A espiritualidade que habita em você: uma conexão pessoal com Deus!

Última atualização em agosto, 2020

Muito se fala em fé, espiritualidade, religião, mas poucos são os exemplos do que tudo isso significa na prática. Acho que por isso construí minha noção particular de espiritualidade, contemplando a fé e, em alguma medida, a religião como ponte entre mim e o sagrado. Contudo, neste artigo quero falar sobre a espiritualidade que habita em você, em mim e em qualquer pessoa que queira observar esta comunicação. Trata-se de algo muito especial que se estabelece quando estamos abertos e dispostos!

Floresta iluminada pela luz do sol - espiritualidade que habita em você
Fonte: Pixabay

Fé na prática!

Vejo que muitas pessoas restringem a sua fé a uma parte de sua vida, ao momento em que vão à missa, à igreja, ao templo, ao culto. Enfim, definem somente um espaço em sua agenda para se dedicar ao Divino. Porém, ao saírem de lá continuam as mesmas pessoas que entraram, sem nada agregarem à sua vida.

Na minha forma de enxergar, trata-se apenas de uma “fé bate ponto”, como se a espiritualidade fosse um setor da vida como o trabalho que exige assinatura de ponto, apresentação de crachá e este tipo de formalidade!

Embora respeite a forma como as pessoas exercem sua espiritualidade, acho importante refletir sobre a vivência desta fé em todos os momentos. Ou seja, acredito que, muitas vezes, as pessoas se prendem a ritos, orações prontas, recomendações pastorais e se perdem de sua conexão pessoal com Deus. Então, a conversa com esta espiritualidade que habita em você, fica cheio de intermediários, muita burocracia e pouca atitude prática! Desta maneira, ocorre um distanciamento da comunicação real com o Sagrado!

Espiritualidade que habita em você!

Apesar de vir da religião católica, nunca gostei muito desta ideia de intermediários como padres em minha relação direta com Deus. Inclusive, acho que Ele nos colocou aqui para experimentarmos este contato e treinarmos esta habilidade de comunicação divina. Isto não quer dizer que não tenho fé nos anjos, santos etc, mas não sou muito adepta de interlocutores entre nós, rs.

Neste sentido, eu te convido a observar qual a sua intimidade com Deus, o Sagrado, ou seja lá qual o nome que queira dar a esta espiritualidade que habita em você! Você se permite ser sincero nesta relação? Será que mais pede ou agradece? Seja da forma como for, o importante é que esta relação de fé e espiritualidade esteja embasada em conteúdo interno. Em outras palavras, que não esteja pautada em receitas ou orientações vindas de fora.

Neste sentido, a comunicação com a espiritualidade que habita em você exige também um contato íntimo consigo mesmo! Isto implica em se apropriar de seus medos, dúvidas e angústias para compartilhá-las com Deus em busca de LUZ! Da mesma maneira, esta intimidade propicia a observação das bençãos e inúmeros motivos para agradecer que, certamente, existem em sua vida! Leia também GRATIDÃO ATRAI PROSPERIDADE: experimente focar na solução!

Conexão pessoal com Deus: sempre é tempo!

Neste ponto, se não prestarmos atenção e vivermos no piloto automático, acabamos indo à missa, apenas porque nos foi ensinado assim! Isto é, comemoramos a páscoa ou o natal, porque é feriado e comungamos para que ninguém fique nos observando ou julgando. Desta forma, estou falando aqui do risco de imitarmos comportamentos pré-programados, sem nos questionarmos ou refletirmos qual o seu significado para NÓS.

Por diferentes motivos de vida, esta foi uma das primeiras reflexões que fiz na vida! Será que a religiosidade que meus pais ensinaram servia para mim ou não e qual seria a minha. Posso dizer que se trata de um questionamento árduo, às vezes, doloroso. Inclusive, mais cheio de perguntas que respostas. Contudo, quando você encontra as respostas certas para você, tudo parece fazer mais sentido.

Hoje, acredito que todos nós, cada um a sua maneira, podemos desenvolver e aprimorar este contato com Deus. E, desta forma, desenvolver uma espiritualidade autêntica. Ela pode se iniciar dentro de uma prática religiosa, não há problema algum! Mas é preciso estar atento para verificar se estou apenas engolindo o que me é passado ou estou mastigando, digerindo e avaliando o que faz sentido para mim.

Por isso, novamente te pergunto: a espiritualidade que habita em você têm sido nutrida e te sustenta nos momentos desafiadores? Ou você precisa o tempo todo de agentes externos para intermediar sua relação com Deus? Talvez, esta relação esteja empoeirada e você perdeu o contato… Calma, sempre é tempo de retomar este relacionamento tão especial e nutritivo! Neste sentido, recomendo fortemente assistir e refletir com o filme Dois Papas 

Para receber atualizações do site preencha:

Espiritualidade: comunicação com o Sagrado

Vejo em diferentes religiões grandes aprendizados, mas sempre fico atenta para observar em que medida ensinam e em que proporção tentam manipular minha comunicação com o Sagrado. Inclusive, lembro de fazer uma confissão na infância e dizer ao padre que eu pecava, porque não rezava toda noite. Ele, gentilmente, me explicou que isso não era pecado, que a oração precisava vir do coração e não era uma obrigação, mas uma conversa com Deus.

A sabedoria daquelas palavras me fizeram perceber que, muitas vezes, a religião, ou a visão que fazemos dela, nos determina várias obrigações. Neste sentido, há culpas, modelos ideais que jamais conseguiremos reproduzir nos invalidando e jogando para baixo todo nosso potencial de comunicação com o sagrado. Assim, ao invés de ressaltar o que já temos de maravilhoso, o que em nós é único e especial para que nos aproximemos mais de Deus, estas obrigações e culpas apenas nos afastam Dele!

Portanto, meu convite aqui é para estabelecer ou reestabelecer este diálogo com Deus, o Sagrado, o Divino – ou como prefiram chamar. E, agora, buscar estreitar cada vez mais esta relação, seja por meio da religião ou a partir de iniciativas próprias. Mas traga esta experiência para a vida cotidiana, para seus relacionamentos, tenho certeza que isso mudará completamente sua forma de viver! Por isso, te convido para trazer os aprendizados e as reflexões para suas práticas e ações diárias! Saia do automático e vivencie sua espiritualidade no agir, falar e pensar. Busque esta coerência interna e a conexão com a espiritualidade que habita em você se manifestará fortemente fazendo a diferença em sua vida!

“Há tanto barulho no mundo.
Aprendamos a estar em silêncio dentro de nós mesmos e diante de Deus.” Papa Francisco


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.