EGO ou CORAÇÃO: quem você escuta mais constantemente na sua vida?

Última atualização em agosto, 2020

Ego ou coração, a quem você escuta e permite direcionar sua vida? Ou seja, você está mais atento às demandas exteriores ou ao seu desejo interno mais profundo? Inclusive, vale lembrar que ego é uma palavrinha de difícil definição! Isto porque há diferentes formas de compreendê-la em várias tradições, mas vou considerar aqui como tudo o que atende uma vaidade, uma imagem externa, uma expectativa alheia, uma demanda do mundo!

Mulher olhando no espelho - ego ou coração: quem você escuta mais?
Fonte Pixabay

Neste sentido, a pergunta ego ou coração propõe uma reflexão a respeito do quanto você se permite escutar sua voz interior, seus desejos genuínos. Apesar de nem sempre poderem ser realizados, na realidade, conhecer estes desejos é também se permitir conhecer-se profundamente! Contudo, geralmente abafamos esta voz interna e traçamos estratégias para alcançar a sensação externa de aprovação, amor e sucesso!

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência…Albert Einstein

Neste sentido, estou ressaltando uma tendência comum de querer atender o externo. Isto é, o que imaginamos que seja nossa imagem de sucesso no mundo como: O competente, O bonzinho, O inteligente, O galã, A boa samaritana, A mãe, A namorada, A boa filha etc.

Nossos papéis e personagens: ego ou coração?

De fato, todos temos muitos papéis em nossas vidas. Afinal, somos filhas, esposas, namoradas, netas, sobrinhas, funcionárias, colegas, amigas; enfim, cada um destes papéis exige de nós uma ação, uma habilidade, um perfil, uma característica. Além disso, ainda temos um desdobramento destes personagens que atuarão bem ou mal, variando de acordo com as nossas expectativas e também as alheias.

Neste ponto, surge o que eu estou chamando de ego: quando passamos a atuar baseados na expectativa do que NÓS ACHAMOS que seja a vontade alheia. Assim, ao invés de alicerçar nossas ações em nossos corações, condições ou vontades reais, nós as condicionamos à imagem que NÓS temos do mundo externo. Para ficar mais claro, vou ilustrar com o exemplo clássico do aluno nota 10!

Deste aluno é esperado que tire uma ótima nota e se destaque. De tal modo que ele acha que a professora espera isso dele, a família espera isso dele, os vizinhos, enfim a escola em peso espera isso dele! Desta maneira, ele constrói a imagem de que se for o aluno exemplar que todos esperam, desfrutará do amor e aceitação de todos. Ou seja, aquela imagem de aluno popular dos filmes americanos. Caso ele não consiga atender a tais expectativas, que ELE mesmo construiu, o resultado será frustração e menos aceitação de si mesmo, fruto de uma grande e profunda auto-crítica.

Por vezes, o aluno citado acima nem se interessa realmente pela disciplina que está dedicado a tirar nota 10, talvez pudesse dedicar toda esta energia seguindo seus desejo e habilidade para outra atividade. Entretanto, abdica de algo importante para si pela necessidade de sentir o amor e aprovação externa! E, neste ponto eu pergunto: quem nunca?

Para receber atualizações do site preencha:

Ego ou Coração: Modelos de “sucesso” na sociedade

Novamente, convém te lembrar da pergunta deste artigo: Ego ou Coração, quem você escuta?! De modo interessante é preciso analisar um outro ponto referente ao exemplo acima! Veja bem que não existem armas na cabeça do aluno obrigando-o a estudar para tirar nota 10! Então, ele tem a responsabilidade de escolher suas ações! Entretanto, de modo inconsciente, ele vincula seu bom desempenho com o amor e a aceitação das pessoas ao seu redor!

Neste ponto, te convido a refletir o quanto você tem CONSCIÊNCIA sobre os convites do Ego ou Coração na sua vida! Por vezes, temos tão internalizados os modelos de sucesso, estereótipos e expectativas que construímos e a própria sociedade nos impõe que já nem distinguimos mais o que é Ego e o que é Coração!

Portanto, eis o problema de internalizar estas imagens e acreditar que só seremos amados SE correspondermos a este modelo super idealizado! Aliás, reflita qual a função do Papai Noel para a maioria das crianças, senão dizer que só receberão presentes caso atendam às expectativas de comportamento dos adultos!

