Você consegue estar consigo mesmo? Conquiste-se e namore consigo!

Última atualização em setembro, 2020

Em primeiro lugar, estar consigo mesmo pode ser algo tão óbvio para muitas pessoas, que deve até se tornar difícil a compreensão da pergunta no título! Mas, se você observar direitinho, verá que a pessoa com quem menos está pode ser com você mesmo! Diante disso, que tal descobrir como isso pode ser um importante processo de aprendizado?

Mulher se olhando no espelho, se penteando - estar consigo mesmo
Fonte Pixabay

De fato, quantas vezes sua mente vai em direção ao que os outros pensam? Ou então, ao que aconteceu no passado ou ao que pode acontecer no futuro? Certamente, todas estas “vozes internas” tiram a sua paz e te impedem de ser uma boa companhia para si mesmo! Mas vale a pena refletir um pouco mais para mudar isso e aumentar as chances de namorar consigo mesmo!

O que significa estar consigo mesmo?

Neste sentido, seguem algumas definições de “estar consigo mesmo”:

  • Ficar em contato profundo e pleno com sua Essência;
  • Mergulhar em seu íntimo;
  • Verificar atentamente suas próprias necessidades;
  • Oferecer a si mesmo o colo e aconchego que precisa…

Claro, sei que tudo isso pode parecer “zen” demais para muitas pessoas. Inclusive, confesso que, para mim, sempre foi um grande desafio! Afinal, minha mente é agitada, estou sempre pensando, planejando, querendo fazer, melhorar, criar… Enfim, por tudo isso, sempre senti uma angústia muito grande no simples exercício de ficar em silêncio. Assim, tentei o yoga, a meditação e, embora consciente da importância destas práticas para a sanidade mental, elas sempre representaram um grande desafio para mim.

No fim, acabei preferindo atividades que me colocassem em contato com meu corpo, de uma forma mais lúdica como o esporte, a dança, o circo… Com efeito, vejo que estou aprendendo a diminuir o ritmo frenético dos meus pensamentos. Desta forma, após muitas reflexões sobre o assunto e várias tentativas de baixar a ansiedade, acredito que se trata de um padrão familiar. Além disso, trata-se também de algo próprio de nossa sociedade contemporânea.

Observe-se!

Certamente, as minhas dicas são aquelas já conhecidas neste processo de “estar consigo mesmo” e observar-se! Ou seja,

  • Foque na respiração;
  • Procure deixar os pensamentos irem e virem como uma pessoa que observa um trem passando;
  • Coloque-se numa postura que facilite sua concentração e deixe o silêncio se instalar;

Claro, não vou mentir, tem dias em que estou tão “pilhada” que, simplesmente, não tenho paciência para nada disso! Mas agora, percebo que estou muito mais paciente comigo para me reeducar a respirar, tranquilizar a mente e, consequentemente, o corpo. Neste sentido, acredito que é uma questão de treino!

Com isso, tenho praticado respirações na aula de Pilates e procuro perceber melhor meus músculos, minha energia. De tal modo, vou tentando estabelecer uma conexão profunda com todo o meu ser através da atividade física! Para tanto, é muito importante este “levar para o corpo” e se permitir sair da mente que mente! Leia também Descubra as mentiras que sua mente conta para você constantemente!

Cuidado com as distrações externas

Cabe ressaltar que neste processo de auto-treinamento, eu ainda não consegui abstrair completamente os ruídos externos! Por isso, ainda fico chocada como as pessoas se mantem numa vibração muito negativa. Geralmente, comentando as notícias da TV ou jornal, mesmo quando estão numa atividade que deveria ser prazerosa.

Provavelmente, essas pessoas têm pouco tempo para si mesmas e o pouco que tem não aproveitam! Na verdade, tenho refletido que importa menos a quantidade e muito mais a qualidade do tempo que passamos conosco ou com os outros.

