• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Réveillon 2018: que tal um plano para os seus sonhos?

Época de réveillon nos faz repensar nossos sonhos e forma de viver. Traz uma egrégora de mudança, transformação, renascimento e realização. Que melhor momento para tirar os sonhos das nuvens e trazê-los para mais perto de nosso coração.

2018

Fonte Pixabay

DECISÃO: onde os sonhos são viabilizados

Sempre adorei estabelecer metas para me sentir navegando em uma determinada direção. Com satisfação percebo que muitas das minhas metas foram alcançadas, inclusive com mais facilidade do que eu esperava quando as desenhei.

Sempre gostei de escrever e colocar meus objetivos em listas, era algo que motivava minha compra de agendas para o próximo ano. Mas confesso que aos poucos fui exagerando, me cobrando demais e perdendo o prazer com este ritual.

Entretanto, AGORA sinto que o tempo à deriva me deu consciência de algumas coisas importantes. Por exemplo, o valor da flexibilidade, da aceitação de que tem coisas que são como são e também de que é necessário observar o fluxo da vida.

A partir do ponto de DECISÃO e com menos rigidez e auto-cobrança, vejo o quanto vale traçarmos um desenho do que queremos. É ele que nos permite ficarmos focados no alcance do que almejamos.

FOCO: este é o desafio

Com tantos papéis a desempenhar, com tantas pesquisas para fazer, numa sociedade que nos distrai o tempo todo…  Ficar focado é fundamental quando o assunto é realização de sonhos!

Este é o grande valor desta época de réveillon. Todos estão falando do que planejam para o próximo ano! Todos estão emanando a mesma energia de movimento, transformação e motivação. Que tal pegar carona nesta vibe?

Tirar da cabeça e colocar os sonhos no papel é uma forma de envolver-se com eles. Mas só envolvimento não basta! É preciso colocar uma data para que possamos nos empenhar de verdade. É preciso colocar um objetivo específico e mensurável para que possamos avaliar e realinhar a rota quando necessário. É preciso ter estratégia para que nos mantenhamos com FOCO e MOTIVAÇÃO. Ou seja, é preciso transformar sonhos em metas para que eles ganhem maior possibilidade de realização.

Para tanto, sugiro usar uma ferramenta que te conecte ao seu sonho, ao seu compromisso com você mesmo e te permita colocar-se em movimento.

ESTRATÉGIA: é a alma do negócio

Quando temos estratégia nos tornamos mais adaptáveis e flexíveis para lidar com as adversidades do caminho! Por isso, é importante traçar um plano e diferentes formas possíveis para conseguir realizá-lo.

Uma ferramenta muito útil, neste sentido, é a metodologia SMART

  • Specific – específico – números e dados (ex. Emagrecer 3kg)
  • Measure – mensurável – indicador (ex. pesar semanalmente)
  • Attainable – atingível – precisa ser realista (ex. com a reeducação alimentar e o programa de exercícios é possível emagrecer 3 kg em 3 meses)
  • Relevant – relevante – precisa ser importante (ex. quero ir para a praia mais magra)
  • Time Based – temporizável – precisa ter um prazo definido (ex. 01/03/2018

Eu usei o exemplo de perder peso apenas para facilitar a compreensão da metodologia. Quanto mais descritiva for a sua análise SMART, melhor será sua definição de metas para serem trabalhadas em 2018.

Agora, com uma estratégia montada, seus objetivos claros e definidos, fique atento para algumas armadilhas do caminho:

  1. Zona de conforto – medo do desconhecido, do novo, de arriscar-se. Pronto para sair da zona de conforto?
  2. Vitimização – é mais fácil ter dó de si mesmo do que correr atrás de seus sonhos. Criatividade para se libertar: amplie seu ângulo de visão!
  3. Medo de assumir responsabilidade e lidar com a frustração, aprender com os erros. Saiba qual a raiz da frustração e livre-se dela!

Quanto mais consciente você estiver de seus desafios, menor serão as possibilidades deles se transformarem em obstáculos. Por isso, é necessário armar-se de uma boa dose de motivação e trazer seus sonhos para mais perto de você.

VISUALIZAÇÃO CRIATIVA: coloque sua mente para trabalhar para você

Precisamos construir mecanismos para criar a sintonia que queremos para nossa vida. Não sou expert para falar sobre energia, por isso vale a pena ler este artigo para refletir um pouco mais a respeito: Visualização Criativa: A prova pela física quântica de que você atrai o que imagina e visualiza

De qualquer forma, é óbvio que para transformar nossos sonhos em realidade é preciso estar sintonizado com uma energia de realização! E isso não se faz com preguiça, reclamação, comodismo e medo! Leia também: VOCÊ tem MEDO de quê? Isso se faz com determinação, disciplina, coragem e comprometimento!

Precisamos criar uma energia que reverbere o que desejamos! É preciso entrar em contato profundo com o que realmente queremos, com os motivos pelos quais queremos e também com a sensação que teremos quando conquistarmos!

Traga imagens, busque sensações, visualize você realizando o seu sonho e programe sua mente para focar nisso. Desta maneira, você vai se colocando em situações novas, rompendo padrões e trazendo seus sonhos para mais perto de você e da realização que deseja. Para se inspirar um pouco mais, vale a pena ver Como Fazer a Visualização Criativa Funcionar

Estamos o tempo todo desconectados de nosso mundo interno, de nossos reais desejos e sonhos. Por isso a importância deste momento! Agora, é hora de olhar para dentro e ver o que REALMENTE queremos e importa pra gente!

Para finalizar, vamos recapitular:

  1. Listar sonhos para 2018, sempre lembrando que temos várias esferas a serem atendidas: profissional, saúde, familiar, emocional, financeira…
  2. Priorizar sonhos, pois o FOCO como vimos é fundamental!
  3. Encaixar estes sonhos em uma metodologia SMART ou pelo menos ficar atento para os requisitos!
  4. Visualizar e trazer o sentimento de realização para perto!

Que venha 2018 cheio de realizações para todos nós!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!