• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Como realizar sonhos sem que as frustrações atrapalhem

Você tem muitos sonhos?

Nestes meses que iniciam o ano nossa tendência é querer colocar em ação novos planos e metas para realizar nossos sonhos. Com base nisso, queremos tirar do armário aquela ideia de:

realize sonhos

  • aprender um idioma;
  • sair do sedentarismo;
  • comer comidas saudáveis;
  • cuidar mais do visual;
  • tentar encontrar o amor;
  • estudar mais para conquistar o trabalho dos sonhos…

E por aí vai uma longa lista de projeções infinitas sobre quem gostaríamos de ser.

Nada contra aproveitar o início do ano para colocar novos planos em ação, principalmente se for para se colocar em primeiro lugar e se cuidar mais! O grande problema é quando isso vira uma lista sem fim de idealizações e expectativas, baseada em tudo o que não está alinhado com quem somos.

Quando estamos conectados com os desejos profundos de nosso coração e nos dispomos a fazer o nosso melhor, nos libertamos do excesso de expectativas, das culpas e cobranças, assim, tudo flui muito melhor.

Fazendo o SEU melhor!

FAZENDO O SEU MELHORTodos temos um dia relativamente curto para tudo o que gostaríamos de fazer! Entre tarefas cotidianas, cuidados com a saúde e atividades de lazer, estamos sempre buscando realizar sonhos.

Se você trabalha 8 horas por dia e passa mais 2 ou 3 horas em deslocamentos, você sabe o quanto seu tempo é curto. Isso exige saber administrar muito bem as horas de seu dia para se respeitar nesta busca por novas realizações.

Grandes idealizações de metas e sonhos podem, facilmente, se transformar em frustrações se não houver um planejamento cuidadoso, que leve em conta a realidade da sua vida. Parece que minha mensagem é desencorajadora, mas longe disso, se trata de um convite para refletir sobre a importância do planejamento.

“Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.” Provérbio Chinês

Planejamento: a arma para controlar a ansiedade 

Quando algumas pessoas escutam esta palavra, logo PLANEJAMENTOficam desanimadas pensando que se trata de algo mirabolante. Mas nada disso! Na verdade, o planejamento proposto aqui se refere a “quebra” de um sonho ou meta em partes factíveis no dia-a-dia. Assim como a construção de um prédio se inicia pelo alicerce, qualquer sonho exige a criação de uma base forte, dividida em etapas estruturantes.

Ao refletir sobre isso, sugiro um filme, cuja história é verídica e trata da construção de um sonho (maluco, talvez), mas com admirável planejamento: A Travessia. O grande objetivo do protagonista era atravessar as Torres Gêmeas do World Trade Center se equilibrando em um cabo, algo como a prática do slackline. Ao longo do filme é interessante observar como ele vai criando um grupo de aliados, um planejamento minucioso e como cada conquista vai fazendo o sonho dele se tornar mais real.

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Johann Goethe

Mantendo a motivação!

MOTIVAÇÃOÉ importante ficar atento para não traçar metas inalcançáveis e se torturar depois com cobranças. Afinal, a consequência de expectativas muito altas é sempre muita frustração. Para evitar isso, o melhor é estar alinhado com a realidade e dar pequenos e consistentes passos na direção do que se quer!

É normal sentir medo, ansiedade, vontade de se impulsionar de uma vez em busca do que queremos. Mas isso apenas reflete nossa grande incerteza de que somos capazes de alcançar algo. Se tivermos paciência e cuidado para planejar, nossas chances de obter êxito aumentam e muito.

Claro, vale a pena ressaltar que não existe planejamento perfeito e ajustes sempre fazem parte de qualquer processo de construção. Portanto, mantenha sua motivação na importância de seu sonho ou meta, estude como é possível dividí-lo em um conjunto firme de ações e tarefas. E, a partir disso, se prepare para manter a chama de seu entusiasmo acesa.

“Qualquer pessoa pode elevar-se acima das suas circunstâncias e alcançar sucesso, caso se dedique e tenha entusiasmo pelo que faz.” Nelson Mandela

Gostou do texto? Preencha o seu e-mail abaixo e receba os próximos posts!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.