Desta maneira, pare e pense se a sociedade não faz isso conosco nos entupindo de tragédias entre anúncios e comerciais de produtos ou imagens de sucesso. Claro, é fundamental que estejamos insatisfeitos para poder consumir mais e mais. Isto é, o sistema que vivemos se sustenta da nossa insatisfação, frustração, raiva e indignação, apontando como solução imediata o consumo.

“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”. Jung

Autenticidade para ser feliz

Com efeito, vale destacar que amor, aceitação, felicidade não tem nada a ver com expectativas, idealizações, metas e objetos de consumo ou sucesso! Este é um ponto importante para compreendermos que a única forma de conquistarmos amor, aceitação e respeito é sendo NÓS MESMOS. Quem não for capaz de sentir isso pelo nosso EU autêntico, com certeza, não nos merece! Leia também: AUTENTICIDADE: Condição para o sucesso e a realização pessoal!

A propósito, assisti recentemente ao Clássico “Sociedade dos Poetas Mortos” e foi exatamente esta a minha reflexão! Isto porque os pais depositavam tantas esperanças e cobranças em seus filhos, que não permitiam que eles, simplesmente, fossem ELES mesmos! Na verdade, queriam que fossem suas próprias expectativas frustradas, disfarçadas de sonhos!

Neste sentido, te convido a pensar: quantas vezes NÓS não fazemos isso conosco? Idealizando um personagem, nos cobrando atitudes ou metas que não estão condizentes com a pessoa que SOMOS de verdade? Estamos aqui para SERMOS NÓS MESMOS, parece óbvio, mas diante deste cenário que descrevi, trata-se de uma atitude revolucionária! E, detalhe, precisa fundamentalmente de um enorme comprometimento interno para que possamos ouvir nosso Coração em detrimento do Ego!

Ser fiel a si mesmo: um grande compromisso!

Geralmente, buscamos agradar os pais, o marido, o chefe, o facebook e todas as formas de externalização que temos. Mas esquecemos de agradar a pessoa mais importante deste mundo: NÓS MESMOS!

Claro, sei que pode parecer uma frase egocêntrica demais ser a pessoa mais importante do seu próprio mundo, mas funciona como as orientações de emergência de voo. Ou seja, “coloque a máscara primeiramente em você, para depois ajudar outras pessoas.” Assim, quando ouvimos nós mesmos no mais íntimo do ser, sentimos uma paz, uma harmonia… Trata-se, portanto, de uma plenitude tão grande que não somos egocêntricos ou egoístas como muitos temem, somos sim mais amorosos e tolerantes com os outros! 

Em síntese, podemos lembrar da frase de Jesus que, apesar de tão citada, me parece tão pouco compreendida: “Ame ao próximo como a si mesmo”! Isto porque amar ao próximo não significa passar por cima de nós mesmos, significa sim que quando amamos profundamente a pessoa única e exclusiva que somos, transbordamos este amor para o mundo! Desta forma, também seremos capazes de ter compaixão e compreender melhor nosso próximo. Assim, ame-se como é e será capaz de amar aos outros como eles são!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Olá Paulo! Gratidão por seu comentário! Confesso que estou em silêncio nos últimos tempos, refletindo a respeito de muita coisa. Existem várias perspectivas para explorar este tema e gostaria de agradecê-lo por trazer mais uma! Namastê!

  2. Gisele. Estamos aqui na Terra empenhados num propósito, num ato de amor: despertar a alma ou o Eu Superior. É algo que está próximo, ao alcance e ao mesmo tempo distante. Isso porque sendo a fonte de vida, da nossa individualidade e da nossa consciência, torna-se uma tarefa descomunal. A força que nos anima se escoa através dos sentidos, nossa individualidade identificada com o corpo físico e nossa consciência nunca se volta para si mesma. Óbvio, então, que o Eu Superior, indubitavelmente, se desvia de nós por completo. Namaste!

  3. Gisele A. Mendonça Peixoto

    Gratidão pelo comentário Rafael. O artigo como um todo é um grande convite! Sempre estamos suscetíveis à voz do ego, faz parte de nossa natureza e do mundo em que vivemos. Mas quando temos consciência que o ego existe, somos capazes de ficar mais atentos ao nosso coração! Acredito que estamos todos em constante evolução, alguns de forma mais consciente e outros resistindo um pouco mais… Namastê! _/\_

  4. A reflexão sem dúvida é muito boa!!! Confesso que esse último paragrafo realmente é algo que todos devemos trabalhar… uns para conquistar essa evolução e outros para manter!!!

Reflita conosco!