Treino de Merecimento: algumas ferramentas de exercício mental!

Última atualização em fevereiro, 2021

Exercite o seu cérebro de forma simples, prática e constante para transformar o seu padrão mental de merecimento!

O “treino de merecimento”, conforme estou chamando, é formado por ferramentas simples com recursos terapêuticos. Ao longo de minha jornada em busca de reconexão com o meu merecimento descobri alguns recursos que acho importante compartilhar com você!

De forma simples e prática você vai descobrir como é possível utilizar a mente a seu favor! Por isso, é importante saber que se trata de um trabalho de consciência interna. Ou seja, perceber e identificar padrões, crenças limitantes e tudo o que bloqueia nosso acesso ao merecimento.

Afinal, nossas crenças de merecimento afetam diretamente as diversas áreas de nossa vida. Seja a vida amorosa, financeira, profissional e espiritual, todas são impactadas pela forma como você sente merecer!

A propósito, o que você sente que merece? Se perceber que precisa fortalecer o seu merecimento, continue lendo e descubra ferramentas simples e práticas para você se reconectar com ele.

Fonte Pixabay

Merecimento como um padrão mental

Sendo assim, trata-se de algo muito profundo e cheio de interligações que interferem na nossa qualidade de vida! Para melhorar isso, é fundamental compreender qual é o gatilho que ativa nossa falta de merecimento!

No artigo Merecimento e Limpeza de Padrões Familiares: honrar para merecer! analiso como recebemos muitas mensagens sobre merecimento desde nosso nascimento. Inclusive, a maioria delas fica se repetindo em nosso inconsciente como um padrão automático de comportamento.

Neste processo, ficamos como cachorros correndo atrás do rabo! Isto porque, queremos coisas que não são sustentadas por nosso comportamento. Certamente, você já se pegou fazendo promessas de ano novo que sabia que não conseguiria cumprir.

Segundo o Dr. Joseph Murphy, autor do best seller O poder do subconsciente:

Todos nós temos medos, crenças e opiniões próprias. Essas suposições interiores nos dirigem e governam nossa vida. Em si e por si mesma, a sugestão não tem poder algum. O poder nasce do fato de ela ser mentalmente aceita. Só nesse ponto é que o subconsciente começa a agir de acordo com a natureza da sugestão. (p. 39)

Desta forma, apesar de reconhecer a importância de novos comportamentos em sua vida, você sempre acaba voltando ao padrão conhecido? Calma, isso acontece com a grande maioria de nós!

Então, para ressignificar tudo isso, é preciso fazer o que estou considerando um “treino de merecimento”! Ou seja, utilizar as mais diversas ferramentas para harmonizar este aspecto de escassez e insuficiência dentro de nós! Além disso, colocar novas sugestões ao nosso padrão mental!

Será mesmo necessário sofrer para merecer?

Pessoalmente, percebi uma grande dificuldade para sentir e experimentar o merecimento. Infelizmente, ainda estamos profundamente presos a ideias de julgamento, comparação e punição. Além disso, há uma cultura religiosa que sustenta fortemente as ideias de pecado, culpa e punição em nosso inconsciente coletivo.

Assim, reféns da lógica da escassez e do medo, não nos permitimos ser o que viemos para ser: aprendizes da vida! Ou seja, pessoas que se experimentam o processo de crescimento e amadurecimento. Com isso, ficamos tão obcecados com os resultados que deixamos de aproveitar a viagem.

Com certeza, a maioria de nós aprendeu que é necessário se esforçar para merecer! Ou se sacrificar para honrar. No entanto, isso não nos leva ao merecimento. Mas sim à sentimentos de vergonha, autopunição, baixa estima. Infelizmente, com estes sentimentos criamos um círculo destrutivo para nossa vida!

Desta forma, o melhor em nós fica congelado! Afinal, não nos permitimos realizar o que verdadeiramente queremos! Assim, perdemos tempo com medo do erro, medo do que os outros vão pensar. O resultado é que nos desconectamos de nossos verdadeiros desejos e de nós mesmos!

Como tudo pode ser mais fluido e abundante?

De forma alguma estou dizendo que realizar o que desejamos não exige trabalho, dedicação e compromisso com o aprendizado. Para realizar, é fundamental estarmos alinhados e comprometidos com o que queremos! E quanto maiores forem nossos sonhos, maiores terão que ser nossa preparação, dedicação e empenho!

Mas será que isso precisa ser pesado, difícil e doloroso? Ou seja, será que precisa mesmo: “matar um leão por dia?” Será que precisa de um esforço que tire sua paz e comprometa seus relacionamentos ou sua saúde?

Claro que NÃO! Com certeza, estamos vivendo esta experiência na Terra para aprender e sermos felizes no processo! Então, eu posso e mereço equilibrar minha vida para conquistar e desfrutar! Assim, eu consigo aprender com fluidez e clareza, além de aproveitar melhor a beleza dos caminhos!

