Última atualização em setembro, 2020
Inicialmente, cabe esclarecer a importância da criatividade para se libertar de qualquer padrão, vício ou costume! Ao desenvolver a criatividade, exercitamos uma nova forma de olhar para as coisas, mas isso requer disposição para sair do comodismo do universo conhecido!
Por ventura, você já sentiu vontade de mudar tudo na sua vida? Entretanto, no mesmo segundo, ficou apavorado com tudo o que poderia perder com esta mudança? Por acaso, já sentiu um vazio absurdo apesar de estar rodeado de tudo o que, teoricamente, te faria feliz?
Criatividade para se libertar: transformando velhos padrões automáticos
De certo modo, a palavra criatividade para mim sempre teve uma conotação mais educacional, algo para trabalhar com as crianças. No entanto, cada vez mais vejo sua importância em nossa vida cotidiana, pois a criatividade permite se libertar para novas experiências. Afinal, quando somos mais criativos conseguimos dar mais cor e sabor à nossa vida. Definitivamente, a vida sem criatividade se torna tediosa, monótona, previsível e sem graça!
A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência. Mahatma Gandhi
Com efeito, todos nós queremos ter mais emoção e alegria em nossos dias. Mas isso só é possível quando introduzimos este ingrediente fundamental chamado criatividade! Ou seja, a nossa capacidade de criar, de reinventar, de conceber novas possibilidades, roteiros, destinos…
Assim, trata-se de nossa capacidade de transformar nossa realidade e criar a partir dela um lugar mais prazeroso para vivermos. E, isso não depende de dinheiro, pessoas ou quaisquer fatores externos. Isto, na verdade, depende de nós e de nossa capacidade de nos relacionarmos conosco!
Criatividade e Leveza: desapegar é preciso!
De fato, estamos tão acostumados ao peso, culpa, lamentação, doença, notícias ruins que ficamos condicionados a enxergar tudo com uma enorme sombra! Em outras palavras, tudo passa por esta lente que nubla qualquer possibilidade de alegria. Desta forma, sem perceber, nós nos intoxicamos e ficamos viciados num padrão negativo de reclamação e peso.
Por isso, preste atenção às conversas do seu dia-a-dia: você reclama ou contempla? Será que lamenta ou sorri? Ah, vale observar se você geme ou suspira? Claro, parece besteira, mas tudo isso é um sinal indicativo de quais os rumos que você está ESCOLHENDO para sua vida. E, este padrão negativo está na contramão da criatividade para se libertar!
Claro, já sei, você acha que não escolhe nada, que é uma vítima das circunstâncias e blá, blá, blá… De fato, não ficarei aqui provando por a+b, algo que você tem tão arraigado dentro de si, que talvez estas palavras nem consigam penetrar! Todavida, faço o convite para que você procure esquecer todas estas crenças limitantes, construídas ao longo de sua história!
Exercite novos ângulos!
Desta maneira, se dê uma chance de olhar as coisas sob uma perspectiva diferente! Assim, que tal usar sua criatividade para se libertar e colocar mais sabor, mais presença e mais atitude em sua vida? Inclusive, aproveito a oportunidade para citar uma frase que cada vez amo mais:
“Todo ponto de vista é a vista de um ponto”. Leonardo Boff
Então, não se deixe escravizar por um ponto de vista! Lembre-se que a vida é feita de infinitas possibilidades ainda que você não esteja conseguindo enxergá-las! Caso já tenha montado um quebra-cabeças, você sabe que muitas vezes ficar procurando onde uma determinada peça se encaixa pode ser uma perda de tempo. Neste exemplo, é importante, muitas vezes, se distanciar, exercitar mudar o ângulo para olhar o quebra-cabeças de outras perspectivas. Assim, quando menos você espera, de repente, tudo faz sentido e você encontra o local de encaixar certinho a peça!
Certamente, com a vida também é preciso ter esta flexibilidade para exercitar outros ângulos! Desta maneira, é possível ampliar a visão e usar a criatividade para se libertar de formas automáticas e viciadas de viver!
Criar novos hábitos é acrescentar mais sabor à vida!
A partir disso, tenho uma excelente notícia para dar: você não está fincado tão profundamente no mesmo ponto que não possa exercitar outros pontos de vista! Para tanto, abra sua mente, exercite parar de reclamar e agradeça!
Com efeito, use a criatividade para tornar sua vida melhor, mais agradável e prazerosa! Para isso, busque criar um ambiente de boas energias e vibrações, falando de assuntos positivos. Inclusive, acrescente exemplos de ações que valem a pena ser trazidas à tona para inspirar mais atitudes daquele tipo. Isto porque, como diz uma amiga minha: “Pare de olhar o buraco do pudim!”. Em outras palavras, “Pare de ter medo da vida!”.
Como já dizia o sábio Gonzaguinha na música O que É, o que É? A vida pode ser olhada por diferentes ângulos: maravilha ou sofrimento; luta e prazer e “somos nós que fazemos a vida, como der ou quiser ou puder!” Nesta linda canção, ele nos convida a olhar várias definições da vida, para no final concluir com a resposta das crianças: ela é bonita!
Logo, temos tanto para agradecer e, apesar disso, quantas vezes ficamos lamentando, queixosos e vitimados a dorzinha de cabeça que tivemos no período da manhã?! Portanto, a questão é para onde estamos direcionando o nosso olhar? Para os outros? Será que estamos preocupados com que fulano fez ou falou? Ou então, para o que nos aconteceu de ruim?
Desta maneira, o convite aqui é para refletir: Será que estamos usando nosso poder de escolha para pensar de forma criativa, adotando hábitos e posturas que podem reverberar novas atitudes, novas formas de experimentar a vida. Leia também Felicidade: a responsabilidade é sua! Assuma o leme da sua vida!
Criatividade faz você olhar a vida pelas lentes do amor
De antemão, vale lembrar para que você não se iluda, delegando à pessoas ou circunstâncias a capacidade de te fazer feliz ou infeliz. Isto porque esta responsabilidade é unicamente SUA! Claro, sei que isso pode parecer assustador se você olhar sob a ótica do medo, mas experimente a ótica do amor e você se sentirá fortalecido!
Justamente porque a vida é um presente cotidiano, basta sabermos olhar para ela com sabedoria e muita criatividade. Talvez, a mesma criatividade que você tinha para inventar brincadeiras na sua infância. Lembra de sua motivação para brincar? Procure recuperá-la para viver!
Coloque um brilho nos olhos, um sorriso no rosto e se lembre de que você está aqui para ser feliz, para ser o melhor que puder ser em cada momento de sua vida! Por isso, faça o seu melhor e seja feliz! Crie motivação, sonhos, perspectivas, pessoas, situações… Use e abuse de seu poder de criar! Tenho certeza que a partir disso, o Universo trará mais e mais manifestações reais, alinhadas com sua energia de criação! Para se inspirar um pouco mais, assista ao vídeo de menos de 2 minutos de Tatiane Guedes O Universo responde à sua Vibração
Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.