AUTOSSABOTAGEM: saiba como ela atrapalha sua vida!

Última atualização em setembro, 2020

De início, te pergunto: Você já ouviu falar em autossabotagem? Quantas vezes você já atribuiu ao destino acontecimentos de sua vida? “Ah, foi pura sorte!” ou “Nossa, que azar!”. Então, insisto em perguntar, já parou para pensar que, talvez, a raiz do que aconteceu estava dentro de você?

Claro, sei que é extremamente revoltante e desconfortável pensar que EU tenho responsabilidade sobre tudo de desagradável que acontece na MINHA vida. Afinal, eu sempre culpei meus pais, a falta de dinheiro, meu chefe, o governo… então, como assim “eu tenho responsabilidade?!” Vamos refletir mais profundamente a respeito e você verá que pode ser libertadora esta descoberta!

Boneco amarrado a pedras com pedra nas costas e postura de sofrimento - autossabotagem
Fonte Pixabay

Autossabotagem são bloqueios

Há pessoas que estudam muito para uma prova e, na hora da dita cuja, sua mente parece uma tela em branco. Em outros casos, há tanta pressão, medo e ansiedade que, sem você saber, a mente dá uma ordem de bloqueio que o corpo obedece prontamente.

A propósito, sabe quando você quer conquistar alguma coisa, mas caminha na direção oposta? Por exemplo, o seu sonho é conquistar independência financeira, mas você gasta todo o seu salário. E, por vezes, ainda entra no cheque especial ou parcela a fatura do cartão de crédito? Desta maneira, este é um tipo de autossabotagem, afinal você está ESCOLHENDO ir na direção oposta ao que deseja!

De modo interessante, vejo que desenvolvemos conceitos errados ou mesmo distorcidos e vivemos como quem está com o mapa errado. Neste sentido, você já pensou se realmente existe um golpe de azar na sua vida ou será que é você que se sabota? Claro, esta percepção só é possível para quem está refletindo a respeito dos caminhos que tem escolhido percorrer. Leia também PROCRASTINAÇÃO : 3 dicas para você parar de “empurrar a vida com a barriga”!

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” Lewis Carroll

Conexão Profunda consigo mesmo

Assim, quando você está profundamente conectado consigo mesmo, tanto a direção quanto o caminho são muito importantes. Para refletir sobre isso é fundamental que você analise três fatores:

  1. De onde você partiu? Quais os recursos que você tinha quando começou?
  2. Quais foram as suas rotas anteriores? Por quais caminhos andou?
  3. Quais foram as crenças e padrões que nortearam a sua estrada? Quais são suas crenças hoje?

Desta maneira, digamos que estas reflexões sejam uma ponta no novelo por onde você pode se guiar para se autoconhecer. Assim, poderá compreender muitos dos seus movimentos. E, a partir disso, você pode decidir se eles ainda atendem suas necessidades ou não. Leia também AUTENTICIDADE: Condição para o sucesso e a realização pessoal!

Inclusive, para aprofundar esta reflexão indico um instrumento que considero muito interessante chamado Pirâmide de Níveis Neurológicos. Através desta ferramenta é muito fácil perceber como somos “condicionados” a diferentes fatores que não estão no nível do consciente. Isto porque, nossa realidade constitui apenas a ponta de um grande iceberg, muito mais complexo do que gostaríamos de imaginar.

“Ninguém é o que parece ou o que aparece. O essencial não há quem enxergue. Todo mundo é só a ponta do seu iceberg”. Luis Fernando Veríssimo

Autoconhecimento e autodesenvolvimento

Certamente, quando estamos num processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento é inevitável ir tomando contato com estes elementos mais profundos de nossa vida. A partir disso, podemos revisitar algumas feridas, rever alguns fantasmas. E, desta forma, também compreender que algumas crenças não têm mais utilidade e, nem mesmo, sentido em nossa vida atual.

Entretanto, todos estes aspectos quando ignorados, bloqueiam nosso caminho e nossa tendência é atribuirmos tudo o que nos acontece a fatores externos. Mas a raiz de tudo isso está dentro de nós! Assim, autoconhecimento e autodesenvolvimento também são de nossa inteira responsabilidade! Afinal, somente com vontade e decisão podemos seguir adiante, revisitando dores, medos e tantos aspectos desconfortáveis que nublam nosso caminho em direção aos nossos sonhos!

Sob este prisma, são comportamentos destrutivos tão enraizados que temos dificuldade até de perceber sua origem. Assim, eles estão baseados em crenças, geralmente limitantes, que impedem nosso crescimento e fazem com que adotemos posturas repetitivas. Aparentemente, se trata de um ciclo de repetição que não conseguimos interromper, porque não enxergamos que é possível experimentar modos diferentes de vivenciar as coisas. Caso deseje aprofundar esta reflexão, recomendo que leia Merecimento e Limpeza de Padrões Familiares: honrar para merecer!

Autossabotagem: uma ilusão de “segurança”

De modo geral, esta tendência de padrões repetitivos e crenças limitantes está muito calcada em uma visão limitada de mundo. Talvez isso ocorra na infância para oferecerem uma segurança de que a vida funciona de uma determinada forma. Ou seja, apesar de ser destrutiva, a autossabotagem oferece um “ganho”: a ideia ilusória de segurança, controle e apego.

Deste modo, sempre que me apego a uma visão de mundo, tudo parece mais seguro e passível do meu controle. Assim, a vida parece menos assustadora e vivemos cheios de certezas, padrões e julgamentos. Todavia, o preço disso é uma experiência limitada e repetitiva dentro de um ciclo que não leva ao crescimento e sim à escravidão de si mesmo dentro de uma gaiola, alimentada pelas crenças limitantes.

“Eu sei que pode ser difícil ouvir isso, e talvez você até fique com raiva de mim, mas preciso dizer a verdade: você está onde se coloca.” Sri Prem Baba

Portanto, reveja sua estrada, observe seu processo de autossabotagem! A partir disso, livre-se dos obstáculos que atrapalham seu caminhar e busque experimentar novas trilhas. Então, abra sua mente e acredite: Você merece ser feliz!

Claro, esta é uma jornada cheia de caminhos, algumas trilhas difíceis, muitas autodescobertas, mas tenho certeza que as reflexões deixadas aqui podem fazer você avançar neste caminho! Com efeito, siga adiante, assuma sua responsabilidade, reveja sua trajetória e, certamente, você descobrirá um horizonte muito mais amplo do que imaginava até então!

Gratidão pela leitura!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!