Merecemos simplesmente por existir!

Ao se desvincular da ideia de “fazer por merecer”, somos capazes de relaxar mais do resultado e aproveitar o processo de construção das coisas! Claro, planejamento é útil, estratégias são bem vindas! Mas tudo isso com muita amorosidade e generosidade! Desta maneira, sustentamos nossa certeza de que merecemos por existir e vamos buscar realizar, porque somos capazes!

Claro, isto é muito particular e você dê o nome que preferir. Mas acredito que estamos aqui, porque somos frutos da Divina Criação, somos a expressão manifesta da vontade Divina! Portanto, merecemos desfrutar de tudo o que pudermos conquistar de forma honesta.

Sem dúvida, para chegar neste nível de “libertação” da matrix da escassez é preciso muito trabalho interno, consciência e persistência! Por isso, tenho praticado uma espécie de “treino de merecimento!” Através de diferentes ferramentas, usadas de maneira consistente, venho treinando novos padrões de merecimento.

Treino com foco no merecimento

No artigo Merecimento: um Caminho de Coragem para olhar para nós mesmos! ressaltei a importância da autorresponsabilidade e da coragem! De fato, estas são ferramentas fundamentais para quem deseja trilhar uma jornada de reconexão com o merecimento!

Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)

    Neste processo, é fundamental observar também hábitos como a comparação e o julgamento! Afinal, sempre que ficamos olhando para fora, comparando e julgando, nos perdemos de nós mesmos! Por isso, observe como isso acontece facilmente quando você está conectado a redes sociais!

    Claro, para muitos pode parecer uma postura egoísta, alienada e seja lá o que, mas o meu caminho têm sido olhar para dentro e trabalhar nisso! E, confesso, tenho visto resultados incríveis em minha vida!

    “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Mahatma Gandhi

    Então, se você deseja se conectar profundamente com o seu merecimento, faça uma dieta de comparação e julgamento! Nesta “dieta”, exercite o chamado “observador passivo”. Isto significa observar sem se envolver, julgar ou reagir! Apenas, observe como quem contempla nuvens no céu que passarão, pois tudo passa!

    Depois desta dinâmica, perceba os convites para a raiva, o julgamento, a indignação… E, principalmente, observe o medo, que está por trás de todos estes sentimentos de “reação” de nosso piloto automático. Gentilmente, recuse os convites, apenas os observe sem se envolver, assim como acontece com as nuvens que passam sem te levarem com ela!

    Certamente, este exercício trará maior clareza nas situações conflituosas! Além disso, trará também muita paz interior, porque você exercitará se responsabilizar por seus sentimentos!

    Treino de merecimento com ho’oponopono: simples e curativo

    Neste sentido, outro recurso importante é o Ho’oponopono. Trata-se de uma ferramenta havaiana muito especial que cura através do perdão! Inclusive, literalmente “ho” significa cura e “ponopono” é traduzido como arrumar, endireitar!

    Desta forma, a ideia geral é que situações de dor e desconforto aprisionam memórias. E são estas memórias, padrões de dor e sofrimento, que tendem a se repetir incessantemente até que sejam liberadas.

    Então, praticar o ho’oponopono permitiria a liberação e limpeza destas memórias inconscientes. Por isso, para construir um novo caminho de acordo com o que querermos, é fundamental abrir espaço. Ou seja, limpar velhos padrões de memórias que impedem a construção de novos padrões de comportamento!

    Neste sentido, gosto de imaginar estas frases do ho’oponopono como uma grande vassoura! Trata-se de uma ferramenta capaz de limpar e curar territórios, que nem sabíamos estarem feridos! Para muitos, parecerá algo simples demais! E por que precisa ser difícil? Vamos nos libertar do sofrer para merecer?

    Com certeza, muitas vezes, as soluções são simples e nós que as complicamos! Experimente e veja se funciona para você! Contudo, não se iluda banalizando o simples!

    Cabe destacar que o simples merece respeito e persistência para ser efetivo! Portanto, eis aí o segredo para a maioria dos êxitos: a persistência e a fé! Então, ainda que os resultados não estejam sendo vistos como gostaríamos, eles estão em constante construção!

    Assim como uma pequena semente precisa de terra, água, sol e confiança para germinar, da mesma forma são as nossas intenções. Por isso, para inspirar recomendo A história do bambu chinês.

    As palavras mágicas do Ho’oponopono para liberar memórias

    Sinto Muito, Me Perdoe, Te Amo, Sou Grata

    Desta maneira, estas quatro frases visam harmonizar a situação que nos traz desconforto! No entanto, isto NÃO significa ter razão, vencer alguma discussão. Neste sentido, PACIFICAR significa apaziguar tudo isso que nos gera mal estar internamente!

