FÉ: acreditar sem ver! Como anda sua Conexão Profunda?

Última atualização em setembro, 2020

Acredito que Fé é exatamente isso: acreditar sem ver! E quanto gostaríamos que este processo fosse mais fácil e confortável, não é mesmo? Quão desafiador é simplesmente ter Fé e acreditar sem ver! Ou seja, apenas deixar a intuição nos guiar e nos permitir sentir. Embora não seja possível comprovar cientificamente e nem mesmo provar por A+B a qualquer observador mais cético, sentimos Fé.

barco à deriva à luz do sol - Fé acreditar sem ver
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Deste modo, tenho certeza que a Fé é algo muito íntimo, que habita nosso coração e que exige contato contínuo. Isto significa, o cultivo de uma chama para continuar acesa e iluminando nossa estrada. Sem dúvida, todos temos esta capacidade de ter FÉ, mas são muitas coisas que nos distraem e desviam do contato com ela! Isso, especialmente, quando abrimos espaço para o medo e para “os outros”.

Infelizmente, o medo de parecer ridículo faz as mais belas palavras de amor ficarem esquecidas numa gaveta. Da mesma forma, o medo faz a iniciativa mais legal ficar congelada no pensamento pelas inúmeras possibilidades do que poderia dar errado.

Na verdade, o medo e “os outros” são um só, pois o que queremos tantas vezes não está alinhado com quem somos! Neste sentido, surge espaço para a dúvida, para a incerteza, para a opinião alheia e você se desconecta de algo que intimamente você sabia estar certo. Se quiser aprofundar mais sobre esse tema, acesse VOCÊ tem MEDO de quê? Você sabe quem sabota seus sonhos?

Para receber atualizações do site preencha:

Sustentar-se no medo para alcançar a Fé

De fato, sempre me identifiquei muito com uma passagem bíblica em que Jesus pede a Pedro que venha encontrá-lo andando sobre as águas. No ato Pedro caminha, mas de repente o medo faz com que comece a afundar. E, apesar de ter conseguido o mais difícil que era caminhar sobre a água, ele não conseguiu sustentar o medo, sua racionalidade começou a questionar o feito e ele começou a afundar!

Neste ponto, te pergunto: Quantas vezes somos capazes de nos lançar e sustentar sobre as águas? Será que conseguimos nos sustentar, apesar do medo, movidos por algo maior que nos chama e conecta profundamente com nosso coração? E ainda, quantas oportunidades perdemos deixando o medo nos encher de dúvidas, de necessidades de provas racionais e, assim, nos desconectamos de nossa própria força interior?

Deste modo, ainda usando exemplos bíblicos, é possível notar que sempre que a FÉ se sobrepôs ao medo foi possível contar com a intervenção Divina. Afinal, como é que Davi venceu Golias senão com a Fé que tinha de que Deus o ajudaria? Neste mesmo sentido, a cura do cego, o andar do homem paralítico, enfim, todos estes milagres só puderam ser operados pela força da Fé. Certamente, exemplos bíblicos não faltam a respeito de grandes feitos movidos pela Fé!

Providência Divina

Obviamente, não estou falando aqui de esperar comodamente que Deus faça tudo por nós. Inclusive, porque acredito que estamos aqui por algum motivo que envolve muito aprendizado. Mas, sem dúvida, é preciso fortalecer a Fé de que quando fazemos o nosso melhor, o resultado é positivo. Ou seja, quando somos inspirados por causas nobres, Deus está do nosso lado nos apoiando e provendo o que precisarmos para executar nossa missão.

“No momento em que nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma, o poder, o gênio e a magia.” Goethe 

Por isso, seja como for, cultive sua Fé. Vale lembrar que o SEU jeito é a forma correta! Busque esta conexão profunda com o Divino e você será capaz de muitas coisas que nem imagina. Todos temos momentos de hesitação, medo e, frequentemente, afundamos tal como Pedro.

Mas sempre que conseguimos limpar nossa mente, fazer silêncio e escutar nosso coração, somos capazes de continuar a caminhada, superando adversidades, vencendo nossos próprios limites e desafios. Desta forma, conquistamos uma vida mais plena, com mais significado, conectada profundamente com nosso coração!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!