A vida é o aqui e agora: use seu PODER PESSOAL no momento presente!

Última atualização em agosto, 2020

Assim é a vida, num segundo tudo acaba, muda, se transforma, se renova e nós ficamos atordoados tentando entender o que aconteceu, sem perceber que perdemos a onda. Afinal, toda vez que tentamos nos fixar em algo ou alguém estamos perdendo um tempo precioso. Isto porque a vida é o que aqui e agora, manifesto em nossas atitudes, escolhas e o que DECIDIMOS experimentar. E para escolher realmente, é preciso ter consciência do nosso PODER PESSOAL.

Areia escorrendo pela mão - PODER PESSOAL no momento presente!
Imagem de Myriam Zilles por Pixabay

“O amor te escapa entre os dedos
E o tempo escorre pelas mãos
O sol já vai se pôr no mar”  Saber Amar – Paralamas do Sucesso

Incomodou, doeu? Leva para casa que é seu!

Antes de tudo, é preciso observar que muitas vezes perdemos tempo demais com medo, raiva, picuinhas ou sentimentos que apenas nos atormentam e não acrescentam nada à nossa vida. Claro, sei muito bem como é difícil tolerar o outro, especialmente quando ele reflete aspectos nossos que não queremos enxergar! Inclusive, este é o convite: olhar para o outro só é válido quando o vemos como um espelho de quem NÓS somos! Desta maneira, trata-se de um exercício, que pode ser bastante doloroso, mas também é libertador quando você vê seu aspecto sombrio e tem a oportunidade de trabalhá-lo!

Neste sentido, há uma frase bastante repetida nas redes sociais, eu conheço através da Flávia Melissa:”Incomodou, doeu? Leva para casa que é seu!” Sem dúvida, sei o quanto isso pode ser aversivo, porque é lógico que não queremos olhar nossos aspectos mais sombrios! Isto é doloroso, desconfortável e causa um profundo incômodo.

Todavida, na minha experiência pessoal vejo como isso é verdadeiro e importante quando queremos crescer e evoluir! Por isso, te convido a refletir que sempre que algum aspecto do outro nos incomoda demais, há alguma coisa nossa ali que não estamos querendo ver! Talvez, inclusive, seja necessária a ajuda de um terapeuta ou psicólogo para ajudá-lo  a olhar e lidar com aquilo que tanto mexe com você.

Olhar para dentro para despertar!

De fato, perdemos muito tempo de nossa vida olhando para fora! No entanto, o essencial está DENTRO, na nossa consciência e capacidade de desenvolver nosso poder pessoal. Como diz a famosa frase:

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta. Carl Jung

Por acaso, de que forma você ESCOLHE viver sua vida: olhando para fora ou para dentro? Será que você tem raiva da política, da economia, da religião, do chefe, do seu vizinho, do seu cunhado, do zelador? Quem é a figura que ocupa sua raiva? Já parou para pensar que ela pode te ajudar a descobrir mais sobre você mesmo?

Neste sentido, experimente sair da emoção da raiva e vá direto para o incômodo, liste os aspectos que mais o perturbam. Mas fique atento para não listar julgamentos e sim FATOS. Por exemplo, meu chefe é folgado e quer sugar até minha alma – estou colocando o outro como algoz e eu como vítima. Cuidado! Este tipo de raciocínio não ajuda!

Contudo, se eu pensar o que me irrita no meu chefe é a desorganização, a falta de companheirismo, a forma como me passa o trabalho. Aqui a questão é ver quais destes aspectos estão presentes em mim ou por que me irritam tanto. Porventura, deixo a desorganização dele me desorganizar internamente? Por acaso, assumo mais responsabilidades do que devo para tentar satisfazê-lo? Será que consigo me posicionar e deixar claro os meus limites numa postura assertiva, sem ser agressiva nem permissiva? Leia também O valor do NÃO para o amor: a importância de limites saúdáveis!

Poder Pessoal

Certamente, todos nós, em alguma medida, estamos diante de relacionamentos de poder e sob bastante pressão. Por isso, sei que não é simples assumir posturas! Mas tomar consciência delas pode ser o primeiro passo para enxergar a situação de uma forma mais serena, mais educativa e menos visceral e raivosa. Neste ponto recomendo muito o filme: O poder além da vida! para inspirar o distanciamento necessário de nossa mente que mente o tempo todo!

Logo, as situações estão aí para aprendermos a lidar com elas e desenvolvermos nosso poder pessoal. E, sei bem que parece fácil falar, mas enfrento estes mesmos desafios em meu cotidiano e tenho refletido bastante sob a ótica que estou propondo aqui. Portanto, sair do vitimismo é fundamental para amadurecer e aprender com as situações e, assim, desenvolver nosso poder pessoal.

Entretanto, enquanto ficamos cegos de raiva, obcecados pelo estresse, vitimados pelas situações, não temos poder nenhum para lidar com elas. Desta forma, apenas nos intoxicamos e adoecemos. Procure distanciar-se mentalmente do que o aflige e reflita quais aspectos realmente estão te assustando.

“Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.” Albert Einstein

Para receber atualizações do site preencha:


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.