NATAL: qual a SUA ENERGIA para esta data tão simbólica?

Última atualização em setembro, 2020

Nesta época de Natal, uma data tão simbólica, assim como o final de ano de forma geral, as pessoas ficam mais atarefadas, estressadas. Com isso, parece que uma energia de muita correria se instala. De fato, isso nos deixa cansados, irritados e, às vezes, nem sabemos a razão exata.

reis magos seguindo a estrela no deserto - natal data tão simbólica
Fonte: Pixabay

Assim, vejo mais impaciência no trânsito, nos transportes públicos. Com certeza, as pessoas estão perdidas entre listas infindáveis de atividades para fazer. Ou seja, antes que o natal chegue, antes de viajar preciso fazer mil coisas. Desta forma, tudo o que foi levado “em banho maria” parece se tornar prioridade! Então, é como se as pessoas quisessem colocar a vida em ordem antes que o ano termine para que estas atividades não fiquem como pendências para o próximo ano.

A vivência do Natal, uma data tão simbólica

Caso tenha sido um ano ruim, temos, inclusive, uma certa angústia querendo que ele termine logo. Afinal, acreditamos que com um novo ano virá uma nova energia, surgirão novas forças para fazer tudo o que gostaríamos. Mas, se o ano foi legal, temos medo que ele termine e o próximo nos traga algum infortúnio.

De qualquer modo, cada um vivencia a celebração do Natal com uma expectativa diferente. Para alguns, a importância está no seu significado religioso. Desta maneira, o Natal é uma data tão simbólica, porque com o nascimento de Jesus Cristo, renasce também a esperança e os valores que Ele deixou. Entretanto, para outros, a figura do Papai Noel com um saco vermelho cheio de presentes vivifica a magia do Natal. Inclusive, em pleno verão brasileiro, somos capazes de imaginar neve e renas tilintando nos céus.

Além disso, ainda tem a ceia que faz muitas mães e avós redobrarem os cuidados com as panelas. E, isso faz os convidados se preocuparem em saborear tudo e mais um pouco, aproveitando a fartura natalina. Com efeito, para muitos é época de reencontrar velhos parentes, amigos e celebrar com eles. Para outros, se trata de um momento de tristeza e melancolia por relembrar quem já esteve presente e agora não está mais…

Idealização natalina

Ah, não podia deixar de falar de outro panorama de fundo para esta época: as propagandas de sorrisos, compras e muita paz no coração com um celular novo para falar um “Feliz Natal”, rs. Certamente, há uma espécie de idealização de como deveríamos estar felizes e de tudo o que deveríamos estar sentindo neste momento. Claro, isto deveria se manifestar na forma de compras e muitas sacolas de presentes…

Mas e quando não sentimos nada daquilo reverberando em nosso coração? Deste modo nos sentimos esquisitos, desconectados daquela idealização de ceia perfeita, pessoa perfeita, sentimentos nobres e tudo se renovando para o próximo ano. Inclusive, se você reparar bem são as mesmas mensagens, os mesmos vídeos, os mesmos votos com alguma roupagem mais atualizada do que nos anos anteriores!

Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições. Bill McKibben

Fato é que este cenário todo configura um momento de muita energia no ar: expectativas e medos, idealizações e frustrações, alegrias e tristezas, ganhos e perdas, planos e balanços do que não foi conquistado. Por isso, finalizar ciclos é mesmo um pouco doloroso, porque temos que nos recolher e olhar de onde partimos e até onde chegamos!

Aliás, acredito que este seja um momento muito íntimo e importante, de recolhimento e conexão profunda consigo mesmo para identificar seu caminho. E, isso implica observar os desvios que foram necessários, os buracos em que caímos e SENTIR que tudo isso foi importante para que pudéssemos chegar ao nível de aprendizado que chegamos. Leia também Que tal ser mais leve na vida? A verdadeira importância das coisas!

O momento do Natal

Na minha opinião, o Natal é o momento de repensar o ano, não de forma dramática como as retrospectivas que vemos na TV, mas avaliando como foi a NOSSA viagem neste período. Para quem celebra o significado religioso, vale a pena repensar sobre a importância que as mensagens bíblicas ainda trazem para a nossa vida cotidiana.

Quantas vezes nos damos, de verdade, a oportunidade de escutar a mensagem de Jesus em nossa vida diária? O valor da compaixão, do perdão, do amor que devemos ter por nós mesmos e pelo próximo, do cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual? Para os menos religiosos, vale a pena refletir sobre o fechamento de ciclos e a importância de se reinventar para um novo ano que chega, são mais 365 oportunidades, o que quer fazer com elas?

Este texto tem o intuito de deixar um convite para olharmos menos para fora, para os holofotes e muito mais para dentro. Para que a paz que queremos seja, primeiro, cultivada dentro de nossos corações. Haverá sim o momento de celebrar com a família e amigos, mas faça este exercício de se recolher por um minuto e compreender o que vai no seu coração, acolha-se e busque PAZ, LUZ, AMOR para depois se reunir com as outras pessoas e transbordar estas energia boas. Leia também Natal Especial: a magia está dentro de nós! Você sabe desfrutar?

Conecte-se com o significado que o Natal tem para você!  Tenha um excelente Natal seja ele como for, o fundamental é que tenha a SUA cara!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!