Sem tesão não dá, porque é preciso motivação para realizar!

Última atualização em setembro, 2020

O que estou chamando aqui de tesão é aquele brilho nos olhos, aquele entusiasmo que nos motiva internamente a realizar alguma coisa. Quando realizamos algo com esta motivação, parece que nascemos para experimentar aquele momento! Desta forma, nos tornamos únicos e especiais pela capacidade de vivenciar aquele sublime instante. Você já sentiu isso? Pare para refletir um pouco se ainda sente aquele entusiasmo de criança brincando quando realiza alguma atividade do seu cotidiano?

Mulher viajando nas montanhas com expressão animada, sonhadora - tesão
Imagem de monicore por Pixabay

Isto dá sabor à vida, preenche e traz significado para as experiências do dia-a-dia! Ou seja, trata-se de uma sensação muito gostosa de dever cumprido, missão realizada,  plenitude! Por isso, acredito a verdadeira realização profissional não está fora, mas dentro de nós quando somos capazes de sentir este prazer, este TESÃO!

Dúvidas que nos desviam do caminho

Infelizmente, poucos experimentam esta sensação ou a degustam por muito tempo. Muitas vezes, colocamos sonhos financeiros ou metas infindáveis, boicotando esta alegria pura de realizar o que nascemos para fazer nos permitindo sentir este tesão!

Em outros momentos, olhamos em volta e as pessoas estão correndo atrás de outros objetivos. Então, ficamos na dúvida, será que estamos perseguindo o caminho certo? Será que não estamos desperdiçando nosso talento ao invés de empregá-lo em algo que nos renderá mais ao longo de uma vida?

Assim, muitos optam pelo caminho mais fácil, mais óbvio e até o mais curto rumo ao que consideram sucesso. Mas aí está o X da questão: o que é sucesso para você? Esta é a primeira pergunta quando se está disposto a refletir sobre realização profissional.

Afinal, sabe-se que, para muitos, o estímulo de correr atrás da “cenoura” varia muito! E, vale esclarecer que “cenoura” é a metáfora do Prof. Clóvis de Barros na palestra: O perseguidor de cenouras. Para muitos pode ser dias a mais nas férias, pode ser um aumento no salário, um cargo que te dê mais status, pode ser a estabilidade, o reconhecimento público do seu talento manifesto em uma reunião, enfim…

Fato é que cada um corre atrás da “cenoura” que mais lhe apetece, mas será que ela traz este tesão, este brilho nos olhos da satisfação de realizar algo que preenche o seu ser?

Para receber atualizações do site preencha:

O que é sucesso para você?

Certamente, cada um de nós tem um “botãozinho” sinalizando OK . Isto porque todos nós queremos ser aceitos, amados e validados, mas para cada um, isso funciona de uma forma. Neste sentido, a realização profissional está em total sintonia com este aspecto peculiar de nossa individualidade. Por isso, vale a pena se auto-observar e descobrir o que é sucesso para você! Leia também Ter sucesso E ser bem- sucedida!

Sob esta lógica, nesta estrada profissional, fazemos muitas escolhas que nem sempre estão alicerçadas em nossos princípios individuais ou então não estão alinhadas com a pessoa que queremos ser. Por isso, sofremos diversas pressões sociais pelo sucesso, pela aprovação alheia antes de percebermos que esta escolha só fará real sentido se houver a nossa própria aprovação.

“Em vez de ficar sonhando com o seu próximo destino de férias, talvez você devesse criar uma vida a qual você não precise fugir.”  Seth Godin.

Assim, tentamos escolher a profissão que nos garantirá uma futuro promissor, como se isso existisse, não é!? Contudo, foi-se o tempo em que médicos, advogados e engenheiros estavam com a vida ganha! Atualmente não dá nem para imaginar, mas até mesmo a profissão de professor um dia teve seu status na carreira de sucesso.

Tesão: em sintonia com o coração

De inúmeras formas, tentamos ao máximo evitar frustrações, nos dedicamos e em algum momento do caminho, paramos para descansar, e parece que estranhamos a estrada que escolhemos. Por que foi mesmo que escolhi vir por aqui? Se você também se faz esta pergunta, talvez a resposta esteja nas escolhas que você fez e que não estavam em sintonia com o seu coração.

Claro, estou falando de modo metafórico, mas acho que isso acontece bastante! Poucos param para refletir a respeito, deslumbrados com o que o mercado do consumo oferece, mas acredito que muitos sentem este desconforto no peito, este desagrado no coração, que dói ainda mais quando você conhece a alegria de cumprir sua missão, seu propósito de vida. Leia também 5° Passo para ser feliz: TRABALHAR COM PROPÓSITO!

Se você está confuso sobre qual é o seu propósito de vida ou acha que pode tê-lo perdido ao longo do caminho. Há uma forma muito fácil de identificá-lo: o tesão. Observe o que te dá prazer, o que faz você sorrir facilmente, aquilo que você nem percebe o tempo passando quando realiza. Sempre há atividades que nos trazem a alegria de uma criança ao brincar…

“Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar”. Antonio Machado

Portanto, busque contato com este tesão, vá aumentando as atividades que lhe despertam este prazer genuíno. Aos poucos seu propósito vai aparecendo, vai ficando mais claro para você, mas é preciso PERMITIR-SE sentir sem muitas regras e metas! Certamente, a espontaneidade, a leveza e a criatividade são partes das atividades que nos fazem sentir tesão! Então, busque relaxar e exercitar uma vida com mais tesão!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!