É tempo de Renascer: voltando a escrever após a maternidade!

Última atualização em setembro, 2020

Já é tempo de renascer, me permitir, sair da toca, me mostrar e deixar as coisas fluírem! Depois do sumiço de praticamente 1 ano após o nascimento da minha filha, venho sentindo muita necessidade de voltar a escrever, organizar meus aprendizados e compartilhar conhecimentos. Foi, sem sombra de dúvidas, um ano sabático, ou melhor dizer, maternático, rs.

Neste sentido, te pergunto: você já experimentou um profundo contato consigo mesmo que parecia um enorme mergulho às profundezas do seu ser? Já sentiu necessidade de parar um pouco, concentrar energia e depois retornar vitalizado para seus projetos?

Mulher grávida na praia ofuscada pela luz do sol
Arquivo pessoal

Um homem precisa se queimar em suas próprias chamas pra poder renascer das cinzas! Friedrich Nietzsche

Renascer após a maternidade

Certamente, as  mães poderão concordar comigo que a maternidade é um processo intenso e, por vezes, doloroso. Afinal, mergulhamos num labirinto de profundo contato com nossas emoções, com nossas sombras, como diria Laura Gutman:

Um recém-nascido é isso: a manifestação organizada da sombra da própria mãe, ou seja, de tudo o que ela rejeita, desconhece ou dói em seu profundíssimo ser essencial. (p. 94 – A Maternidade e o encontro com a própria sombra)

Talvez, por ser uma pessoa muito dedicada e, ainda com ilusões de perfeccionismo, eu sabia que tiraria uma “licença maternidade caprichada”! Mas me espanto quando penso neste período de 1 ano! Afinal, parece que minha filha nasceu ontem, mas durante este tempo acho que morri e renasci diversas vezes. Aliás, nunca imaginei que me sentiria tão fragmentada, parece que meu ser anterior explodiu. Leia também Maternidade: a intensidade de sentir! Como redescobri minha vida!

Maternidade: um processo de autoconhecimento com sabedoria

Às vezes, fico inutilmente tentando juntar pedacinhos daquela que fui sem conseguir enxergar e aceitar quem sou atualmente. De fato, podemos entrar centenas de vezes em um rio e nunca será a mesma água! Diariamente nosso corpo se renova e nunca conseguimos ser a mesma pessoa. Entretanto, este processo é muito mais intenso e perceptível na maternidade.

No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo. Osho

Isto porque, girávamos em torno de nós mesmas e, de repente, começamos a girar em função de outra pessoa. Desta forma, são as necessidades dela que precisamos contemplar e o espanto se dá quando nos permitimos perceber que as necessidades dela são, na verdade, as nossas (aquelas mais mais ocultas).

Sob este prisma, tenho feito da minha maternidade uma ferramenta incrível e autoconhecimento! Isto porque através de meus medos, minhas necessidades eu tenho descoberto muito mais sobre mim, meu passado, minha criança ferida… Definitivamente, minha filha trouxe com ela uma oportunidade muito grande para que eu veja a vida sob outros ângulos, exercitando aspectos em mim que eu nem sabia que existiam!

Feito é melhor que perfeito!

Claro, eu gostaria de escrever perfeitamente, com imagens escolhidas minuciosamente, fazendo uma divulgação inteligente e articulada, mas agora o meu tempo é escasso! Definitivamente, minha prioridade é Ela, minha filha! Então, decidi que vou ser menos crítica e valorizar mais o simples ato de compartilhar o que me vai no coração!

Para tanto, serei mais humilde e condescendente comigo mesma. E, assim, perdoarei meu texto não perfeito com mais facilidade e amor! Desta forma, eu me proponho a tentar controlar menos as coisas e apenas deixar as mensagens que sinto importantes fluírem através de mim.

Com efeito, espero conseguir renascer para uma nova fase! Na verdade, vou considerar com seriedade aquela frase: “Antes feito, que perfeito!” ou a popular “O ótimo é inimigo do bom!”. Leia também Perfeição e perfeccionismo como ferramentas de autocobrança!

Infelizmente, vivemos nos iludindo com o perfeito, acreditando que o que vivemos ou fazemos não é suficiente! E por que não seria? Como ouvi uma amiga dizer: não se vê a rosa competindo com a margarida, comparando belezas! Desta maneira, cada uma é satisfeita por ser quem é, por expressar a magia da natureza dentro de si! Cabe destacar, inclusive, que nós possuímos esta mesma magia e, por vezes, não nos damos conta ou não a valorizamos!

Olhe para uma árvore, uma flor, uma planta. Deixe sua atenção repousar nelas. Note como estão calmas, profundamente enraizadas no Ser. Deixe que a natureza lhe ensine o que é a calma. Eckhart Tolle 

Reconexão Profunda para renascer

Portanto, agora é tempo de me reconectar com o profundo em mim e ir aos poucos retomando meu espaço, minha individualidade… Desta maneira, ir também permitindo que minha filha se desenvolva autônoma, independente e capaz de trazer à tona toda a magia de sua própria Essência.

Assim, é com muito carinho que retorno a este espaço que me nutriu e fortaleceu durante um período intenso de grandes aprendizados. No Conexão Profunda eu me sinto capaz de renascer e fortalecer meus processos através do genuíno compartilhar! Desta forma, escrevendo, consigo refletir e dizer, principalmente para mim mesma, coisas que minha alma sabe serem importantes de relembrar e compartilhar…

Por fim, percebo que escrever para mim é uma forma de renascer e, se minhas palavras forem úteis para você, melhor ainda! Neste momento, eu me alegro profundamente com a possibilidade de voltar a escrever, refletir e compartilhar da forma mais livre que eu conseguir! Assim, acredito que as sementes de minhas palavras podem florescer num belo jardim no meu coração e, quem sabe, no mundo!

Seja tão simples como você pode ser, você ficará surpreso ao ver o quão simples e feliz sua vida pode se tornar. Paramahansa Yogananda

Gratidão por sua leitura! Namastê _/\_

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Um Comentário

    1. Gisele A. Mendonça Peixoto

      Amei! É isso mesmo, muitas vezes o que julgamos imperfeito é exatamente o que precisamos para o momento! É preciso ter humildade e sabedoria para deixar a vida mostrar o caminho! Gratidão por suas palavras e incentivo! Namastê! _/|\_

    2. As vezes o nosso imperfeito é totalmente perfeito pro momento que estamos vivendo, só não enxergamos!
      Viva o simples e essencial que há em todos nós!
      Gratidão por retornar e compartilhar seus lindos textos, reflexões e experiências!

    Reflita conosco!