• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Sem tesão não dá!

person-723555_1920O que estou chamando aqui de tesão é aquele brilho nos olhos, aquele entusiasmo que nos motiva internamente a realizar alguma coisa. Quando realizamos algo com esta motivação, parece que nascemos para experimentar aquele momento, nos tornamos únicos e especiais pela capacidade de vivenciar aquele sublime instante. Você já sentiu isso?

Trata-se de uma sensação muito gostosa de dever cumprido, missão realizada,  plenitude e, o que acredito que seja, a verdadeira realização profissional que não está fora, mas dentro de nós!

Para receber atualizações do site preencha:

Infelizmente, poucos experimentam esta sensação ou a degustam por muito tempo. Muitas vezes colocamos sonhos financeiros ou metas infindáveis, boicotando esta alegria pura de realizar o que nascemos para fazer. Em outros momentos, olhamos em volta e as pessoas estão correndo atrás de outros objetivos e, ficamos na dúvida, será que estamos perseguindo o caminho certo? Será que não estamos desperdiçando nosso talento ao invés de empregá-lo em algo que nos renderá mais ao longo de uma vida?

Assim, muitos optam pelo caminho mais fácil, mais óbvio e até o mais curto rumo ao que consideram sucesso. Mas aí está o X da questão: o que é sucesso para você? Esta é a primeira pergunta quando se está disposto a refletir sobre realização profissional. Sabe-se que para muitos o estímulo de correr atrás da cenoura varia muito: pode ser dias a mais nas férias, pode ser um aumento no salário, um cargo que te dê mais status, pode ser a estabilidade, pode ser o reconhecimento público do seu talento, manifesto em uma reunião, enfim…

Cada um de nós tem um botãozinho sinalizando OK . Todos nós queremos ser aceitos, amados e validados, mas para cada um, isso funciona de uma forma. A realização profissional está em total sintonia com este aspecto peculiar de nossa individualidade. Por isso, vale a pena se auto-observar e descobrir o que é sucesso para você!

“Em vez de ficar sonhando com o seu próximo destino de férias, talvez você devesse criar uma vida a qual você não precise fugir.”  Seth Godin.

Fato é que, nesta estrada profissional, fazemos muitas escolhas que nem sempre estão alicerçadas em nossos princípios individuais ou então não estão alinhadas com a pessoa que queremos ser. Sofremos diversas pressões sociais pelo sucesso, pela aprovação alheia antes de percebermos que esta escolha só fará real sentido se houver a nossa própria aprovação. Assim, tentamos escolher a profissão que nos garantirá uma futuro promissor, como se isso existisse, não é!? Foi-se o tempo em que médicos, advogados e engenheiros estavam com a vida ganha! Não dá nem para imaginar, mas até mesmo a profissão de professor um dia teve seu status na carreira de sucesso.

De inúmeras formas, tentamos ao máximo evitar frustrações, nos dedicamos e em algum momento do caminho paramos para descansar e parece que estranhamos a estrada que escolhemos. Por que foi mesmo que escolhi vir por aqui? Se você também se faz esta pergunta, talvez a resposta esteja nas escolhas que você fez e que não estavam em sintonia com o seu coração.

Estou falando de modo metafórico, mas acho que isso acontece bastante. Poucos param para refletir a respeito, deslumbrados com o que o mercado do consumo oferece, mas acredito que muitos sentem este desconforto no peito, este desagrado no coração que dói ainda mais quando você conhece a alegria de cumprir sua missão, seu propósito de vida.

“Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar”. Antonio Machado

Se você está confuso sobre qual é o seu propósito de vida ou acha que pode tê-lo perdido ao longo do caminho. Há uma forma muito fácil de identificá-lo: o tesão. Observe o que te dá prazer, o que faz você sorrir facilmente, aquilo que você nem percebe o tempo passando quando realiza. Sempre há atividades que nos trazem a alegria de uma criança ao brincar… Busque contato com isso, vá aumentando as atividades que lhe despertam esse prazer genuíno e aos poucos seu propósito vai aparecendo, vai ficando mais claro para você. Por uma vida com mais tesão!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!