5° Passo para ser feliz: TRABALHAR COM PROPÓSITO!

Última atualização em setembro, 2020

De antemão, aviso que a palavra propósito é muito usada em diferentes posts do Blog. Isto porque a vejo como uma palavra de poder, que carrega em si o valor agregado da REALIZAÇÃONeste sentido, é importante recorrer ao dicionário Aurélio para definir melhor a palavra Propósito significa: “1. Tomada de decisão; 2. Aquilo que se pretende alcançar ou realizar; 3. Finalidade, fim, mira”.

Lente com foco mostrando uma estrada no caminho - propósito
Imagem de SplitShire por Pixabay

Com base nisso, um trabalho com propósito não é aquele em que ansiamos pelos finais de semanas, feriados e férias. Ou seja, não é aquele em que nos sentimos deprimidos no domingo e nem aquele que sofremos quando o despertador toca.

“Encontre um trabalho que ama e você nunca mais trabalhará um dia sequer em sua vida”. Confúcio

Trabalhar com propósito

Assim, trabalhar com propósito, a meu ver, representa aquele em que nossa motivação não precisa ser estimulada, porque ela já existe dentro de nós. E, isso ocorre pelo simples prazer de realizar o que sentimos que temos o dom, o talento, a vocação e a plena habilidade para realizar. Leia também Suficiência e Trabalho: para DESFRUTAR a vida com PROPÓSITO!

Desta maneira, é exatamente esta imensa capacidade de realização, caracterizada pelo trabalho, que nos distinguiu dos animais! Inclusive, foi esta capacidade que nos permitiu dominar a natureza e construir a sociedade em que vivemos. Claro, muitos poderão argumentar que a abelha ou a formiga trabalham mais que muita gente. Contudo, elas agem instintivamente e não de modo consciente e proposital como nós.

Vale a pena refletir que esta consciência que temos do trabalho nos tempos atuais é bem teórica. Isto porque, por diferentes motivos, o trabalho tem se tornado mais uma esfera de perda de consciência e alienação de si e do mundo. Infelizmente, cada vez mais o trabalho se apresenta como outra esfera esvaziada de sentido, mas que nos rouba a maior parte de nossa preciosa vida em horas que parecem infindáveis no expediente. Ou, pior ainda, quando o vício ou a fuga no trabalho já dominou o indivíduo, chamado Workaholic, que sente prazer em se ver ocupado, com muitas tarefas e demandas dependendo dele.

A realização no trabalho

Neste ponto, vale perguntar: Você se sente realizado no trabalho? Seu trabalho é um “ganha pão”. Ou é a forma como você expressa suas potencialidades no mundo?

De fato, infelizmente, esta é uma pergunta que poucos têm a oportunidade e coragem de se fazer. Afinal, passamos uma vida inteira – infância, adolescência e juventude – nos preparando para o trabalho e como assim não somos felizes com ele? Ou seja, isso implica assumir que construímos nossa casa na areia e que qualquer tempestade pode abalar sua estrutura.

Sob este prisma, há inúmeras palestras do professor Clóvis de Barros Filho que eu recomendo para quem quiser refletir mais a respeito, em especial a que ele desenvolve a ideia da “cenoura”. Nesta oportunidade, ele discorre sobre como estamos sempre correndo atrás de algo que está no futuro e que nos trará a realização que tanto ansiamos.

Deste modo, no ensino fundamental é o colegial, no colegial é a faculdade, na faculdade é o estágio, no estágio é o cargo de analista e por aí vai numa sequência sem fim. Infelizmente, no fim o saldo desta conta é sempre negativo, porque nunca supre o que o indivíduo realmente esperava. Isto porque ele nunca se concentrou, realmente, no presente e no que ELE desejava verdadeiramente realizar!

Neste sentido, deixamos para ser felizes e realizados amanhã, quando formos, quando tivermos, quando conseguirmos… Assim, vivemos a expectativa de futuro e deixamos de viver o momento presente. Afinal, muitas vezes, sequer checamos para ter certeza de que estamos correndo atrás da “cenoura” certa. Isto é a “cenoura que NÓS queremos e não nossa família, a sociedade, nosso chefe ou os “outros”.

Efetivamente, você escolheu a profissão que queria? Isto significa que você se sente realizado com o seu trabalho?

Fazendo um balanço

Sob esta ótica, vale ressaltar que este artigo contém várias perguntas, muitas vezes, indigestas! Contudo, acredito que, quando corajosamente respondidas, elas podem mudar o curso de uma vida! Afinal, há momentos da vida em que estas reflexões surgem para nos tirar da costumeira “zona de conforto”. E, podem trazer consigo novas possibilidades ou uma grande frustração, depende da forma como você escolhe olhar para isso. Inclusive, depende também se esta reflexão foi uma iniciativa do próprio indivíduo ou uma necessidade imperiosa determinada pelas circunstâncias da vida!

Para receber atualizações do site preencha:

A propósito, você prefere olhar sua vida, suas escolhas e fazer um balanço ou prefere continuar levando uma “vida de gado”, conforme diz a música “Admirável Gado Novo” de Zé Ramalho.

Deste modo, acredito que o caminho das possibilidades implica uma profunda busca por si mesmo. Por isso, trata-se de sair do automatismo, do comodismo e olhar-se com muita coragem para saber realmente quais são os seus valores de vida: quais são os seus talentos e habilidades? Ou seja, o que você deseja realizar que fará seu coração vibrar? Assim, quais decisões, VOCÊ escolhe tomar para conquistar seus objetivos AGORA?

“As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos”. Desconhecido

Propósito como caminho

Assim, o convite deste artigo é claro: Viva de modo consciente e pare de correr atrás das cenouras, que outras pessoas estão apontando à sua frente! Em síntese, vale ressaltar que nossa vida é extremamente curta para perdemos tempo com o que não nos realiza. Desta maneira, eu te pergunto: O que faz você feliz hoje? E, o que você pode mudar AGORA para ter mais momentos felizes em sua vida? Nesta linha de raciocínio, que tipo de trabalho te faria ser mais você mesmo?

Portanto, observe sua estrada, seu caminho, trace objetivos, busque metas, mas tudo isso alinhado com VOCÊ. A partir disso, tome consciência de sua vida, das coisas que são importantes para você, introduza novos hábitos, mude aos poucos, valorize-se e assuma a responsabilidade por sua vida. Afinal, somente você poderá encontrar o SEU caminho de felicidade!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.