NÃO existe “não consigo” quando nos determinamos a algo!

Última atualização em maio, 2021

Por muito tempo esta frase: “Não existe ‘não consigo'” reverberou em minha mente e, por isso, deixo a pergunta: Quantas vezes você se repete “Não consigo!”. E, desta forma, quantas vezes nos maltratamos usando este tipo de frase, que apenas enfraquece nossa mente e nossa determinação em busca de nossos objetivos? Ao pensar nos seus sonhos ou desafios você se encoraja a seguir ou costuma se amedrontar?

Homem competindo na cadeira de rodas - não existe 'não consigo"
Imagem de Steve Bidmead por Pixabay

Assim, se a resposta for muitas, é preciso repensar as conversas internas que travamos! Se a resposta for nunca, parabéns você está cuidando do seu diálogo interno para que ele seja estimulante e nutritivo!

Os pensamentos que escolhemos pensar são as ferramentas que usamos para pintar o quadro de nossas vidas. Louise Hay

De fato, esta frase “Não existe ‘não consigo'”, que entitula o artigo, era a preferida de uma professora de Educação Artística do Ensino Fundamental do SESI 106 (“Dona Leila”) em São Carlos! Esta professora nunca admitia que disséssemos que não conseguíamos e sempre lembrava: “Não existe ‘não consigo'”!

Todavia, confesso que por muito tempo achei esta postura muito radical. Isto porque parecia que ela não conseguia compreender nossas limitações! Ou seja, a determinação dela em não acreditar em nossos limites, me fazia sentir que eu não podia falhar ou ter dificuldades. Entretanto, muitos anos mais tarde, eu consegui compreender o verdadeiro significado do que ela desejava ensinar. E, ainda hoje sou profundamente grata a este ensinamento que me motiva a seguir, mesmo quando meus medos insistem em me soprar absurdos no ouvido!

Cuidado com o “NÃO”

Há algum tempo, educadores, neurocientistas e especialistas em PNL (Programação Neurolinguística) nos alertam para o fato de que o NÃO é uma palavra que o cérebro não assimila. Certamente, parece complicado, mas é simples! Em outras palavras, nosso cérebro funciona fazendo visualizações e como imaginar a palavra NÃO? Veja o exemplo: NÃO pense em um gato de biquíni rosa! Apesar do absurdo desta cena, você a imaginou! Isto ocorre simplesmente porque seu cérebro não registrou o NÃO. Assim, lembre-se disso quando recomendar a uma criança: “Não bata em seu irmão!”

Desta forma, o cérebro funciona como uma máquina muito eficiente, que atende ao nosso comando. Assim, imagine o que está fazendo consigo mesmo quando se repente: “Eu não consigo!” Ou então, quando você pensa: “Não posso esquecer o guarda-chuva!” Na verdade, está comandando o seu cérebro para fazer exatamente o oposto do que deseja. Eis a importância do mantra: NÃO existe “Não consigo!”. A intenção é que um não anule o outro, rs. Mas talvez você possa simplificar as coisas afirmando: “Sou capaz e consigo!”

Neste sentido, há uma série de palavras que podem estar sabotando seus projetos sem que você se dê conta. Veja a diferença: Vou correr 5 Km OU Vou tentar correr 5 Km. Na primeira possibilidade você está dando uma ordem clara para seu cérebro. Já no segundo caso, você faz uma estimativa sem tanto compromisso, assumindo a possibilidade de falhar ou desistir.

Caminhar: o exercício da Fé

Arquivo pessoal – São Tomé das Letras – Fundação Harmonia

Recentemente, em uma viagem, li a frase que consta na foto deste post “Caminhar: O exercício da Fé!”. E, ingênua, pensei: Que nada, caminhar é algo tão básico! Ironicamente, na sequência desta viagem fiz uma trilha de 16 km – Janela do Céu – o circuito até o ponto mais cobiçado de Ibitipoca Então, compreendi o motivo de caminhar ser REALMENTE um exercício de fé!

Afinal, cada passo parecia sagrado e custoso, pois envolveu inúmeros desafios: o terreno íngreme, uma cobra que passou perto de mim, meu cansaço, mas principalmente a minha mente! Isto porque ela me dizia o tempo todo: Por que você foi se meter nesta enrascada?! Você não vai conseguir! E, juntamente com esta experiência, minha mente tratava de me lembrar dos vários momentos da vida em que eu pensei: “Eu não consigo!” Leia também Descubra as mentiras que sua mente conta pra você!

