Criança Interna: busque este reencontro para nutrir o seu adulto!

Última atualização em setembro, 2020

Ultimamente, está na moda falar em criança interna, criança ferida ou mesmo criança interior! Você já ouviu esta expressão? Já refletiu a respeito de sua própria criança interna?! Este artigo é um convite para você mergulhar um pouquinho neste conceito tão importante quando estamos num processo de autoconhecimento e fortalecimento interno!

 menina soltando bola de sabão -criança interna
Imagem de Daniela Dimitrova por Pixabay

Assim, confesso que escrevi alguns outros artigos sobre este tema e os citarei ao longo do desenvolvimento do tema. Mas, percebo que por mais que eu escreva, ainda há aspectos importantes deste conceito para serem abordados!

Afinal, cada vez mais percebo como é fundamental buscar e resgatar esta criança interna para nos trazer de volta nossos sonhos antes dos condicionamentos! Isto porque, esta criança interna é portadora de nossa Luz Essencial e traz consigo muitas respostas para indagações que nosso adulto, por vezes, sequer consegue formular direito! Vamos refletir um pouco a respeito?

Há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente, o sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra o menino me dá a mão
Me fala de coisas bonitas que eu acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor (…) Milton Nascimento e Fernando Brant

Acesso à Criança Interna

Deste modo, existe em algum lugar dentro de você uma criança interna. Trata-se de alguém espontâneo, autêntico, alegre e capaz de ver a vida com muito mais leveza. Existe em você uma Essência de pureza, amor e entrega, que está longe de padrões rígidos, rótulos impostos e automatismos. Isto porque, existe uma criança que ainda habita o nosso ser e clama por atenção, carinho e um olhar mais amoroso.

Claro, eu sei que a infância pode ter sido um período doloroso, cheio de aprendizados difíceis e frustrantes. Mas lá também se encontra a grande chave de quem somos em Essência, assim como nos conta a música maravilhosa de Milton Nascimento e Fernando Brant! E, ainda que sua criança esteja ferida, ela possui recursos que você precisa e que poderão nutrir o adulto de hoje. Leia também CRIANÇA INTERIOR: a importância de cicatrizar antigas feridas!

Neste contexto, há um documentário fantástico, chamado Tarja Branca – A Revolução que faltava. Na minha opinião, sensacional é pouco para resumir o brilhantismo desta produção! Isto porque, o tema discutido é a sociedade moderna e a falta que faz o nosso “brincar” no cotidiano estressante! Com efeito, nossa criança pura e autêntica faz muita falta na vida rígida e automática que tendemos a levar, empurrados pela lógica do consumo.

Por isso, eu te pergunto: você se lembra da sua criança, que fantasiava e construía brincadeiras espontaneamente? Então, ela ainda está por aí, dentro de você, mesmo quando você pensa que não é capaz de fazer algo! E mais, hoje ela pode te dar a mão quando o seu adulto balançar! Contudo, nossa criança requer um reencontro, uma nova aproximação, que permita que ela se mostre com toda a sua graça, leveza e sabedoria.

Criança Interna, uma conexão com sua Essência 

Certamente, para muitos é impossível imaginar um contato com sua criança interna. Isto porque, estão congelados e, por que não dizer, engessados em sua figura adulta! E, este engessamento dificulta muito o contato com nosso lado emocional, mais autêntico e espontâneo. Quanto você está refém das expectativas alheias, do mundo e do seu ego inflado que quer corresponder à imagens e demandas externas? Ou seja, quanto você é capaz de honrar a criança interna que existe dentro de você e que tem desejos e vontades que nem sempre são possíveis de explicar através da razão lógica?

De fato, nossa criança possui uma conexão muito maior com a Essência, porque ainda não passou pelos condicionamentos sociais. Ou seja, ainda não sofreu a pressão dos rótulos e das “responsabilidades” adultas. Inclusive, vale a pena citar um trecho do texto de Osho “Nova Criança”:

Eu gostaria que vocês tivessem respeito pelas crianças. As crianças merecem todo o respeito que você for capaz de dar porque elas são tão frescas, tão inocentes, tão próximas da divindade. Está na hora de respeitá-las, e não de forçá-las a respeitar todos os tipos de corruptos – astutos, trapaceiros – simplesmente porque são velhos. Eu gostaria de inverter a coisa toda: respeito para com as crianças porque elas estão mais próximas da fonte, você está distante. Elas ainda são originais, você já é uma cópia carbono. E você é capaz de entender o que pode ocorrer se você tiver respeito pelas crianças? Através do amor e do respeito você pode protegê-las, evitando que tomem caminhos errados – não por medo, mas a partir do seu amor e respeito.

A arte de brincar

Sendo assim, cientes desta importância tão grande da Criança, resgatá-la dentro de nós parece ser fundamental para encontrarmos nosso sentido de vida. Afinal, ela é capaz de nos mostrar o caminho de acesso ao nosso coração, nossa profunda motivação de existir e, finalmente, de sermos nós mesmos.

Atualmente, parece que a moda é ser triste, estar depressivo, falar sobre doenças e catástrofes. Assim, vamos nos enrijecendo, dominados pelo medo, pela autodefesa e vamos perdendo nossa Essência.

Todavia, não estou propondo aqui algo parecido com o personagem de Peter Pan, que nunca queria crescer! E sim o contato com sua criança viva e alegre. Aliás, isso pode se manisfestar através de práticas simples e espontâneas: um riso solto; brincar com o filho ou alguma criança próxima; divertir-se em meio à natureza, contemplando o prazer que ela pode proporcionar; a prática de um esporte com os amigos. Enfim, qualquer coisa em que a proposta única seja DIVERSÃO! Neste sentido, leia também Suficiência para desfrutar: libertando nossa criança ferida!

A propósito, vale a pena refletir: quantas vezes nos esquecemos da importância da palavra DIVERSÃO em nossa vida? Não estou falando de shoppings, compras, jogos nos celulares ou coisas do tipo. Estou falando em pular corda, jogar cartas, empinar pipas, jogar futebol, correr com o cachorro… Sabe aquela alegria genuína que você sentia com coisas simples? Aquela sensação de ter DESFRUTADO muito bem o seu dia? Tudo isso passa por envolver seu corpo no espaço com uma dança, um banho de mar, uma corrida… Sentir-se leve como uma criança que não tem responsabilidades (livre das toneladas sobre os nossos ombros). Que tal exercitar um pouco mais este seu lado?

“Não leve a vida muito a sério – você nunca vai sair dela vivo”. Elbert Hubbard

Convide sua criança para brincar

Portanto, que tal olhar para si mesmo e enxergar que aí dentro habita uma pessoa muito especial? Esta pessoa já É tudo o que precisa ser! Pode estar em processo contínuo de desenvolvimento, mas todos estamos! Sob a minha ótica, este é o papel de todos NÓS nesta vida: se desenvolver! Então, pare de se cobrar perfeição, pare de se esforçar, pare de sentir medo e culpa! Leia também Paradigmas pra quê? A vida pode ser um infinito de possibilidades!

Assim, lembre-se de quando você era uma criança e se deixava solta no ar, apenas brincando, desfrutando o prazer de um dia ensolarado, de uma música alegre, de um passeio de bicicleta… Enfim, feche os olhos e olhe para sua criança interna, lembre-se de algum prazer único e genuíno. Traga esta emoção para o presente e pense de que forma você pode introduzir mais disso no seu dia-a-dia! Tenho certeza que, desta forma, você estará mais conectado com seu propósito de vida e sua felicidade!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!