Última atualização em setembro, 2020
Inicialmente, eu te pergunto: Quais os sonhos que você quer realizar? Você tem clareza do que quer? Muitas vezes, queremos realizar sonhos e sequer os definimos com clareza e objetividade! Desta maneira, as frustrações logo nos atrapalham a vislumbrar qualquer caminho de realização de nossos sonhos! Ou seja, antes mesmo de começar a corrida, já ficamos retidos pelos primeiros obstáculos!
Longas listas: o caminho para a frustração!
De fato, nestes meses que iniciam o ano, nossa tendência é querer colocar em ação novos planos e metas para realizar nossos sonhos. Com base nisso, queremos tirar do armário aquela ideia de:
- aprender um idioma;
- sair do sedentarismo;
- comer comidas saudáveis;
- cuidar mais do visual;
- tentar encontrar o amor;
- estudar mais para conquistar o trabalho dos sonhos…
Com isso, por aí vai uma longa lista de projeções infinitas sobre quem gostaríamos de ser. E, veja bem, nada contra aproveitar o início do ano para colocar novos planos em ação! Especialmente, se for para se colocar em primeiro lugar e se cuidar mais! Todavia, o grande problema é quando isso vira uma lista sem fim de idealizações e expectativas! Ou seja, longa lista baseada em tudo o que não está alinhado com quem somos. Leia também Ano Novo, vida nova! Será? Depende do que isso significa para você!
Fazendo o SEU melhor para realizar sonhos!
Neste sentido, é fundamental estarmos conectados com os desejos profundos de nosso coração e nos dispomos a fazer o nosso melhor. Desta forma, nos libertamos do excesso de expectativas para poder, de fato, realizar. Inclusive, também nos libertamos das culpas e cobranças de tal modo que tudo flui muito melhor.
Certamente, todos temos um dia relativamente curto para tudo o que gostaríamos de fazer! Afinal, entre tarefas cotidianas, cuidados com a saúde e atividades de lazer, estamos sempre buscando realizar sonhos.
Por acaso, se você trabalha 8 horas por dia e passa mais 2 ou 3 horas em deslocamentos, você sabe o quanto seu tempo é curto! Isto exige saber administrar muito bem as horas de seu dia para se respeitar nesta busca por novas realizações.
Logo, grandes idealizações de metas e sonhos podem, facilmente, se transformar em frustrações se não houver um planejamento cuidadoso, que leve em conta a realidade da sua vida. De certa forma, parece que minha mensagem é desencorajadora, mas longe disso, se trata de um convite para refletir sobre a importância do planejamento.
“Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.” Provérbio Chinês
Planejamento: a arma para controlar a ansiedade
Acima de tudo, sei que a palavra planejamento causa aflição em muitas pessoas! Muitas vezes, elas ficam desanimadas, pensando que se trata de algo mirabolante. Mas nada disso! Na verdade, o planejamento proposto aqui se refere a “quebra” de um sonho ou meta em partes factíveis no dia-a-dia. Isto é, assim como a construção de um prédio se inicia pelo alicerce, qualquer sonho exige a criação de uma base forte, dividida em etapas estruturantes.
A propósito, ao refletir sobre isso, sugiro um filme chamado A Travessia. Isto porque, este filme retrata o planejamento detalhado e audacioso de um sonho: atravessar as Torres Gêmeas do World Trade Center em 1974. Assim, trata-se de uma história verídica do acrobata francês Philippe Petit, que atravessou as torres se equilibrando em um cabo – algo parecido com a prática do slackline! Desta maneira, ao longo do filme podemos observar como ele vai criando um grupo de aliados, um planejamento minucioso e como cada conquista vai fazendo o sonho dele se tornar mais real.
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Johann Goethe
Mantendo a motivação para realizar sonhos!
Para tanto, é importante ficar atento para não traçar metas inalcançáveis e se torturar depois com cobranças. Afinal, a consequência de expectativas muito altas é sempre muita frustração. No entanto, para evitar isso, o melhor é estar alinhado com a realidade e dar pequenos e consistentes passos na direção do que se quer!
Claro, é normal sentir medo, ansiedade, vontade de se impulsionar de uma vez em busca do que queremos. Contudo, isso apenas reflete nossa grande incerteza de que somos capazes de alcançar algo. Afinal, se tivermos paciência e cuidado para planejar, nossas chances de obter êxito aumentam e muito.
Por isso, vale a pena ressaltar que não existe planejamento perfeito e ajustes sempre fazem parte de qualquer processo de construção. Portanto, mantenha sua motivação na importância de seu sonho ou meta! Desta maneira, estude como é possível dividí-lo em um conjunto firme de ações e tarefas. Então, a partir disso, se prepare para manter a chama de seu entusiasmo acesa.
“Qualquer pessoa pode elevar-se acima das suas circunstâncias e alcançar sucesso, caso se dedique e tenha entusiasmo pelo que faz.” Nelson Mandela
Deste modo, não tema as frustrações, mas esteja ciente de que elas podem estar sinalizando que você precisa reajustar seu planejamento, sua motivação ou até mesmo seus sonhos! Por isso, estabeleça seus sonhos com clareza, comprometa-se em fazer o seu melhor, divida ações bem planejadas e mantenha sua motivação acesa! Assim, sua jornada estará muito bem estruturada para novos horizontes, mais alinhados com seus sonhos!
Gostou do texto? Preencha o seu e-mail abaixo e receba os próximos posts!