Aliás, foi desta forma que aprendi que em cada passo, eu precisava ter FÉ e acreditar que conseguiria chegar ao fim. Praticamente, foi um duelo interno entre os “e SEs” que minha mente insistia em apontar e minha vontade de chegar, de concluir a trilha (além da impossibilidade de voltar atrás).

Não existe “não consigo”!

Deste modo, para enfrentar minha mente eu me dizia “Acredite e você conseguirá!”, “Não existe ‘não consigo!’”, conforme, sabiamente, havia me ensinado a D. Leila. Inclusive, posso dizer que neste momento desafiador foi que me veio mais fortemente o mantra tantas vezes repetido por minha professora!

Neste momento, compreendi que temos um potencial infinitamente maior do que aquele com o qual lidamos ou ao qual estamos acostumados. Na maior parte das vezes, deixamos nossa mente nos sabotar e abdicamos de uma vida muito mais rica em experiências e aprendizados. Afinal, como disse anteriormente, nosso cérebro é uma máquina e precisamos aprender a usá-lo de modo mais consciente e sábio.

Infelizmente ou felizmente, não sei, esta consciência só é despertada em situações extremas em que precisamos tirar de dentro de nós uma força que sequer imaginávamos! A boa notícia é que esta força habita todos NÓS, mas é preciso que você a alimente, sustente e, por vezes, faça o chamado “salto de fé” como no filme de Indiana Jones! E, para inspirar um pouco mais, deixo a linda canção de Humberto Gessinger De Fé.

Palavras que nos empoderam

Certamente, há palavras e frases que nos empoderam e outras que nos enfraquecem! E, estas palavras vão fazendo com que duvidemos de nós mesmos, de nossa capacidade e habilidade para conquistar o que queremos. Por isso, novamente te pergunto: Quando VOCÊ pensa em seus sonhos ou objetivos, quantas vezes os associa à palavra “NÃO”: “Não posso” ou “Não devo”? Ou o famoso: eu queria, mas “não consigo!”

Desta forma, ao associar seus projetos futuros à palavra NÃO, você já está se boicotando. Ou seja, se preparando para falhas e inventando desculpas para si mesmo. Ao invés disso, busque transformar suas frases em afirmações mais positivas. Veja como é diferente se você pensar: “Não consigo ficar calma com este trânsito”; OU: “Vou me acalmar para lidar com o trânsito”. Note a mudança na mensagem que está criando: ao invés de impaciência, está buscando tranquilizar-se para lidar com uma situação que exige mais de você!

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”  Henry Ford

Então, que tal trazer afirmações positivas para que este diálogo interno seja mais positivo e cheio de Fé? Neste sentido, recomendo muito o trabalho de Louise Hay, ela sempre me inspira a criar minhas próprias mentalizações positivas!

Conversa interna: Não existe “Não Consigo!”

Portanto, observe o que você pensa ou fala para si mesmo cotidianamente e procure se empoderar. Na realidade, o importante é substituir palavras que podem transmitir uma imagem de medo, dúvida, hesitação por construções mais positivas e afirmativas. Além disso, é preciso acreditar e confiar em seu potencial de conquista e superação de desafios ou obstáculos!

Por isso, fique atento às condicionais, como o “se” que traz muita incerteza, enquanto o “quando” transmite uma mensagem de expectativa positiva. Veja o exemplo: “Se eu ganhar na Mega-Sena” e “Quando eu ganhar na Mega-Sena”. Qual das afirmações te parece mais próxima de concretização?

Em resumo, tudo é uma questão de treino e de escolha do foco para olhar sua realidade! E o que você escolhe? Ao treinar sua linguagem, você também estará trabalhando sua mente. Coloque suas dificuldades no tempo verbal passado para que seu presente e futuro sejam de construções e fortalecimento interior. Empodere-se e pense: Não existe “não consigo”!!! Ainda que seu objetivo não seja alcançado da forma que deseja, lembre-se de olhar todo o caminho percorrido e os aprendizados que esta jornada te trouxe! Certamente, desta maneira, sua postura e conquistas estarão alinhadas numa perspectiva de sucesso interno e externo!

Para receber atualizações do site preencha:

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!