O valor do NÃO para o amor: a importância de limites saudáveis!

Última atualização em agosto, 2020

De início eu te pergunto: você sabe dizer NÃO com tranquilidade? Sabe respeitar sua vontade e colocar-se nas situações ou dizer não, geralmente, é uma situação delicada para você? Neste artigo, proponho refletir sobre o valor do NÃO para construir boas relações. Afinal, parece que hoje vivemos a ditadura da permissividade. Todos querem ser “bonzinhos” e, desta forma, aceitos, amados. Em nome deste medo da falta de amor, por vezes, impera a indulgência.

Criança em risco de queda, agarrada num parapeito de um prédio muito alto com uma avenida embaixo - valor do não
Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Se você observar verá que cada vez mais pessoas têm dificuldade de dizer “Não!” e, pior, de dar valor ao não. Assim, muitas pessoas têm a sensação imediata de culpa e mal estar com o não. Isto porque impera uma carência imensa de aprovação e medo de desagradar o outro, seja ele o chefe, o namorado, a criança e até mesmo o cachorro.

Importância do NÃO onde impera tanto SIM

Vivemos numa sociedade em que os avanços tecnológicos nos permitem tanta liberdade, em que o SIM é sempre enaltecido. Isto porque vencemos os limites de tempo e distância; rapidamente obtemos a satisfação de nossa necessidade de conhecimento através da internet;  saciamos quase, imediatamente, nossas vontades. E, no fim, parece mesmo “um mundo sem fronteiras” como costuma enaltecer a propaganda de telefonia celular.

Desta maneira, o ser humano construiu esta sociedade dominando a natureza e buscando subverter sua lógica. De tal modo que se a noite impossibilitava o trabalho, o homem criou a luz elétrica; se a distância dificultava o contato, ele criou o carro, o telefone, a internet. E, assim, foi transformando limites em pontes. Claro, é inquestionável as inúmeras facilidades que temos e o que somos capazes de criar, não estou defendendo uma postura retrógrada de condenar o progresso.

Todavia, é fundamental refletir para onde estamos caminhando com tudo o que criamos. Isto porque, nós como seres humanos, temos um potencial muito grande para transpor obstáculos e isso representa muitos acessos e facilidades. Apesar disso, algo fundamental está sendo esquecido: o valor do não! Por isso, te convido aqui para refletir quantas vezes o NÃO te ensinou muito mais do que alguns SIM que recebeu! Ou seja, muitas vezes é difícil lidar com a dor da frustração, mas quando somos capazes de ressignificá-la, fazemos da dor uma ponte na construção de nossos sonhos!

Para receber atualizações do site preencha:

Limites saudáveis: o valor do NÃO!

Certamente, neste mundo onde tudo parece descartável, estamos esquecendo a importância dos limites, do tempo necessário para a maturação das coisas. Afinal, mesmo com todos os avanços, continuamos seguindo um ciclo natural de semear, cultivar e colher! Inclusive, este ciclo também acontece nas relações que estabelecemos! E, a perda desta conexão de construção – de estruturar relações e aguardar o tempo necessário para que amadureçam – nos faz esquecer que nossas ações têm consequências de longo prazo.

Com isso, cada vez menos nos damos conta da importância do processo, da construção e, muitas vezes, do valor do não nos ajustes relacionais. Isto porque, queremos acelerar tudo e, desta maneira, perdemos a magia das coisas, da vida, das relações. De fato, nós queremos amor imediato e para conseguir, muitas vezes, abdicamos de sermos nós mesmos, esticamos nossos limites de respeito para além do aceitável. Leia também Existe uma ponte chamada DIÁLOGO no caminho para o amor!

Infelizmente, a partir disso as consequências começam a ficar inegáveis e insustentáveis! Assim, a vida se transforma num caos que precisa de um elemento externo que aponte o que ninguém queria enxergar: a necessidade de tomar ATITUDE e dizer NÃO!

Dizer NÃO com e por amor

De forma curiosa, assistir programas como Supernnany ou O encantador de Cães, com Cesar Millan, torna-se bem didático. Afinal, notamos como as pessoas pedem socorro para lidar com problemas que elas próprias criaram por serem permissivas e procrastinarem a tomada de decisão.

Neste sentido, os participantes dos programas sempre atribuem o problema à criança ou ao cachorro. No entanto, ficam atônitos quando lhes é mostrado que a questão não está no outro, mas em si mesmos. Geralmente o problema está em suas atitudes cotidianas e nas mensagens que estão passando para seus filhos ou animais de estimação.

“Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é trabalhoso”. Içami Tiba

A grande questão é o medo de dizer NÃO e, assim perder o amor conquistado. Ninguém quer assumir a responsabilidade de expor o filho e nem mesmo o cachorro às consequências do “Não”. Assim, a tendência é querer se proteger da rejeição e poupar o filho ou cachorro da frustração.

O resultado disso são pessoas e animais mimados, sem nenhuma noção de limites, confusos, perdidos, compulsivos e desconectados de si mesmos porque não aprenderam a lidar com seus próprios sentimentos. O filme Divertida Mente da Disney, aborda muito bem esta temática: a importância de todos os sentimentos para nosso amadurecimento, inclusive a tristeza.

Da mesma forma, o NÃO é tão importante quanto o SIM e ambos têm consequências positivas e negativas.

“Toda vez que você diz simquerendo dizer não, morre um pedacinho de você”.  Albert Einstein

Agora, consciente da importância do NÃO, observe sua vida e respeite-se! Quando aprender a observar e respeitar os SEUS limites, respeitará melhor os limites alheios e, certamente, cultivará relacionamentos mais saudáveis consigo mesmo, com seus filhos, animais e com todos que te cercam.


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!