Merecimento e Limpeza de Padrões Familiares: honrar para merecer!

Última atualização em março, 2021

Descubra como honrar sua família e se sentir merecedor para realizar seus sonhos! Liberte-se para ter uma vida mais leve!

Em primeiro lugar, aposto que você nunca relacionou merecimento e a limpeza de padrões familiares, não é mesmo?! Por outro lado, já deve ter se sentido cobrado pelas exigências e padrões familiares, não é mesmo? Por exemplo, quando vai se formar? Quando você vai se casar? E meu neto, quando virá?

Certamente, por maior que seja seu bom humor, às vezes isso é bem chato! Afinal, parece que a vida tem um roteiro a ser seguido e a sensação que fica é que você não está seguindo o script! Como se a vida tivesse um caminho único a ser seguido! Às vezes, sua família não pode saber, mas você nem tem a intenção de seguir os passos que todos esperam de você!

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Frequentemente, nossa sociedade e educação exigem de nós um comprometimento com “a regra”. Contudo, estas “regras” e exigências acabam condicionando nossa sensação de merecimento de forma consciente ou inconsciente. Apesar de não significarem nada na nossa vida prática, elas impactam no merecimento que nos permitimos sentir. Você já percebeu isso?

Uma investigação sobre o Merecimento

Certamente, merecimento é algo a ser refletido por diferentes perspectivas. Caso tenha interesse, seguem algumas sugestões para você se aprofundar no assunto:

    Seu e-mail (obrigatório)

    Trazendo clareza para os processos

    Neste artigo em especial, o foco será a libertação de padrões familiares que nos atrapalham sentir o merecimento. Em outras palavras, isto significa se libertar de uma lógica de repetição de padrões que nos torna reféns de forma inconsciente!

    Realmente, há inúmeras ferramentas de autoconhecimento que podem contribuir no processo de consciência de nosso merecimento! Dentre elas, algumas envolvem a limpeza de padrões familiares.

    Por isso, o objetivo é trazer clareza para os nossos processos! Afinal, através da consciência, velhos condicionamentos podem ser libertados!

    “Sentimento de culpa é substituto da ação. Quem sente culpa não faz nada. Permanece passivo”. Bert Hellinger

    Merecimento e Limpeza de Padrões

    Geralmente, nossos padrões são sustentados por crenças limitantes que fomos absorvendo ao longo de nossa jornada! Inclusive, muitas vezes, estas crenças estão automatizadas dentro de nós!

    Por isso, a metáfora que me ocorre são regras de um jogo que já internalizamos e automatizamos. Então, não as repassamos e nem verificamos sua validade, apenas nos preocupamos em jogar o jogo!

    No entanto, estas regras nos foram passadas há muito tempo! Provavelmente, elas vêm se arrastando ao longo do tempo, sendo passadas de geração em geração.

    Exercício de Merecimento

    Desta maneira, proponho este exercício que nos conecta com a possibilidade de fazer uma limpeza de padrões! Agora, pegue lápis e papel para escrever tudo o que ocorrer em sua mente ao refletir sobre estas duas questões:

    1. O que é MERECIMENTO para você?
    2. Quando me sinto MERECEDOR(A)?

    Assim, podemos nos apropriar de nossas crenças mais profundas sobre merecimento. A partir disso, limpar padrões que já não combinam com nossas experiências.

    Portanto, o MERECIMENTO esconde muitas crenças sobre nosso valor e posturas diante da vida. Consequentemente, ao acessar estas crenças, temos a oportunidade de ressignificá-las!

    Distância entre o que você merece e o que você se permite

    A propósito, sabe aquele relacionamento falido do qual você não consegue se livrar? Ou então, aquele trabalho que você sonha, mas não consegue conquistar? Talvez, sua tendência de ultrapassar os limites do cartão de crédito comprando coisas que nem fazem sentido na sua vida! Por vezes, sua dificuldade em encontrar saciedade com a comida!

    Provavelmente, todos estes comportamentos te desafiam. E mais, eles indicam posturas contraditórias entre o que você merece e o que você faz! Por acaso, há na sua experiência uma distância enorme entre o que você merece e o que você se permite experimentar?

    Certamente, observar nossas crenças é o primeiro passo para tomar consciência delas! A partir disso, é possível ressignificá-las dentro de um contexto mais atualizado! Por isso, o fundamental é saber que você pode reprogramar suas crenças! E para que você tenha sucesso no que deseja, precisa se alinhar com a realidade que vivencia AGORA!

