GRATIDÃO ATRAI PROSPERIDADE: experimente focar na solução!

Última atualização em agosto, 2020

Geralmente, as pessoas pensam que este papo de gratidão e prosperidade é balela, porque muitas pessoas não sabem quanto a vida pode ser dura! Ou seja, quanto há de injustiça, desigualdade e sofrimento no mundo! Mas, eu te pergunto: o que você está criando na sua vida e reverberando no mundo? Mais do que você quer ou justamente vibrações do que você não quer?

Mulher de costas e de braços abertos - gratidão e prosperidade
Imagem de Alfonso Cerezo por Pixabay

Inclusive, basta você experimentar mudar sua energia para ver os efeitos disso no seu dia-a-dia! Você sai da cama reclamando e ruminando todos os problemas que tem para enfrentar? Ou você primeiro agradece pela oportunidade de mais um dia, pela sua saúde e por todas as bençãos que faz questão de reverenciar em sua vida?

Foco na solução para atrair mais gratidão!

Caso ainda esteja cético a respeito da realidade que criamos, basta experimentar focar sua atenção, por exemplo, numa roupa que deseja ou num objeto que está pensando em comprar. Certamente, imagens desta roupa ou deste objeto estarão mais presentes no seu dia-a-dia.

Neste ponto, lembro bem quando eu engravidei, foi impressionante o número de mulheres grávidas com as quais eu cruzava pela rua, metrô e em lugares que antes não apareciam tantas grávidas! Quando você foca em algo, sua atenção fica dedicada aquilo e acaba atraindo mais daquilo para você! Então, fique atento para onde está sua atenção: naquilo que deseja ou no que teme que aconteça?

No artigo PROSPERIDADE OU DECADÊNCIA: o que você escolhe? mencionei sobre as escolhas que fazemos quando o assunto é prosperidade. E, neste artigo a reflexão continua, abordamos aqui o aspecto que está sendo emitido por nós sem nos darmos conta. Por vezes, no discurso, todos queremos um mundo com mais amor, paz, solidariedade, igualdade, justiça. Mas acabamos sempre encontrando culpados como os ricos…, os políticos…, a justiça…, o outro… Novamente, faço o convite para olharmos para dentro! Desta forma, estamos emitindo vibrações na direção do que queremos conquistar ou no sentido de evitar o que tememos?

Você emite gratidão e prosperidade em suas ações?

Neste sentido, para mim, a frase que melhor resume uma postura de gratidão e prosperidade é aquela famosa de Jesus: “Ame o próximo como a si mesmo!” Você:

  • olha para os outros, com o mesmo amor, aceitação e paciência que gostaria que direcionassem para você;
  • compreende e perdoa com a mesma facilidade que gostaria que entendessem suas falhas;
  • apoia e cuida do outro com o mesmo carinho que gostaria de receber em situações de dificuldade;
  • estende a mão para ajudar o próximo, assumindo que a necessidade dele hoje pode ser a sua amanhã.

Sob esta ótica, o sentimento preponderante é de amor, algo que quero para mim, para todas as pessoas e pulsando na minha vida de forma geral.

Infelizmente, esta descrição não corresponde à realidade da maioria de nós. Geralmente, olhamos o outro com desconfiança, julgamento e na tentativa de autoproteção. Isto é, sempre numa postura defensiva como se o ataque fosse iminente. Afinal, nossa visão está alicerçada na ideia de que há pouco no mundo e é preciso garantir o nosso pedaço. Assim, trata-se da famosa lógica da escassez que nos amedronta o tempo todo!

De fato, conquistamos a abundância alimentar que a selva não nos possibilitava, mas ainda nos comportamos como animais. Ou seja, ainda estamos protegendo a caça, muitas vezes, de forma bem menos digna que os animais selvagens!

Para receber atualizações do site preencha:

A natureza é abundante

Desta maneira, vivemos a partir de uma concepção empobrecida da vida, diretamente ligada ao domínio dos homens sobre a natureza e à exploração dos homens sobre os próprios homens! Esta é a característica marcante de nossa sociedade. Inclusive, não é à toa que isso nos leva, cada vez mais, à episódios de violência, doenças, medo, pânico, ansiedade, depressão e tudo mais que acompanha este cenário decadente da sociedade contemporânea.

“O homem é a mais insana das espécies. Ele adora um Deus invisível e destrói a natureza visível. Sem saber que essa natureza que ele está destruindo é esse Deus que ele está adorando”.  Hubert Reeves

No entanto, nossa vida é para ser abundante e próspera! Observe os pássaros: eles não acumulam alimentos, inclusive, não reaproveitam ninhos… Então, não estou ingenuamente propondo que vivamos como os pássaros, mas a natureza é uma excelente mestra! E, se soubermos olhá-la com respeito e reverência, teremos muitos aprendizados para exercitar em nossa jornada!

Qual óculos VOCÊ escolhe usar para olhar a vida?

Portanto, acredito que dentre vários outros motivos, estamos aqui para aprender a ser prósperos e este aprendizado começa a partir de nós mesmos. Com isso, observe os milagres que acontecem diariamente dentro de você: sinta seu batimento cardíaco, o ar entrando pelas narinas e alimentando seu sistema interno… Aliás, veja ao seu redor: os pássaros cantando, o sol nascendo, as flores brotando, há tanta beleza!

Sob esta inspiração de contemplação, aproveite para observar as pessoas da sua vida: sinta o beijo, o abraço, o toque, o carinho das palavras, olhe nos olhos! Se não ficarmos atentos, a rotina nos automatiza e parece deixar tudo sem tempero, mas a grande pergunta é: qual óculos VOCÊ escolhe usar para olhar a vida? Será que não está precisando trocar as lentes ou, até mesmo, a armação toda? Esteja atento para mudar sempre que seus resultados estiverem diferentes do que deseja!

Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes. Albert Einstein

Logo, aprenda a cultivar a gratidão e a prosperidade virá a partir disso! Talvez, a prosperidade que deseja não se manifeste imediatamente no carro do ano ou na sua conta bancária milionária. Mas você será capaz de enxergar as bençãos constantes da sua vida que, por vezes, você nem nota!

Isto porque, a verdadeira prosperidade está dentro de você, na sensação de plenitude e contentamento que moram no seu coração. E, desta forma, a gratidão e prosperidade que você busca externamente, na realidade, estão apenas aguardando sua descoberta para preencher sua vida com mais significado. Exercite este olhar de gratidão e prosperidade em seu cotidiano e você terá ainda mais motivos para agradecer!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!