    Basicamente, trata-se de revisitar nosso porão e organizá-lo, limpando memórias de dor e desconforto! Neste processo de treino de merecimento, vale a pena recitar também a Oração original ou Ho’oponopono Oração Original.

    Para tanto, a ideia é dissolver as mágoas e feridas que ainda nos machucam! Inclusive, convém deixar claro, que percebo que estas palavras se tornam ainda mais curativas quando são direcionadas para nós mesmos! Afinal, dentro de nós existem estes registros de velhos traumas, mágoas e histórias mal resolvidas que precisam de harmonia!

    Persistência e intenção para liberar memórias

    Para resumir, eu assimilei o ho’oponopono da seguinte forma:

    Sinto muito pela situação que me gera mal estar;

    Me perdoe por estar sentindo este desconforto;

    Eu te amo e posso aprender com o que está acontecendo e

    Sou grata pela oportunidade de vivenciar esta situação e me libertar dela!”

    Por isso, recomendo que experimente recitar estas palavras constantemente como um mantra poderoso! No início, recitar pode parecer um ato mecânico. Mas, ainda assim, é poderoso quando mantemos nossa intenção.

    Desta maneira, com persistência e INTENÇÃO de liberar memórias de dor, tudo vai fazendo sentido! É importante realizar este treino de merecimento com intenção e disciplina! Afinal, quando queremos treinar para fortalecer os músculos isso não acontece do dia para a noite, não é mesmo?!

    Treino de merecimento com mentalizações afirmativas

    Com certeza, você já percebeu que na vida, nossa mente pode ser nossa aliada ou nossa pior inimiga! Inclusive, gosto muito da metáfora de Lair Ribeiro sobre nossas crenças limitantes como se fossem balas! Segundo ele, mais fácil que retirar antigas crenças, é inserir novas crenças!

    Neste sentido, fazer um “treino de merecimento” é fundamental para criar novas rotas neurais em nosso cérebro! Isto significa novos caminhos na direção do que desejamos! Conforme esclarece Louise Hay no livro Você pode curar a sua vida:

    Aprenda a pensar em afirmações positivas. Afirmação é qualquer declaração que você faz. Pensamos em afirmações negativas com uma frequência exagerada. Elas só servem para criar mais do que você não quer. (p.115)

    Deste modo, é fundamental oferecer pensamentos de qualidade para nutrir a nossa mente com novas possibilidades! Para isso, utilizo o que a autora chamou de Tratamento de Merecimento. Ou seja, palavras de ordem na direção do merecimento. Para criar hábitos mentais novos, estas palavras devem ser recitadas por você em voz alta por um período mínimo de 21 dias.

    Contudo, se você, como eu, identifica crenças muito fortes de falta, escassez, insuficiência, medo, etc., sugiro que faça por um período maior! Inclusive, recomendo que repita antes de dormir e ao acordar! Isto serve para aproveitar o momento em que nossa mente consciente ainda não está em sua capacidade plena!

    Portanto, faça o exercício e observe-se! Provavelmente, sua mente vai tentar voltar ao foco do não merecimento de forma automática. Por isso, é fundamental persistir de forma constante! Aos poucos, você perceberá como sua postura de vida vai se transformando para uma perspectiva mais positiva!

    Tratamento de Merecimento

    Sou merecedor. Mereço tudo o que é bom.
    Não uma parte, não um pouquinho, mas tudo o que é bom.
    Agora me afasto de todos os pensamentos negativos, restritivos.
    Liberto e deixo ir todas as minhas limitações.
    Em minha mente, sou livre.

    Agora me transporto para um novo espaço de consciência, onde estou disposto a me ver de maneira diferente.
    Estou decidido a criar novos pensamentos sobre mim mesmo e minha vida.
    Meu modo de pensar torna-se uma nova experiência.
    Eu agora sei e afirmo que sou uno com o Poder de Prosperidade do Universo.
    Assim, prospero de inúmeras maneiras.

    Está diante de mim a totalidade das possibilidades.
    Eu mereço vida, uma boa vida.
    Mereço amor, uma abundância de amor.
    Eu mereço boa saúde.
    Mereço viver com conforto e prosperar.

    Eu mereço alegria e felicidade.
    Mereço a liberdade de ser tudo o que posso ser.
    Eu mereço mais do que isso. Mereço tudo o que é bom.
    O Universo está mais do que disposto a manifestar minhas novas crenças.
    Aceito essa vida abundante com alegria, prazer e gratidão, pois sou merecedor.

    Eu a aceito; sei que é verdadeira.
    Sou grato a Deus por todas as bênçãos que recebo.

    (Louise L. Hay)

    Para ajudar você a se lembrar de nutrir o seu treino de merecimento cotidianamente:


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!