Que tal ser mais leve na vida? A verdadeira importância das coisas!

Última atualização em setembro, 2020

Interessante que a frase: “Seja lá o que for, leve mais leve!” me ocorreu do nada, mas gostei tanto dela que resolvi escrever a respeito. Cada vez mais observo no mundo uma necessidade de ser mais leve na vida, no mundo, nos relacionamentos! Afinal, todo mundo anda levando tudo para o lado pessoal, se preocupando e reagindo de forma agressiva a tudo e a todos!

Pena voando sobre a água - que tal ser mais leve na vida?
Imagem de doddyblue por Pixabay

Neste ponto, me ocorreu uma música da infância, lembram-se do: Lá, lá, lá, la; lá, lá, lá, lá do programa Silvio Santos? Nem sei se ainda hoje existe esta música, mas lembro que ele cantava: “Da vida não se leva nada, vamos sorrir e cantar!”

Assim, esta postura em que assumimos uma perspectiva de ser mais leve na vida, nos propicia um distanciamento que nos traz clareza. Ou seja, de um lugar de leveza conseguimos objetividade para olhar as coisas e decidir o que realmente importa! Desta maneira, não gastamos a nossa energia em vão!

A verdadeira importância das coisas

Ao refletir sobre a verdadeira importância das coisas, tudo fica muito mais leve! Isto sempre me remete a uma história que uma querida chefe me contou e que me marcou profundamente! Vou descrevê-la a seguir:

Havia no metrô um homem com três crianças e, ao que tudo indicava, ele era o pai delas. Estas crianças estavam gritando e brincando de um modo exaltado, irritando os passageiros do metrô. E, cada vez mais, as crianças gritavam e as pessoas se indignavam com aquele homem que nada fazia para conter a situação. Até que, finalmente, uma senhora indignada se dirigiu ao homem perguntando: “O senhor não tem vergonha por não educar seus filhos?!” E ele simplesmente lhe respondeu: “Me perdoe pelos meus filhos, estou voltando do hospital onde a mãe deles acaba de falecer e estou pensando como darei esta notícia a eles!” Então, apesar da gritaria das crianças, tudo pareceu mudar numa questão de segundos e um silêncio absurdo surgiu cessando os julgamentos, críticas e condenações!

Neste sentido, te convido a refletir: Quantas vezes nos exigimos e nos cobramos além da conta? Quantas vezes colocamos peso e valor em coisas que não teriam a menor importância se considerássemos a amplitude da vida e das situações?

Tudo fica muito menor quando tomamos distância

De fato, lembro da minha primeira viagem de avião! Foi algo muito marcante para mim, porque eu estava com medo, mas não queria tirar o nariz colado na janela. Aliás, eu estava maravilhada pela magia de voar entre as nuvens e, ao mesmo tempo, olhar para baixo! Com certeza, foi fascinante ver como uma cidade como São Paulo, imponente e gigantesca, ficava minúscula quando olhada de cima! Afinal, tudo fica muito menor quando tomamos distância. Por isso, que tal ser mais leve na vida?

Desta maneira, imagino que esta deva ser esta a sabedoria de envelhecer, as pessoas vão tomando distância das coisas que antes pareciam tão importantes! Talvez, até mesmo a própria vida ganhe um sentido diferente! E, assim, o tempo e a sabedoria vão revelando o verdadeiro significado das coisas.

“Nenhuma mentira chega a envelhecer no tempo.” Sófocles

Apesar do tempo ser um ótimo aliado para isso, acredito que podemos treinar nosso olhar para não mergulhar de cabeça nos problemas, nas cobranças, na crise, nas dificuldades! Por isso, quando estamos num momento de turbulência, é preciso ter sabedoria para tomar distância e analisar de forma mais neutra, mais racional quais são os melhores caminhos.

Para receber atualizações do site preencha:

Que tal ser mais leve na vida?

A propósito, lembro de uma professora de Ioga que sempre me dizia para ir para o olho do furacão! Antes, eu pensava que este era o lugar mais intenso, mas ela me explicou que não! Na verdade, o olho do furação é o único lugar que permite distanciamento do poder do furação, ainda que temporário! Desta forma, se trata de tomar um distanciamento para observá-lo calmamente, pois envolver-me com ele de nada ajudaria. Hoje, vejo que ela me falava sobre o distanciamento e a leveza necessária para lidar com as situações de crise.

Assim, a vida é tão mágica e rápida e, muitas vezes, nos concentramos no detalhe e esquecemos do valor das coisas. Inclusive, eu falo de carteirinha, porque sou extremamente detalhista! Nesta lógica, acho que tudo pode ser uma qualidade ou um defeito, dependendo da forma como usamos ou como enxergamos. Mas a reflexão que quero trazer aqui é a importância de olhar o contexto, ampliar o olhar e enxergar mais longe para focar no que realmente importa!

Com efeito, é preciso alinhar nossa capacidade mental, nossa ação e principalmente nosso coração! Tantas vezes nos cobramos respostas profissionais ou pessoais, queremos resultados não importa a dor que nos cause! No entanto, isso sempre tem um preço em algum momento de nossa vida e o custo pode não valer a pena!

Leveza: uma atitude de sabedoria

Em síntese, LEVEZA é uma palavra que tenho aprendido sob uma ótica mais profunda e sábia. Antigamente, eu a via como irresponsabilidade ou descaso, mas hoje vejo como ela agrega valor! Quando você está em paz consigo e com o mundo, consegue ser leve e levar a vida com leveza. Sob esta ótica, a leveza significa tranquilidade e fé para lidar com as situações, representa uma confiança poderosa na vida e no seu poder de fluir!

“Andar com fé eu vou, que a fé não costuma ‘faiá’! Gilberto Gil

Desta maneira, acredito que a fé remove montanhas, mas muitas vezes é tão complicado ter fé! Neste caso, estou falando daquela fé autêntica que nos faz acreditar que o melhor vai acontecer de um jeito ou de outro. Sabe aquela fé que não depende do externo, não precisa de regras ou leis porque ela tem raízes profundas dentro de você? Leia também FÉ: acreditar sem ver! Como anda sua Conexão Profunda?

Nos momentos de crise, quando tudo está estranho, cheio de curvas, desvios, buracos e quando parece que o carro está com o combustível na reserva, procure dentro de você por um pouco de FÉ!

E, ainda que seja uma chama pequenina, enfraquecida pelo esquecimento, pelo descaso, pela falta de cuidado em cultivá-la; tenha certeza de que ELA está lá. Provavelmente, você a encontrará ao lado da LUZ, PAZ, LEVEZA, AMOR, GRATIDÃO. Isto porque sentimentos nobres geram mais sentimentos nobres. Portanto, cultive-os e você encontrará sua Fé para reabastecer o combustível e continuar sua jornada!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!