Inclusive, vale a pena pensar sobre a qualidade do tempo que você passa com as pessoas, se busca aprender com elas e usufruir do momento que têm juntos. Desta maneira, você aproveita os momentos de atividade física ou reproduz todas as notícias do jornal, acrescentando seu ponto de vista com mais acidez ainda?

Aliás, será que você desfruta da companhia de seus familiares quando chega em casa? Ou então, será que só sabe reclamar e apontar tudo o que deu errado no seu dia, contando todas as insatisfações que você têm em sua vida? Em vista disso, vale alertar: cuidado, tudo o que você foca se reforça e se torna um círculo vicioso de reclamação e mais motivos para reclamar!

Neste sentido, estas reflexões nos levam a perceber a postura que estamos adotando automaticamente. Ou seja, sem sequer nos darmos conta das oportunidades e tempo que estamos desperdiçando…

“Estar consigo mesmo” é uma forma de ficar de bem consigo!

A propósito, e quando a companhia é você para si mesmo? Como é sua atitude consigo: reprovadora? De cobrança? Pessimista? Você fica se assustando com todos os medos possíveis e também os inimagináveis? Para quê? Ao invés disso, que tal trazer mais amorosidade e compaixão para este relacionamento tão fundamental na sua vida?

Curiosamente, no livro de Louise Hay, Você pode curar a sua vida, ela comenta a respeito do quanto nós nos aterrorizamos constantemente! Inclusive, ela faz a provocação: O que você diz quando passa em frente a um espelho? Neste ponto, é fundamental prestar atenção a estas mensagens! Isto porque, elas podem estar sinalizando que o seu relacionamento consigo está em crise e não dá para pedir demissão ou divórcio de si mesmo. Entao, que tal olhar esta questão com mais carinho?!

Cabe ressaltar ainda, que o tempo todo temos mensagens em nossa mente e isso é tão automático que nem mesmo nos damos conta. Mas, se você começar a prestar atenção, vai perceber como sua mente fala com você! Por isso, repare o teor destas mensagens! Com efeito, seriam mensagens de medo, culpa, derrotismo OU são mensagens incentivadoras e positivas que te fazem ter mais ânimo de viver?

Namore consigo mesmo: conquiste-se!

Neste sentido, eu te convido a observar o seu diálogo interno e, se ele estiver negativo, trate de mudar esta situação! Ou seja, use e abuse da criatividade para se tornar uma companhia mais agradável para si!

Deste modo, se suas mensagens internas estiverem te colocando para baixo, inicie um processo de interrupção deste processo. Inclusive, há um vídeo bem interessante da psicóloga Flávia Melissa, com técnicas para ajudar nesta transformação.

De certo, quando estiver mais conectado consigo mesmo, sua conexão com os outros melhorará ainda mais! Isto porque, você será capaz de enxergar coisas que antes passavam despercebidas e sua criatividade melhorará, sua intuição ficará mais aguçada. Desta forma, o mundo ganhará um novo colorido.

Definitivamente, entre em conexão profunda consigo mesmo! Leia também Conexão Interna: como encontrá-la para reabastecer sua energia! Inclusive, invista neste relacionamento eterno entre você e sua Essência, persista neste exercício de “estar consigo mesmo”! Logo, o resultado disso será a plenitude, que só alcançamos quando nos sentimos livres para sermos quem somos! Assim, nos perceberemos cientes de que estamos sempre buscando crescimento e ficaremos felizes por estarmos no caminho.

Portanto, namore consigo mesmo, seduza-se, faça mimos e gentilezas para você! Afinal, toda relação precisa ser nutrida! Enfim, se dê pequenos presentes, ainda que sejam momentos de pura contemplação, um sorvete, um batom, uma atenção especial e amorosa consigo mesmo… Por último, use sua imaginação para proporcionar contentamentos ao seu coração! Deste modo, ame-se e você transbordará este amor por onde for!

“Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida.” Oscar Wilde

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!