    Honra e Gratidão aos Antepassados

    De fato, nosso passado e antepassados precisam ser olhados e INTEGRADOS ao nosso sistema com muito respeito e gratidão! Afinal, foi a existência deles em todos os seus detalhes que nos trouxe onde estamos! Por acaso, você já pensou:

    • Quantas vidas sustentaram tudo o que somos hoje?
    • Quantas decisões e aprendizados, erros e acertos resultaram no que somos hoje?
    • Quantos caminhos e bifurcações, emoções e sentimentos nos trouxeram onde estamos AGORA?

    Honrar não significa obedecer!

    Convém esclarecer que honrar e agradecer NÃO SIGNIFICA se manter fiel. Inclusive, muitos padrões antigos não são saudáveis e sintonizados com a experiência que queremos! Neste sentido, honrar significa apenas reconhecer que cada um tem o seu lugar e sua importância dentro do sistema!

    Assim, ao estabelecermos esta clareza, nos desconectamos da necessidade de entender, julgar e avaliar o passado! Deste modo, podemos seguir adiante, fortalecidos pelo nosso sistema!

    Portanto, quando olhamos, integramos, reconhecemos e agradecemos, estamos livres para seguir em frente! Inclusive, para fazer diferente! Claro, cientes da responsabilidade que temos com a nossa história!

    Emaranhamentos com o Passado

    Entretanto, às vezes, olhamos para o passado com ares de superioridade e julgamento. Trata-se de uma postura arrogante de quem parece saber mais. Infelizmente, isso é bastante comum em nossa cultura!

    De fato, esta postura atrapalha nossa relação com nosso sistema familiar. Isto porque causam os chamados emaranhamentos! Ou seja, na perspectiva da Constelação Familiar, as confusões e complicações dos indivíduos em histórias que não lhes pertencem!

    Sobretudo, isso ocorre quando olhamos com peso, dó, culpa, vergonha ou qualquer tipo de julgamento para nossa família! Inclusive, para entender mais profundamente, recomendo o vídeo da Psicóloga e Consteladora Familiar Inês Rosangela SUCESSO NA VIDA! Julgamento, vergonha e dó atrapalham?

    Diante disso, é importante saber que, muitas vezes, nos aprisionamos de forma adoecida ao padrão familiar. Inclusive, em alguns casos, tóxico! Por isso, o convite aqui é para fazermos uma limpeza de padrões com base nos ensinamentos das Leis da Ordem do Amor.

    De acordo com a Constelação Familiar existem 3 leis fundamentais: hierarquia, pertencimento e equilíbrio de troca. Então, para que nossa vida flua, é preciso respeitar estas leis! Caso queira se aprofundar um pouco mais, leia Dor emocional, muitas vezes pior que uma dor física! O que fazer?

    Cura e Libertação de Lealdades Familiares

    Particularmente, sempre tive medo de que as pessoas que amo não soubessem o quanto eram importantes para mim. Ou então, percebo que me esforçava demais para atender às expectativas alheias como prova do meu amor.

    Porém, após a maternidade, percebi como o amor pode ser simples! Isto é, ele flui de forma natural como um sorriso de criança. Em outras palavras, a vida me presenteou com a oportunidade de perceber que o amor não necessita de provas! Não precisa de obrigações, dívidas de gratidão e todas estas coisas rígidas. Na verdade, o amor se alimenta de leveza!

    A fluidez do amor

    Com isso, o amor precisa apenas de espaço para se manifestar! Quanto mais amor eu vibro, mais amor eu recebo direta ou indiretamente! Por exemplo, o agricultor prepara a terra, joga as sementes, rega, cuida e aguarda que a Mãe Natureza faça seu amor florescer e frutificar! Isso acontece de forma simples e natural!

    Por muito tempo, também acreditei que era preciso ser leal. Parecia que o mundo estava em guerra e era preciso escolher um lado! Contudo, hoje vejo a importância de ser leal ao meu coração, minha intuição e meus sentimentos! Ou seja, leal com a minha história e o que eu quero deixar para as próximas gerações!

    Portanto, reconheço a importância de TODOS os meus ancestrais! Incluo a todos com muito amor e gratidão! Por isso, sei que sua história e contribuição foram fundamentais para que eu chegasse até este momento de minha vida!

