• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

PROPÓSITO DE VIDA – 5 aspectos para você refletir!

DCIM101GOPRONosso tempo é limitado e passa muito rápido. Por isso, buscamos formas de aproveitar ao máximo nossa passagem por aqui sem refletir na finitude de tudo. Mas, inevitavelmente, três perguntinhas básicas das aulas de filosofia surgirão em algum momento: De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde iremos?

Cada um tem sua própria maneira de agir e reagir a estas questões, mas é esta atitude que norteia a forma como vivemos. Precisamos de um sentido para nossa existência e cada um busca esta resposta à sua maneira, segundo sua escala de valores e crenças. Cada um atribui à sua própria vida um significado. Você já pensou sobre isso?

Questionar-se abre possibilidades e novos caminhos. Na realidade, é o processo de questionamento que fará você perceber se está alinhado com o SEU verdadeiro propósito ou como reencontrá-lo para que sua vida ganhe mais cor, sabor e importância.

  1. Autoconhecimento – Bússola

Procuramos sempre delegar ao outro a responsabilidade sobre nossas vidas e a primeira postura necessária para o autoconhecimento é admitir esta responsabilidade. Você é responsável pela sua vida ou é uma vítima dela?

Ou seja, é preciso assumir suas dores, fracassos, sucessos e aprendizados sem culpar nem julgar ninguém, apenas compreendendo que tudo faz parte de um processo. Este caminho envolve escolhas nas quais você avança e retrocede, mas sempre pode aprender mais, se optar por observar mais atentamente sua trajetória. Para tanto é necessário reconectar partes “perdidas” de si mesmo.

  1. Corpo, mente e espírito – Equilíbrio

Você já observou como vivemos a maior parte do tempo na mente? Praticamente todas as nossas atividades envolvem atividades mentais. Este uso excessivo propicia um desequilíbrio nos fazendo esquecer que temos outros aspectos e que eles precisam ser exercitados.

Você utiliza o seu lado espiritual? Considerando aqui espiritual como uma atividade que transcende a matéria e que te traz uma sensação de conexão e pertencimento. Você reza, medita ou simplesmente dá um tempo em sua vida para contemplar o pôr do sol ou o luar? Buscar atividades que integrem corpo, mente e espírito nos equilíbram e proporcionam mais energia.

  1.  Alimentação – Fonte de energia primária

Os alimentos abastecem nosso corpo com energia para nossas atividade e ele sempre nos dá o feedback de como estamos conduzindo este processo. Sabe aquela dorzinha de cabeça porque não tomou café? Ou aquele desespero para comer um chocolate?

Nosso corpo espelha exatamente os hábitos que impomos a ele e sofre quando fazemos más escolhas. Ele até tenta se manifestar , mas será que você está atento aos sinais que seu corpo envia ou costuma mandá-lo se calar tomando um analgésico assim que nota qualquer desconforto?

Observe-se, busque conexões entre suas emoções e sua alimentação. Será que você ouve o seu corpo e procura educá-lo com alimentos saudáveis e nutritivos ou vem alimentando uma criança birrenta que afoga suas emoções mal resolvidas em doces, gorduras e alimentos processados?

  1. Atividade Física – Movimento

O corpo foi feito para estar em movimento e nós vivemos a maior parte do tempo sentados. Geralmente, estamos exaustos mentalmente e parece que nosso físico sente e se ressente da falta de movimento.

Muitos correm na esteira enquanto assistem as desgraças na TV ou se isolam do mundo com fones de ouvido. No entanto, como está a mente?

Pense em atividades que realmente proporcionem prazer, que tragam maior significado e te integrem com seu corpo de uma forma mais profunda e menos artificial. Corra no parque e olhe o horizonte, ouça os pássaros, sinta o cheiro de verde, observe as flores. Mexa seu corpo e desfrute esta experiência com prazer, você se sentirá muito mais realizado.

  1. Trabalho – Concretização de propósitos

O significado associado ao trabalho é sacrifício, uma atividade que realizamos coagidos para manter a nossa sobrevivência e a dos que amamos ou pode representar a conquista de status e valor social.

Geralmente corremos atrás das metas do nosso chefe, nos aprimoramos para conseguir aquela promoção que depende da avaliação de nosso superior. Estamos sempre correndo atrás de uma recompensa que está no futuro e depende de outros. Desta forma deixamos de viver o presente.

Enquanto corremos atrás do dinheiro, aprovação, amor, respeito etc, a vida passa e, talvez, deixemos de realizar o que NÓS gostaríamos de verdade. Cada um traz dentro de si um desejo de realização, mas estamos tão desconectados de nós mesmos que não conseguimos nem perceber a existência deste propósito.

O automatismo do dia-a-dia desintegra partes fundamentais de nossa existência e o que parece sem conexão, na verdade, é a chave para uma vida com mais sentido.

Para receber atualizações do site preencha:

Os cinco aspectos abordados aqui trazem em si pontos e contrapontos infindáveis. Mas o objetivo não é argumentar em favor de um ponto de vista e encerrar a discussão ou mesmo oferecer regras para bem viver. Cada um precisa criar a sua “regra”, observar e descobrir o que lhe faz bem.

O objetivo aqui foi suscitar este desejo de reflexão, estimulando a observação e contribuindo para a escolha consciente de seu caminho. Afinal, um consenso é inegável: queremos ser felizes! E o caminho para a felicidade certamente passa por uma vida com mais consciência. Exerça sua autonomia e encontre o seu propósito!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!