• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Ano Novo, vida nova! Será?

new-years-day-972291_960_720Os dias que antecedem a chegada do Ano Novo geram muitas expectativas, sonhos e idealizações do próximo ano. Parece que na virada do ano iremos adquirir super poderes para tudo o que não conseguimos realizar neste ano. Não quero, com isso, frustrar a expectativa das pessoas que esperam uma energia nova e redobrada para recomeçar a jornada em 2016. Mas é preciso lembrar que esta força do recomeço sempre está dentro de nós e quando temos consciência dela, podemos utilizá-la sempre que precisarmos.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier

Fundamental, neste momento, é não se perder no burburinho de fora, nas receitas milagrosas e supersticiosas, que por vezes nada tem a ver conosco. É importante não se atolar de coisas para fazer, balanços e planejamentos, metas e mais e mais munição para o chicote do próximo ano, quando você perceber que traçou planos irrealizáveis.

Claro, finais de ciclo pedem sim avaliação, mas principalmente muito recolhimento, uma certa dose de introspecção para agradecer pelos aprendizados e compreender os caminhos que tomamos, as razões e se vale a pena continuar. Talvez seja interessante mudar a rota, escolher outro cenário, novos companheiros de jornada…

“Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.” Mario Sergio Cortella

Claro, todos estamos apreensivos e ansiosos com a perspectiva de finalização de um ciclo e início de outro. Todos queremos começar o próximo ano com o “pé direito”, daí surgem simpatias e diversas superstições que alimentam ainda mais essa ebulição de sentimentos.

Para receber atualizações do site preencha:

Tem pessoas com rituais próprios, tem mil receitas de qual a melhor forma de adentrar o próximo ano. Enfim, todos querem uma garantia, ainda que supersticiosa de como assegurar boa sorte para o novo ano nasce. Mas a questão que quero trazer aqui é: qual a importância desta época para você!

A família reunida, a árvore de natal, os presentes e tudo mais só têm importância se tiverem um significado PARA VOCÊ! Veja bem, não estou falando dos anúncios dos shoppings ou das cenas melosas das novelas, estou falando de como VOCÊ se sente e se coloca nestes momentos. Porque se você estiver de figurante em sua própria vida, vivenciando momentos sem o menor significado, tudo fica extremamente sem graça, sem sentido e estressante.

Minha sugestão é que você faça sim um balanço do ano, mas não com um chicotinho na mão, pronto para se cobrar pelo que não conquistou. Mas com um olhar de gratidão pelas suas vitórias e também uma postura de compreensão e acolhimento para o que não foi possível realizar até o momento. Desta forma, você não foge do seu passado recente,mas olha para ele com carinho e NO PRESENTE decide como quer escolher o seu futuro. Quais objetivos já perderam o sentido? Quais aprendizados continuam importantes e precisam de sua dedicação? Quais sonhos ainda permanecem? Gosto de pensar neste momento como uma possibilidade de faxina mental em que descarto o que não quero mais e mentalizo o que desejo realizar.

Embora haja exageros a respeito, eu, particularmente, adoro rituais, acho que eles trazem significado, nos colocam mais em contato com outras dimensões menos concretas e superficiais. Contudo, sou contra o “fazer o que fulano falou apenas porque ele disse”. Se faz sentido pra você, faça o SEU RITUAL, com tranquilidade, paz e sem cobrança.

Assisti um programa da Maria Silvia P. Orlovas, em que ela ensinava um ritual que ecoou em meu coração: escrever uma carta para mim mesma com tudo o que quero esquecer deste ano e na sequencia escrever tudo o que eu quero para o próximo ano. Depois ela recomenda que esta carta seja queimada, solicitando o auxílio do Anjo de Guarda (ou qualquer Ser de Luz que você acredite), pedindo que a energia do fogo transmute qualquer sentimento que precise ser mudado e dê energia para as novas realizações que deseja.

Acredito que o fundamental é sair do automatismo, estresse e consumismo que ronda este período e tentar se conectar com o verdadeiro significado que ele tem para você. Talvez seja sua chance de fazer um balanço tranquilo de sua vida, rever pessoas queridas, cozinhar pratos diferentes, celebrar com os amigos… O importante é a simbologia que VOCÊ dá a tudo isso.

Busque refletir sobre o significado que esta época tem ou pode ter para você, dependendo da energia que VOCÊ está disposto a empregar!

Tenha uma excelente viagem para 2016! PONTE


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!