• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

5° Passo para ser feliz: TRABALHAR COM PROPÓSITO!

20150329_144604“Encontre um trabalho que ama e você nunca mais trabalhará um dia sequer em sua vida”. Confúcio*

A palavra propósito é muito usada em diferentes posts do Blog, porque a vejo como uma palavra de poder, que carrega em si o valor agregado da REALIZAÇÃOSegundo o dicionário Aurélio significa: “1. Tomada de decisão; 2. Aquilo que se pretende alcançar ou realizar; 3. Finalidade, fim, mira”. Com base nisso, um trabalho com propósito não é aquele em que ansiamos pelos finais de semanas, feriados e férias. Não é aquele em que nos sentimos deprimidos no domingo e nem aquele que sofremos quando o despertador toca.

Trabalhar com propósito, a meu ver, representa aquele em que nossa motivação não precisa ser estimulada, porque ela já existe dentro de nós, pelo simples prazer de realizar o que sentimos que temos o dom, o talento, a vocação e a plena habilidade para realizar. É exatamente esta imensa capacidade de realização caracterizada pelo trabalho que nos distinguiu dos animais e nos permitiu dominar a natureza e construir a sociedade em que vivemos. Claro, muitos poderão argumentar que a abelha ou a formiga trabalham mais que muita gente. Mas elas agem instintivamente e não de modo consciente e proposital como nós.

Vale a pena refletir que a consciência que temos do trabalho nos tempos atuais é bem teórica, já que por diferentes motivos o trabalho tem se tornado mais uma esfera de perda de consciência e alienação de si e do mundo. Infelizmente, cada vez mais o trabalho se apresenta como outra esfera esvaziada de sentido, mas que nos rouba a maior parte de nossa preciosa vida em horas que parecem infindáveis no expediente. Isso quando o vício ou a fuga no trabalho não dominou o indivíduo, chamado Workaholic, que sente prazer em se ver ocupado, com muitas tarefas e demandas dependendo dele.

Você se sente realizado no trabalho? Seu trabalho é um “ganha pão” ou é a forma como você expressa suas potencialidades no mundo?

Esta é uma pergunta que poucos têm a oportunidade e coragem de se fazer. Afinal, passamos uma vida inteira – infância, adolescência e juventude – nos preparando para o trabalho e como assim não somos felizes com ele? Isso implica assumir que construímos nossa casa na areia e que qualquer tempestade pode abalar sua estrutura.

Há inúmeras palestras do professor Clóvis de Barros Filho que eu recomendo para quem quiser refletir mais a respeito. No espaço  Vale a Pena consta a palestra em que ele desenvolve a ideia da “cenoura”. Ou seja, estamos sempre correndo atrás de algo que está no futuro e que nos trará a realização que tanto ansiamos: no ensino fundamental é o colegial, no colegial é a faculdade, na faculdade é o estágio, no estágio é o cargo de analista e por aí vai numa sequência sem fim.  Sob esta ótica limitada, deixamos para ser felizes e realizados amanhã quando formos, quando tivermos, quando conseguirmos… Assim, vivemos a expectativa de futuro e deixamos de viver o momento presente. Muitas vezes sequer checamos para ter certeza de que estamos correndo atrás da “cenoura” que NÓS queremos e não nossa família, a sociedade, nosso chefe ou os “outros”.

Você escolheu a profissão que queria? Se sente realizado com o seu trabalho?

Perguntas muitas vezes indigestas como estas, quando corajosamente respondidas mudam o curso de uma vida! Usando a antiga expressão “uma hora a ficha cai”! Há momentos da vida em que estas reflexões surgem para nos tirar da costumeira zona de conforto e podem trazer consigo novas possibilidades ou uma grande frustração, depende da forma como você escolhe olhar para isso.

Para receber atualizações do site preencha:

Você prefere olhar sua vida, suas escolhas e fazer um balanço ou prefere continuar levando uma “vida de gado”, conforme diz a música “Admirável Gado Novo” de Zé Ramalho, confira no espaço Vale a Pena.

O caminho das possibilidades implica uma profunda busca por si mesmo. Trata-se de sair do automatismo, do comodismo e olhar-se com muita coragem para saber realmente quais são os seus valores de vida: quais são os seus talentos e habilidades? O que você deseja realizar que fará seu coração vibrar? Quais decisões, VOCÊ escolhe tomar para conquistar seus objetivos?

“As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos”. Clarice Lispector

Viva de modo consciente e pare de correr atrás das cenouras que outras pessoas estão apontando à sua frente! Nossa vida é extremamente curta para perdemos tempo com o que não nos realiza. O que faz você feliz hoje? O que você pode mudar agora para ter mais momentos felizes em sua vida? Que tipo de trabalho te faria ser mais você mesmo?

Observe sua estrada, seu caminho, trace objetivos, busque metas, mas tudo isso alinhado com VOCÊ. Tome consciência de sua vida, das coisas que são importantes para você, introduza novos hábitos, mude aos poucos, valorize-se e assuma a responsabilidade por sua vida. Somente você poderá encontrar o SEU caminho de felicidade!

* Confúcio foi um pensador e filósofo chinês.


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.