Presença: um desafio cotidiano para desfrutar a vida fora da mente!

Última atualização em setembro, 2020

Por acaso, no seu dia-a-dia você se pega distraído, sem se lembrar o que estava fazendo e de repente nem sabe como chegou até ali? Geralmente, isto acontece porque faltou presença, ou seja, faltou você REALMENTE estar onde seu corpo e sua atenção estão! Então, como se beneficiar da presença diante dos desafios cotidianos?

mulher com taça tibetana em postura de meditação - presença
Imagem de Binja69 por Pixabay

Por vezes, presença, parece um estado de difícil acesso! Inclusive, sempre achei interessante a arte da meditação, yoga, mindfulness… Com isso, eu sempre admirei pessoas que se mantinham em posições de aparente calma e tranquilidade, como se acessassem um mundo de plenitude e paz! Entretanto, confesso que ainda é um sonho para mim alcançar este estado!

Isso, provavelmente acontece, porque eu idealizo DEMAIS este estado de presença! Em geral, fico pensando que precisa respirar do jeito X, se posicionar da forma y… Assim, busco inúmeras desculpas mentais para justificar minha agitação interna!

Ultimamente, já tenho percebido que contemplar é um exercício e tanto! Desta forma, estar presente é o grande desafio diário com o qual me deparo constantemente!

“As soluções sempre aparecem quando saímos do pensamento
e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um instante” Eckhart Tolle

Estar no Aqui e Agora!

De fato, já escrevi comentando a respeito da importância e do poder que temos no Aqui e Agora, A vida é o aqui e agora: use seu PODER PESSOAL no momento presente! Acontece que, muitas vezes, falar e escrever é muito mais fácil que praticar e viver esta experiência cotidianamente!

Nestes nossos tempos de internet, celulares e um mundo de aplicativos e redes sociais, o que menos exercitamos é a PRESENÇA! Isto porque, tudo parece nos distrair, tudo é um convite para fora! Absolutamente tudo parece nos convidar para perder o foco, para julgar, comparar e alimentar nosso ego!

Hoje, vejo como a simples arte da contemplação – a qual sempre fui treinada – se torna, por vezes, desconectada de minha experiência cotidiana! Infelizmente, estamos o tempo todo pensando no passado (angustiados) ou no futuro (ansiosos)! Ou então, estamos no “estado zumbi”, perdidos nas redes sociais em nosso celular! Daí, não encontramos tempo ou disposição para observar o pôr do sol, a borboleta, o vôo do pássaro… Desta maneira, tantas vezes estamos nos “conectando” com quem está longe e perdendo completamente a sintonia com quem está perto!

Estado de Presença

Às vezes, parece meio estranho falar em estado de presença, mas é que raramente estamos presentes! Aliás, na maior parte do tempo, estamos perdidos em nossa mente, que insiste em pensar compulsivamente! Assim, vamos nos tornando zumbis que não olham nos olhos das pessoas, não sentem a água tocando nosso corpo quando lavamos a louça… Inclusive, até mesmo um momento tão sagrado e introspectivo quanto o banho vai se tornando automatizado!

Quando temos filhos, sentimos um chamado da mãe natureza para que observemos o mundo com novos olhos e outra perspectiva! De maneira incrível, a criança nos convida a olhar o mundo com mais PRESENÇA, ativando nossa criatividade e o sabor da vida. Todavia, isso só acontece se estivermos disponíveis emocionalmente! E, para perceber e aceitar este convite, é preciso estar atenta e PRESENTE! Conforme nos lembra Augusto Cury é preciso aprender a Arte de Contemplar o Belo.

Facilmente, observamos as pessoas olhando atrofiadas para as telas de seus celulares enquanto perdem o sorriso e o brilho no olhar dos filhos! No entanto, apesar de estar consciente desta imensa armadilha, preciso me policiar para não ceder aos convites de notificações do meu celular!

Compromisso com a Presença

De fato, até mesmo quando fazemos o que amamos como escrever, no meu caso, precisamos estar conscientes do tempo REAL das coisas! Sendo assim, na natureza tudo passa por um processo e um tempo próprio que envolve o ciclo com começo, meio e fim! Mas, depois das inúmeras tecnologias que inventamos, perdemos esta conexão com o processual das coisas! Infelizmente, nós nos desconectamos da luz do sol, do tempo de descanso trazido pela noite, nos esquecemos das estações do ano… Com efeito, buscamos um mundo de artificialidade que nos desconecta de nós mesmos, de nossa natureza e nos desequilibra sem que percebamos!

Por isso, é preciso CONEXÃO PROFUNDA e muito compromisso com a presença! Afinal, isso é como um treinamento que precisa ser priorizado diariamente: Eu escolho estar presente no Aqui e Agora! Com isso, apesar de TUDO que tenho para fazer, vou sentar e desenhar com minha filha, sem pensar em mais nada! Deste modo, eu escolho abdicar de tudo o que tenho para fazer e dançar livremente com minha filha neste momento!

Ou seja, são escolhas! E, apesar das inúmeras vozes de “Você deveria estar…” que minha mente insiste em dizer, eu sei que estou ESCOLHENDO A PRESENÇA!

PRESENÇA: um estado de NÃO-MENTE

Vivemos atualmente num estado de compulsão mental que nos faz não viver! Muitas vezes, estamos apenas zumbizando por aí! Você olha no olho da atendente do supermercado antes de ser atendido no caixa? Ou será que você está ansioso querendo colocar todas as mercadorias no balcão?

Talvez, esteja irritado com alguém na fila? Ou preocupado por estar gastando demais? Está pensando que, talvez, devesse ter pego mais chocolate para compensar as frustrações do dia-a-dia? Pode ser também que esteja ansioso, respondendo alguma mensagem no Whats App ou será que está perdido no facebook ou no Instagran? Definitivamente, você está na sua mente, não está no presente!

Portanto, pare para observar como poucas pessoas estão presentes! Raríssimas pessoas te olham nos olhos, te dizem bom dia e sorriem espontaneamente quando te olham na rua! Novamente, reafirmo que se trata de um exercício: sair do piloto automático e tomar muita consciência da vida, das escolhas e das pessoas em torno! Desta forma, existem inúmeras vozes em nossa mente, inúmeros convites para olharmos para fora e nos distrairmos e a pergunta é: você quer viver consciente ou quer zumbizar por aí? Vibro para que possamos fazer mais escolhas conscientes! 

Gratidão pela leitura! Namastê!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Um Comentário

    1. Olá Emerson, tudo bem? Gratidão pelo elogio, saber sua opinião me motiva ainda mais a continuar minhas reflexões, aprofundando cada vez mais! Namastê! _/\_

    2. O que falar desse site, só agradecer por você compartilhar esses ensinamentos, conheci seu site hoje e já li alguns textos e todos com ensinamentos maravilhosos.
      Obrigado por compartilhar esses ensinamentos, tudo de bom para você.

    Reflita conosco!