RESPEITO: palavra-chave para qualquer caminho que seja construtivo!

Última atualização em setembro, 2020

Certamente, a palavra respeito tem um tom poderoso, impositivo e, por vezes, rígido. Mas é fundamental na construção de qualquer coisa que se queira: de um sonho a relacionamentos. Você já se sentiu desrespeitado? Já percebeu também que passou dos limites e desrespeitou o outro? Definitivamente, é preciso estabelecer limites saudáveis nas relações e RESPEITO é palavra-chave para isso!

garotas falando de outra garota com cara triste - respeito é bom e todo mundo gosta
Imagem de Barbora Franzová por Pixabay

Assim, recorramos ao dicionário para melhor compreender a profundidade deste conceito:

res·pei·to (latim respectus, -us, .ação de olhar para trás, .espetáculo, atençãosubstantivo masculino

1. Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém2. Apreço, consideração, deferência. 3. Acatamento, obediência, submissão4. Medo do que os outros podem pensar de nós. = RECEIO, TEMOR

Desta forma, partiremos da destacada definição 2, que significa: consideração pelo outro. E, em primeira instância, por nós mesmos!

Você tem respeito por si? 

Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios. Leon Tolstoi

De fato, a expressão “engolir sapos” é bastante popular e significa exatamente quando deixamos de nos respeitar. Claro, não estamos defendendo aqui a falta de tolerância e a exigência, à qualquer custo, de nossas vontades. Todavia, é preciso saber reconhecer os limites: até onde podemos ceder e tolerar. Ou seja, quando isso extrapola nossa saúde física, mental, emocional e, até mesmo, espiritual.

Deste modo, quando conhecemos nossos limites, somos capazes de demonstrá-los a outras pessoas com mais tranquilidade! Inclusive, isso evita o que eu chamo aqui de: invasão de privacidade. Infelizmente, esta pode acontecer de várias maneiras, tanto literais quanto indiretas. Às vezes, a diferença é tão sutil que, sequer percebemos, que estamos invadindo ou sendo invadidos.

Invasão de privacidade ou falta de respeito

Na realidade, cada dia fortaleço minha convicção de que a invasão somente ocorre quando permitimos, quando deixamos os limites muito vagos. Por isso, é preciso ter clareza consigo mesmo de nossos limites para colocá-los ao mundo com sabedoria.

Afinal, todos nós temos limites, embora a sociedade em geral (o mercado, a mídia etc) tentem alargá-lo e padronizá-lo, como se fossemos só mais um em meio à massa. Ou seja, cada um de nós tem particularidades que nos fazem únicos e respeitá-las é um passo fundamental para que nos conectemos melhor conosco! Leia também AUTENTICIDADE: Condição para o sucesso e a realização pessoal!

Sob esta lógica, quando aprendemos a importância do RESPEITO ao nosso próprio “funcionamento”, conseguimos deixar mais claro para os outros que é preciso considerar nossa posição. Com isso, a partir do momento em que NÓS nos respeitamos, passamos a ter maior clareza para exigir respeito e também para respeitar.

Claro, todos querem ter razão e usar sua própria vida como exemplo. Por isso, há tantas pessoas cheias de si, querendo impor suas verdades ao resto do mundo. Na verdade, trata-se quase de uma estratégia de sobrevivência, através da qual as pessoas validam, inclusive para si mesmas, suas experiências, valores e trajetória.

No entanto, vale lembrar que sempre que os outros falam estão abordando um ponto único e exclusivo! Isto é, sua própria leitura da situação, cheia de dores e delícias, que pertencem apenas a eles. Afinal, cada ser é único e experimenta o momento a seu modo. E, ainda que repita a experiência, ela nunca mais será igual! Desta maneira, é preciso ter respeito pela própria experiência e também pela vivência alheia!

Viva e deixe viver…

Sendo assim, se você deixar de viver o SEU momento e passar a olhá-lo pelo ângulo do outro, você perde a riqueza de SUA experiência! Ou seja, você deixou de exercitar o seu ângulo e os seus sentimentos a partir daquele ponto. Desta forma, você se esvaziou de um conteúdo que era somente seu naquele momento.

De fato, cada um de nós têm hábitos, costumes e, inclusive, manias próprias que escolhemos com quem queremos dividir. Deste modo, escolhemos quem tem e quem não tem acesso às nossas particularidades.

Mas há momentos na vida em que ficamos mais reclusos, mais pensativos e reflexivos e queremos pouco contato externo. Desta maneira, se trata de um período importante para a apropriação da própria vida e experiência. Já, em outros momentos, esta troca é mais favorecida, estamos mais abertos, mais sociáveis, mais dispostos ao contato.

Sob esta perspectiva, é fundamental se respeitar nesta necessidade de trocar, sem invadir o espaço alheio. Mas também quando sentimos que é melhor nos recolhermos um pouco para não sermos invadidos! Em outras palavras, cabe refletir e reconhecer nossos momentos e movimentos internos para respeitar a nós mesmos e aos outros nas relações!

Posicionamento Bipolar

Convém ressaltar que sempre que há julgamento estamos invadindo, este é um alerta vermelho. Isto porque, assumimos uma posição e queremos que o outro seja “conduzido” para o nosso lado. Inclusive, olhe em volta e perceba como, apesar da grande diversidade em que vivemos, cada vez mais as pessoas exigem um posicionamento bipolar! Isto é, contra ou a favor, preto ou branco, esquerda ou direita… Com certeza, esta radicalização apenas empobrece nosso aprendizado de trocas sociais!

Infelizmente, as pessoas estão com a cabeça mergulhada de forma tão profunda em uma determinada maneira de ver as coisas e tão propensas a defender suas posições! Isto faz com que se tornem incapazes de enxergar o outro e, menos ainda, ter respeito por suas escolhas!

Desta maneira, acredito que esta cegueira coletiva se deva ao fato de que ninguém quer, na verdade, olhar para si mesmo! Afinal, isso implica admitir que tudo é muito menos sólido do que imaginava. De fato, todos procuram verdades absolutas, mas esquecem de olhar a única verdade que realmente importa: a verdade interior. E, esta só pode se manifestar quando aprendemos a ter RESPEITO por nosso ser e, consequentemente, pelos outros.

Respeito é bom e todo mundo gosta!

Portanto, aprenda a respeitar sua individualidade, sua verdade, sua intuição… A partir disso, olhe-se com mais carinho e veja que há um universo dentro de você, aguardando apenas um olhar para se manifestar.

Claro, sei que é difícil remar contra a maré, mas diminua o julgamento alheio, diminua as críticas e a rigidez de seu olhar interno e/ou externo. Sob este prisma, tome consciência do medo que faz você agir na defensiva. Leia também VOCÊ tem MEDO de quê? Você sabe quem sabota seus sonhos?

Para isso, cultive mais amor dentro de si mesmo e transforme o SEU mundo interior, tenho certeza que será um grande passo rumo à transformação do mundo que deseja! Isto porque, cultivar o olhar generoso e amoroso consigo e com os que estão à sua volta resulta em paz e calma para contemplar a vida. Em suma, a vida é o que realmente merece importância nesta existência, por isso cultive sua Luz interna, que é capaz de iluminar o seu caminho e o das pessoas com quem convive.

“Uma vez que aceitamos nossos limites, vamos além deles.” Albert Einstein

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!