Ano Novo, vida nova! Será? Depende do que isso significa para você!

Última atualização em setembro, 2020

Muitas pessoas, inclusive eu, gostam de pensar na chegada no ano novo como vida nova, ou seja, parece um novo caderno onde poderemos escrever nossa história sem considerar o passado! Sabe aquela sensação de coisa nova, aquela emoção de um mundo cheio de novas possibilidades? Então, é esta a ideia que eu faço de ano novo, vida nova! Vamos refletir um pouco mais profundamente sobre isso?

Fogos de artifício - ano novo vida nova, será?
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

De fato, os dias que antecedem a chegada do Ano Novo geram muitas expectativas, sonhos e idealizações do próximo ano. Inclusive, parece que na virada do ano iremos adquirir super poderes para tudo o que não conseguimos realizar neste ano. Mas não quero, com isso, frustrar a expectativa das pessoas que esperam uma energia nova e redobrada para recomeçar a jornada em 2016.

Vale apenas lembrar que esta força do recomeço sempre está dentro de nós! E, quando temos consciência dela, podemos utilizá-la sempre que precisarmos. Por isso, não precisamos esperar o ano novo para uma vida nova, podemos fazer mês novo, vida nova ou semana nova, vida nova! Em outras palavras, este “novo” que nos enche de vigor está sempre dentro de nós, só precisamos encontrá-lo!

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier

É preciso olhar para dentro

Fundamental, neste momento, é não se perder no burburinho de fora, nas receitas milagrosas e supersticiosas, que por vezes nada tem a ver conosco. Por isso, é importante não se atolar de coisas para fazer, balanços e planejamentos, metas e mais e mais munição para o chicote do próximo ano, quando você perceber que traçou planos irrealizáveis.

Claro, finais de ciclo pedem sim avaliação, mas principalmente muito recolhimento. Desta maneira, uma certa dose de introspecção para agradecer pelos aprendizados e compreender os caminhos que tomamos, as razões e se vale a pena continuar. Talvez, seja interessante mudar a rota, escolher outro cenário, novos companheiros de jornada… Leia também SEGURANÇA INTERNA: base para você transitar do velho para o novo!

“Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.” Mario Sergio Cortella

Iniciar o ano com o pé direito

Claro, todos estamos apreensivos e ansiosos com a perspectiva de finalização de um ciclo e início de outro. Todos queremos começar o próximo ano com o “pé direito”, daí surgem simpatias e diversas superstições que alimentam ainda mais essa ebulição de sentimentos.

Tem pessoas com rituais próprios, tem mil receitas de qual a melhor forma de adentrar o próximo ano. Enfim, todos querem uma garantia, ainda que supersticiosa de como assegurar boa sorte para o novo ano nasce. Mas a questão que quero trazer aqui é: qual a importância desta época para você!

A família reunida, a árvore de natal, os presentes e tudo mais só têm importância se tiverem um significado PARA VOCÊ! Veja bem, não estou falando dos anúncios dos shoppings ou das cenas melosas das novelas, estou falando de como VOCÊ se sente e se coloca nestes momentos. Porque se você estiver de figurante em sua própria vida, vivenciando momentos sem o menor significado, tudo fica extremamente sem graça, sem sentido e estressante.

Balanço do ano!

Minha sugestão é que você faça sim um balanço do ano, mas não com um chicotinho na mão, pronto para se cobrar pelo que não conquistou. Mas com um olhar de gratidão pelas suas vitórias e também uma postura de compreensão e acolhimento para o que não foi possível realizar até o momento.

Desta forma, você não foge do seu passado recente,mas olha para ele com carinho e NO PRESENTE decide como quer escolher o seu futuro. Assim, pense quais objetivos já perderam o sentido? E, quais aprendizados continuam importantes e precisam de sua dedicação? Logo, quais sonhos ainda permanecem? Gosto de pensar neste momento como uma possibilidade de faxina mental em que descarto o que não quero mais e mentalizo o que desejo realizar.

Embora haja exageros a respeito, eu, particularmente, adoro rituais, acho que eles trazem significado, nos colocam mais em contato com outras dimensões menos concretas e superficiais. Contudo, sou contra o “fazer o que fulano falou apenas porque ele disse”. Se faz sentido pra você, faça o SEU RITUAL, com tranquilidade, paz e sem cobrança.

Ritual para trazer significado

Assisti um programa da Maria Silvia P. Orlovas, em que ela ensinava um ritual que ecoou em meu coração: escrever uma carta para mim mesma com tudo o que quero esquecer deste ano e na sequencia escrever tudo o que eu quero para o próximo ano. Depois ela recomenda que esta carta seja queimada, solicitando o auxílio do Anjo de Guarda (ou qualquer Ser de Luz que você acredite), pedindo que a energia do fogo transmute qualquer sentimento que precise ser mudado e dê energia para as novas realizações que deseja.

Acredito que o fundamental é sair do automatismo, estresse e consumismo que ronda este período e tentar se conectar com o verdadeiro significado que ele tem para você. Talvez seja sua chance de fazer um balanço tranquilo de sua vida, rever pessoas queridas, cozinhar pratos diferentes, celebrar com os amigos… O importante é a simbologia que VOCÊ dá a tudo isso.

Busque refletir sobre o significado que esta época tem ou pode ter para você, dependendo da energia que VOCÊ está disposto a empregar!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!