    A partir daqui, com a força de meu sistema familiar, devidamente honrado, sou capaz de olhar para a minha vida com sabedoria! Sob esta perspectiva, compartilho com vocês uma ferramenta de merecimento e limpeza de padrões familiares.

    Sobretudo, esta antiga oração nos convida a assumir nossa vida e responsabilidade em nosso processo de cura. Deste modo, a libertação será feita com amor, respeito e gratidão!

    Oração para Libertação do Sistema Familiar

    Essa antiga bênção foi criada em um antigo idioma Nahuatl, falado desde o século VII na região central do México. Ela trata de perdão, carinho, desapego e libertação:

    “Eu liberto meus pais do sentimento de que já falharam comigo. Eu liberto meus filhos da necessidade de trazerem orgulho para mim. Que possam escrever seus próprios caminhos de acordo com seus corações, que sussurram o tempo todo em seus ouvidos.

    Liberto meu parceiro da obrigação de me completar. Não me falta nada, aprendo com todos os seres o tempo todo.

    Agradeço aos meus avós e antepassados que se reuniram para que hoje eu respire a vida. Libero-os das falhas do passado e dos desejos que não cumpriram, conscientes de que fizeram o melhor que puderam para resolver suas situações dentro da consciência que tinham naquele momento. Eu os honro, os amo e reconheço inocentes.

    Eu me desnudo diante de seus olhos, por isso eles sabem que eu não escondo nem devo nada além de ser fiel a mim mesmo e à minha própria existência, que caminhando com a sabedoria do coração, estou ciente de que cumpro o meu projeto de vida, livre de lealdades familiares invisíveis e visíveis que possam perturbar minha Paz e Felicidade, que são minhas únicas responsabilidades.

    Renuncio ao papel de salvador, de ser aquele que une ou cumpre as expectativas dos outros. Aprendendo através, e somente através do AMOR, eu abençoo minha essência, minha maneira de expressar, mesmo que alguém possa não me entender.

    Eu entendo a mim mesmo, porque só eu vivi e experimentei minha história; porque me conheço, sei quem sou, o que eu sinto, o que eu faço e por que faço. Me respeito e me aprovo. Eu honro a Divindade em mim e em você. Somos livres.”

    Merecimento e Limpeza de padrões: alinhe-se com o Universo!

    Realmente, minha experiência é bastante positiva com o exercício de merecimento e limpeza de padrões familiares. Vale ressaltar que ferramentas de cura holísticas exigem persistência, fé e paciência!

    Neste caminho experimentei ferramentas como Constelação Familiar, Reiki, uso de florais, acupuntura etc. Além disso, gosto de pequenos rituais como escrever cartas e queimar; usar incensos e aromatizadores de ambientes; cristais; águas solarizadas; ciclo de orações; banho de ervas e tudo o que tocar o meu coração.

    Enfim, todas estas ferramentas me conectam com o aspecto energético das situações! Acredito que é preciso encontrar uma forma de fazer uma limpeza de padrões que nos reconectem com nosso merecimento! Por isso, ofereci algumas sugestões aqui.

    Mas o Universo é infinito de possibilidades e você tem potencial para encontrar o que faz mais sentido para você!

    O que é importante para você? Conecte-se!

    Vale a pena colocar a mão no coração e SENTIR por onde é preciso ir! Qual é o seu caminho? Aliás, sugiro que ouça esta meditação Mirna Grzich – Os Caminhos Espirituais, muito inspiradora com apenas 3:24, mas lindamente profunda!

    Com certeza, se estivermos numa vibração energética receptiva, o Universo se comunica! Então, esteja atento e disponível para observar os sinais. Eles poderão vir através de sonhos, pessoas e acontecimentos. E lembre-se: o Universo é criativo, abra sua mente e observe!

    Portanto, SINTA de que forma o seu processo de cura pode começar! Fortaleça-se neste processo para acessar o merecimento através da limpeza de padrões. Definitivamente, é um processo muito libertador!

    Deste modo, ao dar o primeiro passo na direção do que deseja experimentar, os outros passos se tornarão mais fáceis de enxergar! Então, inúmeras possibilidades se descortinarão à sua frente! A partir disso, novos caminhos e horizontes se mostrarão possíveis! Desperte!

    “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Goethe


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!