VOCÊ tem MEDO de quê? Você sabe quem sabota seus sonhos?

Última atualização em agosto, 2020

Todos nós temos medo de algo e, muitas vezes, esta emoção ocupa maior espaço em nossa vida do que deveria. Ao invés de viver, passamos a nos esconder, sem notar que nosso pior inimigo somos nós mesmos à medida que nos impomos uma vida de fuga e limitação.

Mão de adulto com uma mão de criança por cima - medo
Imagem de 41330 por Pixabay

Lutar ou fugir?

O medo é uma emoção normal e muito saudável, quando nos proporciona a oportunidade de preservação. Por exemplo: o medo de ser atropelada te faz olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Entretanto, o medo de se relacionar te faz perder inúmeras oportunidades de aprendizado e trocas com o outro.

Quanto de medo existe em sua vida? O que você costuma fazer com ele: lutarou fugir?

Lutar representa encará-lo de frente, procurando compreender o que é real e o que foi aumentado pela potência do seu medo. Quando nos dispomos a encará-lo, notamos que boa dose do terrorismo que fazemos conosco estava muito mais em nossa mente do que na realidade.

Nossa capacidade de imaginar e de nos assustar é gigantesca, pois conhecemos nossas fraquezas e todos os pontos que nos angustiam podem ser ressaltados num episódio de medo. Assim, criamos um cenário de terror e vivemos assustados, assombrados por perspectivas que limitam nossos horizontes e nos impedem de viver com amplitude.

Será que você foge dos seus medos? Procura não pensar, não ver, se esconder. Finge estar tudo normal e tal como o avestruz: enterra a cabeça na areia e segue vivendo, ou melhor, sobrevivendo, limitado pelo medo que lhe impede de buscar seus sonhos.

Para receber atualizações do site preencha:

O caminho: decidir ou evitar?

Assim, é fácil, portanto, observar que o medo pode caracterizar o estilo de vida que escolhemos e a forma como reagimos às circunstâncias da vida. Inclusive, até mesmo as pessoas que escolhemos para conviver, podem estar relacionadas ao medo do qual fugimos há tempos.

Isto porque quando você DECIDE encará-lo, você abre uma das principais portas para se autoconhecer. Leia também 1° Passo para ser feliz: CONHECER-SE! A partir deste momento, o gigante pode diminuir de tamanho, porque você está lançando luz sobre ele. Isto porque tudo o que é obscuro é mais assustador! Agora, quando você decide olhar e busca compreender, percebe que há limites para a ação do medo sobre você e é possível se fortalecer para aprender a lidar com ele.

Para isso, a melhor postura me parece ser a compreensão do poder que o medo exerce em sua vida. Então, olhe para ele! Quando foi que ele surgiu e se instalou em seu coração? A partir de qual situação em sua vida que ele se tornou seu companheiro de viagem?

Além disso, perceba que o medo É parte de VOCÊ e aceitá-lo significa também aceitar-se como você é: virtudes e fraquezas, luz e sombra. Por isso, vale a pena olhar para ele buscando compreender como foi que ele surgiu e procurando ver os aprendizados que ele traz consigo.

“Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!” Fernando Sabino

O medo como oportunidade

Certamente, o medo, de uma forma ou de outra, já existe dentro de nós e não olhar para ele apenas faz com que cresça e nos domine cada vez mais. Para tanto, olhe para o  SEU medo e veja como ele pode te fortalecer, lembre-se que este é apenas um lado da moeda. Isto porque quando você fecha os olhos e decide não olhá-lo, você perde o valor da moeda toda.

Afinal, o que você quer viver? Onde sonha chegar? Atrás de seu medo existe uma parte poderosa de você, permita-se acessá-la!

Portanto, olhar seu medo pode ser difícil, mas é um dos caminhos mais diretos para se encontrar consigo mesmo. De fato, aceite-o e busque formas, dentro de você, para lidar com ele. Deste modo, ele se tornará apenas uma parte de você ao invés de uma cerca que limita sua vida. Para isso, exercite seu poder de ser você e não deixe que nada limite esta experiência!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!