PROCRASTINAÇÃO: 3 dicas para NÃO “empurrar a vida com a barriga”!

Última atualização em setembro, 2020

Com certeza, procrastinação é uma palavra que mais parece um palavrão! Afinal, você é daquelas pessoas que no início do ano começa uma agenda nova, animado com a perspectiva de colocar a vida em ordem. Mas depois, se vê diante de tarefas que não quer e vai enrolando para não tomar decisões, a famosa procrastinação, também conhecida como “empurrar a vida com a barriga”? Você já pensou que sua mente pode estar da mesma forma caótica que suas atividades? Geralmente, a bagunça externa reflete nossa bagunça interna!

Quarto bagunçado, cheio de diversos objetos
Imagem de levelord por Pixabay

De certo, quando vê, sua vida virou um caos e está tudo desorganizado! Então, você só sabe repetir:

  • “Não tenho tempo para me organizar!”
  • “Vivo cansado demais para fazer as coisas de forma diferente…”
  • “Sou um prisioneiro em minha própria vida!”

Contudo, não desanime, a procrastinação tem raízes mais profundas do que você imagina! Isto porque, todos nós precisaríamos de muito mais que 24 horas por dia para fazer tudo o que gostaríamos! Entretanto, temos um tempo delimitado para dividir entre atividades importantes e urgentes. Neste ponto, o grande segredo para isso é a priorização, que requer uma avaliação honesta e criteriosa do que pode ser realizado e do tempo disponível para isso.

Para receber atualizações do site preencha:

Dica 1 – Pare de apagar incêndio ou enrolar

De fato, quando se fala em gestão do tempo a objetividade é uma qualidade a ser treinada. Assim, é preciso ter em mente 2 categorias fundamentais de classificação das atividades: urgente ou importante.

Se, por ansiedade, você sair fazendo tudo o que julgar necessário, o grande risco é acabar sem energia e frustrado, ingredientes da procrastinação. Isto porque, provavelmente, desconsiderará atividades importantes e ficará apenas “apagando os incêndios” das atividades urgentes.

Por outro lado, se você ficar planejando milimetricamente suas ações por julgar tudo muito importante, o grande risco é não sair desta fase. Logo, nem se arriscará a sair da zona de procrastinação. Isto porque, ao visualizar uma imensa lista de afazeres, sua motivação ficará comprometida quando notar a quantidade de coisas que gostaria de realizar e o pouco tempo que tem. Leia também Como realizar sonhos sem que as frustrações atrapalhem!

Portanto, fique atento a dois sabotadores de sua nova postura: a ansiedade para fazer tudo e o medo de falhar em atividades que julga mais importantes. Deste modo, treine olhar suas atividades com o máximo de clareza e foco dentro de uma perspectiva de realidade. Vale a pena assistir um vídeo de 6 minutos sobre o assunto, confira Seiiti Arata – Como focar em um objetivo de cada vez.

Dica 2 – Atenção aos inimigos da gestão do tempo que geram procrastinação!

  1. Procrastinar: adiar, deixar para mais tarde – isso faz com que as tarefas se acumulem e, por serem chatas, vão sendo postergadas e quando você vê, já virou uma bola de neve;
  2. Planejar excessivamente: um apego e perfeccionismo exagerado à ferramentas de gestão do tempo, por exemplo agendas, não farão as atividades se auto-realizarem. É preciso colocar a mão na massa;
  3. Falta de foco: distrair-se com muitas atividades simultâneas, especialmente aquelas que oferecem uma recompensa emocional imediata: redes sociais, WhatsApp, horóscopo etc;
  4. Subestimar o tempo: listar uma infinidade de tarefas impossíveis de serem realizadas dentro do prazo, confirmando a SUA já existente crença de que não será possível finalizar a atividade;
  5. Superestimar o tempo: demorar horas sem fim em cada atividade, sem perceber que é preciso se dividir entre as diferentes tarefas e funções que temos na vida;
  6. Rotular as atividades: a maneira de olhar para os afazeres pode torná-los interessantes ou entediantes. Sem agregar motivações para que as atividades sejam realizadas, a tendência é gerar apenas descontentamento por se sentir “obrigado” a fazer coisas sem um “valor agregado”.

Evidentemente, todos estes itens compõem o cenário da dificuldade de organizar atividades cotidianas que nos levam ao temido cenário da procrastinação! E, colocam em questão dois pontos interessantes: as expectativas e também a dificuldade de lidar com a frustração. 

Certamente, é preciso olhar para as atividades com um olhar mais carinhoso, sabendo lidar com a realidade como ela se apresenta. Isto é, sem esperar demais, alimentando expectativas irreais; e sem o derrotismo da ineficácia de quem não vê soluções viáveis para seus problemas e vai “empurrando a vida com a barriga”. Leia também TOME ATITUDE: aprenda a criar um círculo VIRTUOSO para sua vida!

Dica 3 – Assuma sua responsabilidade sobre o SEU tempo

Logo, assuma o leme de sua vida e treine o olhar objetivo, veja o que te agrega e o que te atrapalha! É SUA a responsabilidade de fazer escolhas e vivenciá-las. Portanto, esqueça o vitimismo ou a culpabilização alheia; esqueça a grama verde do vizinho e olhe com coragem para o que te incomoda em sua própria vida. Leia também Réveillon: que tal montar um plano para os seus sonhos?

Deste modo, dedique-se aos seus sonhos, olhe-os com carinho e pense em estratégias para torná-los viáveis. Assim, cuide de seu tempo, este é um bem que não tem preço e cabe a VOCÊ decidir como melhor aproveitá-lo! Para tanto, procure se organizar mentalmente para que possa separar as atividades que são realmente importantes daquelas que são urgentes!

Caso precise de uma inspiração leve e bem humorada a respeito, sugiro o filme Click com Adam Sandler. Através de uma história divertida há uma reflexão bastante séria sobre a forma que estamos levando nossa vida e o que estamos priorizando.

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” Pitágoras

Então, acredite em seu potencial de realizar e assuma as rédeas de sua vida! Mude hábitos, use a criatividade para quebrar a rotina e inventar novas formas de viver a vida. Lembre-se que “mais importante do que a velocidade é a direção”. Confira na sessão Vale a pena o vídeo do eterno Abujamra numa linda interpretação deste poema “Mude”, que é tão inspirador quando precisamos de coragem para fazer as mudanças necessárias em nossa vida!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!