TOME ATITUDE: aprenda a criar um círculo VIRTUOSO para sua vida!

Última atualização em setembro, 2020

No corre-corre cotidiano, fica difícil perceber nosso poder de escolha e a importância de tomar ATITUDE. Aliás, quantas vezes nos vemos entre tantos afazeres, que ligamos o piloto automático e paramos de raciocinar se estamos caminhando no sentido que gostaríamos?

Ilustração de homem mantendo engrenagem - círculo vicioso
Fonte Pixabay

Certamente, muitas vezes os dias passam, as semanas voam e quando vemos mais um ano se foi e nada do que gostaríamos foi realizado. Desta forma, parece que estamos sempre reféns de alguma situação ou circunstância. Por fim, o efeito disso é uma enorme bola de neve que cria um círculo vicioso, muitas vezes, difícil de ser percebido e quebrado.

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço” Immanuel Kant

Tomando CONSCIÊNCIA!

Cabe ressaltar a importâncida de se fazer o movimento de tomada de consciência, que começa com um mergulho profundo dentro de si mesmo. Neste sentido, é preciso avaliar todo o cenário! Para isso faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  1. Estou insatisfeito? O que está gerando este sentimento?
  2. Quais alternativas me deixariam feliz nesta situação?
  3. Qual passo posso dar A PARTIR DE AGORA para começar uma mudança de atitude que traga benefícios concretos para minha vida?

Assim, estas três perguntas funcionam como instrumentos para você “colocar o pé na bola e olhar o jogo”. Isto é, você corta o ciclo de reclamação que de nada adianta, para de jogar a culpa em alguém, olha para si mesmo dentro da situação e adquire condições para agir.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” Aristóteles

Tome atitude: o que você decide HOJE para sua vida?

De fato, quando nos colocamos na postura de ação, nossa realidade muda e os caminhos vão se tornando mais claros. Para tanto, é importante seguir o lema da tartaruga, rs, “devagar e sempre!” Contudo, não adianta ter pressa, acelerar o passo ou querer fazer movimentos muito grandiosos. Afinal, é necessário começar a subir a escada sempre pelo primeiro degrau. Certamente, são pequenos passos, pequenas escolhas, pequenas ações, que em conjunto orquestram uma profunda transformação.

Como já foi dito em MOMENTO PRESENTE: é onde está NOSSO ponto de poder, é no AGORA que você pode fazer a diferença. Então, olhe para sua realidade e veja com sinceridade as mudanças que você quer fazer diante dos aspectos que não te agradam. Neste sentido, quais passos podem ser dados, levando em conta a realidade que você vive e seu poder  de ação no momento?

Cuidado com o grande sabotador da atitude: O MEDO!

Com certeza, o medo traz aquela sensação de incapacidade, de dúvida, de “o que os outros vão pensar”. Infelizmente, ele tem a capacidade de cortar o poder da ação pela raiz. Por isso, é fundamental estar preparado para lidar com ele, rebatendo as possibilidades catastróficas que ele trouxer. Desta maneira, elabore frases motivadoras, que estejam embasadas na realidade e que sejam capazes de destruir o seu medo.  Por exemplo:

  • Faço sempre o meu melhor!
  • Sou capaz e forte para vencer os desafios de minha vida!
  • Consigo tudo o que quero, pois sou paciente e perseverante!

Assim, você não dá espaço para este tipo de sabotagem que tenta disseminar dúvida e medos em seu pensamento.

Por outro lado, também há o risco da preguiça que, na verdade, tem por trás de si o grande medo de sair da zona de conforto, ainda que esta seja extremamente desconfortável. Leia também Pronto para sair da zona de conforto? Afinal, quando você pensa em grandes mudanças e traça planos ou metas grandiosas, o risco é achar tudo muito difícil e trabalhoso. Com isso, a consequência natural é desanimar e se contentar em deixar tudo como está, se repetindo “as coisas são assim mesmo, não tem muito jeito”.

Desta maneira, você sabota o SEU poder de atitude, sem sequer dar oportunidade a ele. Logo, para vencer esta resistência sabotadora, o melhor remédio é se vacinar contra megalomanias. Ou seja, lembre-se que tudo sempre tem um começo modesto e sua ação se iniciará por pequenos passos.

“Dê o primeiro passo na fé. Você não precisa ver a escada inteira. Apenas dê o primeiro passo.”  Martin Luther King Jr.

Crie um círculo VIRTUOSO e assuma seu poder de decisão

Com efeito, quando você considera a sua realidade, levando em conta suas virtudes e limitações, é possível dar o primeiro passo de forma mais consistente! Por isso, fique tranquilo, a partir daí os demais passos virão de forma mais natural.

Sendo assim, coloque-se em ação e faça um movimento! E, ainda que seja pequeno fique feliz com sua atitude diferente. Desta forma, aos poucos você vai criando um círculo virtuoso em que uma pequena ação puxa outras na direção que você quer.

Em suma, pense que sua pequena ação tem a capacidade de um efeito dominó e congratule-se por ela! Desta maneira, você vai construindo uma nova forma de ver e lidar com as escolhas de sua vida. Lembre-se que o poder de ação está com você, faça bom uso dele!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!