, nos aprimoramos para conseguir aquela promoção que depende da avaliação de nosso superior. Assim, estamos sempre correndo atrás de uma recompensa que está no futuro e depende de outros. Desta forma deixamos de viver o presente.

Enquanto corremos atrás do dinheiro, aprovação, amor, respeito etc, a vida passa e, talvez, deixemos de realizar o que NÓS gostaríamos de verdade. Cada um traz dentro de si um desejo de realização! Todavia, estamos tão desconectados de nós mesmos que não conseguimos nem perceber a existência deste propósito.

Logo, o automatismo do dia-a-dia desintegra partes fundamentais de nossa existência e o que parece sem conexão, na verdade, é a chave para uma vida com mais sentido.

Para receber atualizações do site preencha:

Caminho de integração

Certamente, os cinco aspectos abordados aqui trazem em si pontos e contrapontos infindáveis. Mas o objetivo não é argumentar em favor de um ponto de vista e encerrar a discussão ou mesmo oferecer regras para bem viver. Cada um precisa criar a sua “regra”, observar e descobrir o que lhe faz bem. E, desta forma, criar um caminho de integração com sua Essência, que lhe propicie uma verdadeira jornada de realização!

Portanto, o objetivo aqui não foi determinar o que você deve fazer. Mas sim suscitar este desejo de reflexão, estimulando a observação e contribuindo para a escolha consciente de seu caminho. Afinal, apenas um caminho guiado por um propósito de vida, alinhado com sua Essência, será capaz de trazer a realização que você tanto buca. E, este alinhamento com a Essência só pode ser feito quando observamos nossa trajetória e nos atentamos para os cinco pontos analisados acima. De fato, todos queremos ser felizes, e o caminho para a felicidade, certamente, passa por uma vida com mais consciência. Então, exerça sua autonomia e encontre o seu propósito de vida!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!