PROSPERIDADE OU DECADÊNCIA: o que você escolhe para olhar sua vida?

Última atualização em agosto, 2020

Ao iniciar o texto perguntando se você escolhe prosperidade ou decadência a ideia é te provocar para refletir mais a respeito. Isto porque, a maioria das pessoas, gosta de reclamar e fazem da queixa um estilo de vida. Contudo, isso raramente se reflete em consciência. Você conhece algué que não pára de reclamar? De que forma isso contribui para atrair ainda mais circunstâncias desfavoráveis para alimentar este círculo vicioso?

A palavra prosperidade suscita diferentes olhares, muitas vezes à primeira vista parece se referir ao dinheiro. Leia também Como ENFRENTAR A CRISE e ainda JUNTAR DINHEIRO na prática! Mas seu sentido se amplia quando recorremos ao dicionário: prosperidade significa “ter bom êxito, ganhar muito, tornar-se melhor e mais importante” (Aurélio).

Flor no deserto - prosperidade ou decadência
Imagem de klimkin por Pixabay

Prosperidade está ligada ao sucesso, ao desenvolvimento e aprimoramento de algo ou alguém. Na reflexão proposta, prosperidade está associada à forma como nos relacionamos com a vida no sentido de “tornar-se melhor e mais importante”, na perspectiva do autodesenvolvimento.

Você se acha uma pessoa próspera?

Você acredita que:

  • a vida é um lugar de abundância;
  • as melhores experiências para VOCÊ são aquelas que VOCÊ, de fato, experimenta;
  • as pessoas certas para VOCÊ são aquelas que cruzam o SEU caminho;
  • tudo o que VOCÊ precisa para crescer e se desenvolver é o que acontece em SUA vida.

A partir destes pressupostos o sentimento preponderante é de gratidão à vida por tudo o que ela oferece e por todas as experiências desfrutadas nela.

Para receber atualizações do site preencha:

Vitimização: a armadilha

Infelizmente, a maioria de nós não corresponde a esta descrição. O mais comum é a lamentação, o medo, a dúvida, a ansiedade e principalmente o olhar atento à grama do vizinho, que sempre parece mais verde. Afinal, ele sim tem sorte, tem tudo mais fácil, é mais forte, mais capaz, teve a família X ou a herança Y.

Esta postura apenas indica um grande processo de vitimização diante da vida. Ou seja, com esta atitude a escolha entre a prosperidade e a decadência é clara! Afinal, a visão predominante parece ser de azar, de incapacidade, de julgamento, de críticas excessivas, de enfatizar o erro, de olhar para fora ao invés de se concentrar em si e no próprio desenvolvimento.

O olhar focado no outro faz com que nos percamos de nós mesmos, pois temos medo que a vida não nos ofereça o que julgamos merecer. Por isso, podemos adotar uma postura ingrata, rancorosa, amarga e, neste estado de espírito, perdemos as maravilhas da vida. Acredito que a melhor metáfora para exemplificar isso é aquela que nos lembra de olhar o volume do copo: será que SEU copo está meio cheio ou quase vazio?

A vida de todos nós é composta por altos e baixos, alegrias e tristezas, forças e fraquezas e, portanto, é um grande desperdício de tempo ficar olhando o lado colorido da vida alheia, lamentando as suas misérias como se alguém precisasse ter piedade de você. Olhe para si e assuma suas dores, veja o aprendizado que elas trazem, são sob medida para a SUA vida! Seja grato e aprenda a fluir com ela.

“Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você… O mundo exterior reflete o universo interior”   Mahatma Gandhi

Você prefere prosperidade ou decadência?

Você já parou para pensar o que sua alma pede? Às vezes é muito simples torná-la feliz. Veja bem que estamos falando de alma, de coração, de algo bem mais profundo do que a superficialidade material pode nos oferecer.

Observe-se! Quando estamos profundamente conectados conosco, somos muito mais amorosos com a vida e isso se reflete em todo nosso ser. Leia também ESCOLHA ser feliz: você tem este poder! Por isso reavalie: com o que VOCÊ escolhe se conectar: com prosperidade ou decadência?

O olhar que lançamos para a vida costuma ser o que nos é lançado de volta.

“A vida é um eco, se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo.” Desconhecido

Quando olhamos nossas experiências com GRATIDÃO, assumimos uma perspectiva próspera e somos capazes de ver mais beleza em nossa vida e ao nosso redor. Desta forma, temos mais amor e aceitação por nós mesmos e, somente assim, podemos oferecer o que temos de melhor ao mundo.

 


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!