FORÇA INTERIOR: desenvolva a sua! Por onde começar primeiro?

Última atualização em março, 2021

Descubra que a força interior se desenvolve quando você olha para si, para sua vulnerabilidade e aprende a se empoderar!

Inicialmente, cabe dizer que Força Interior é algo que muito se fala, mas pouco se aprofunda! Ou seja, é consenso que precisamos ser fortes, guerreiros, determinados, obstinados, persistentes… Mas ninguém nos ensina de onde, verdadeiramente, surge a força interior. E posso garantir que não é esta força de super-herói, para os outros verem!

Força interior - homem fazendo tai-chi à luz do sol
Fonte: Pixabay

Inclusive, muitas vezes, esta ideia de força dos heróis nos levam à ideia errônea de rigidez. Contudo, a rigidez pode se tornar exatamente um ponto de vulnerabilidade. Afinal, ela não nos permite a adequação às situações e aprendizados do momento.

Desta maneira, fica claro, que nossa força interior reside exatamente em saber os pontos de vulnerabilidade que temos. E, principalmente, olhar para eles com compaixão! Isto significa adotar uma postura muito mais sábia, conectada com nossa Essência e com os aprendizados que temos nesta vida! Que tal refletir mais a respeito?

Desmistificando a ideia de FORÇA

Geralmente, quando falamos em força, pensamos em alguém inabalável, corajoso e destemido, sem fraquezas. Logo nos vem a imagem de algum super-herói ou algum protagonista dos filmes de hollywood. Entretanto, quando lembramos que somos apenas seres humanos, a incoerência disso fica óbvia! Afinal, não somos máquinas programadas, somos pessoas com sentimentos, fraquezas, medos e inseguranças…

Neste sentido, é preciso desmistificar a força como algo relacionado à perfeição! Aliás, o próprio conceito perfeição merece desmistificações, mas estas ficarão para outro artigo. Aqui trabalharemos a ideia de força interior que, verdadeiramente, é a única fonte de força possível e capaz de ser renovada infinitamente. Isto porque, trata-se de um processo de autoconhecimento profundo e estruturado numa base de empoderamento pessoal!

Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Dalai Lama

Assim, a força interior requer algumas ferramentas importantes! Inclusive, a principal delas é o autoconhecimento! Mas é fundamental também desenvolver a auto-responsabilidade, paciência, acolhimento, compaixão, fé… Vamos por partes!

Assumindo a responsabilidade

De fato, já trabalhei este assunto em artigos anteriores, leia também Felicidade: a responsabilidade é sua! Assuma o leme da sua vida! Contudo, acredito que esta é uma temática que ainda requer destaque: Nós somos os responsáveis pela NOSSA VIDA em todos os aspectos!

Claro, ainda que muitos digam: mas meu pai isso ou minha mãe aquilo; minha condição financeira; meu marido; meus filhos; minha religião… Enfim, cada um encontra a desculpa que achar melhor! Entretanto, pelo menos para si mesmo, admita: Você é o grande responsável pela condução de sua vida!

Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você. Jean Paul Sartre

Deste modo, vale lembrar que esta responsabilidade é assumida todos os dias em que acordamos e aceitamos a missão de viver mais um dia. Neste momento, temos um grande poder em nossas mãos e podemos desperdiçá-lo nos escondendo atrás de desculpas e culpados! OU então, podemos assumir nosso poder pessoal e utilizá-lo em nosso favor.

Projeções externas

Outro dia, estava num sebo e um título me chamou a atenção “Complexo de Cinderela”. Apenas li a contracapa e achei interessante! Apesar de ser demodê, ainda vemos muitos exemplos disso em nosso cotidiano! Ou seja, este complexo se refere à crença de muitas mulheres a respeito de um príncipe encantado, que as protegerá de todos os males do mundo, tal como no conto de fadas.

Com efeito, ainda paira dentro desta mulher uma menina que tem muitos medos e inseguranças. Na verdade, ela projeta externamente sua necessidade de proteção, segurança, aprovação e confiança. E eu te pergunto: quem nunca? Quem nunca desejou um Tom Cruise com sua moto veloz para nos resgatar do perigo?

Todavia, vale a pena refletir a respeito dos desdobramentos deste complexo em que algumas mulheres exigem um homem perfeito, estilo galã de hollywood! Ou então, asfixiam o companheiro em busca de uma segurança que ele nunca poderá lhes oferecer. Afinal, elas estão se comportando como meninas que corriam para o colo do pai quando havia perigo. Por isso, cabe destacar que somente NÓS podemos satisfazer as necessidades de nosso coração! E, acalmar esta menina dentro de nós é uma destas necessidades urgentes!

Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro. John F. Kennedy

De fato, o ponto a ser tratado aqui é o quanto depositamos externamente nossas necessidades! Isto é, quantas vezes acreditamos que para sermos felizes precisamos do marido perfeito, filho perfeito, um emprego dos sonhos ou uma conta bancária da qual nunca mais pudéssemos reclamar… Sem dúvida, em todos estes casos depositamos nossas esperanças em idealizações externas, que apenas nos distanciam do momento presente! Assim, ficamos distantes também de nossa própria força interior.

Revendo velhas crenças

Assim, a crença manifesta aqui é a de que nada está perfeito, as coisas estão erradas e precisam ser “consertadas”! Mas na energia do vitimismo, dependência e insegurança em que nos colocamos isso não é possível. Isto porque, parecemos impotentes para lidar com a realidade. Desta maneira, falta aqui uma segurança interna para lidar com as próprias questões e se “segurar na própria vida!”. Então, acabamos projetando tudo isso externamente, inclusive nossa força! Leia também RESPEITO: palavra-chave para qualquer caminho que seja construtivo!

A fé não é algo para se entender, é um estado para se transformar. Mahatma Gandhi

Certamente, quanto mais episódios de frustrações e fracassos experimentamos, mais reforçada fica a crença de que somos incapazes de assumir a própria vida! Praticamente, se trata de uma gangorra emocional que funciona com expectativas extremamente elevadas e frustrações profundamente dolorosas. Diante deste ciclo vicioso, não conseguimos enxergar a realidade de nossos potenciais! Assim, ficamos reféns como vítimas, sem nos darmos conta de nosso poder interior para fazer escolhas conscientes em nossa vida.

    Seu e-mail (obrigatório)

    A partir desta ótica, tudo fica muito mais sofrido e pesado! De tal modo que o conformismo parece ser a única solução, pois uma vez que não se pode contar consigo, o jeito é receber as migalhas do externo. No entanto, neste ponto, eu deixo a provocação destas sábias palavras:

    Você pode sobreviver, mas sobrevivência não é vida. Osho

    Então, escolha viver, experimentar, aprender, crescer e ser, verdadeiramente, FORTE! Assuma seu poder, sua força interior para vencer a si mesmo nos momentos de dor, medo e restrições! Descubra sua Luz interior que, quando alimentada, pode te iluminar e fazê-lo brilhar como o sol irradiando no mundo sua força e poder!

    Desenvolvendo sua força interior

    Seja como for, não existe perfeição, cenário ideal, tudo isso é uma tremenda ilusão! Inclusive, uma ilusão que pode nos aprisionar e não permitir que enxerguemos a amplitude existente no cenário ATUAL de nossa vida! 

    Neste sentido, existe um potencial infinito dentro de cada um de nós e uma riqueza imensa de experiências, que podem nos fortalecer. E, para acessar tudo isso, é preciso desenvolver nossa FORÇA INTERIOR! Isto porque, somente ela é capaz de reavivar o sentimento de confiança! Ou seja, esta força interior fundamental para tomar as rédeas de nossas vidas nas mãos e decidir protagonizar nossa história.

    Na verdade, estas rédeas jamais saíram de nossas mãos, mas, por diferentes razões ou circunstâncias, preferimos encontrar desculpas ou culpados ao invés de assumir a nossa responsabilidade. Vale salientar que quando somos responsáveis por nós, não dependemos da opinião alheia, não calcamos nossas iniciativas no que os outros vão pensar.

    Sendo assim, quando somos responsáveis por nós mesmos, estamos tão centrados na pessoa única, exclusiva e MERECEDORA que somos. Leia também Merecimento: você já parou para pensar se realmente merece? E, deste modo, não há espaço para qualquer desculpa ou idealização que possam sabotar ou boicotar nossa felicidade. Deste modo, conhecendo nosso potencial interno, também somos muito melhores no mundo! Afinal, quem sabe se respeitar e honrar, transborda isso em torno de si!

    Acredite em si para desenvolver sua força interior!

    Portanto, esteja no seu centro e aproprie-se de si mesmo de forma intensa, ampla, profunda e genuína! Com isso, olhe para tudo o que você hesitou em olhar e enxergar e acalme-se: está tudo bem! Acolha esta menina (o) que quer colo, aprovação, respeito… Console sua criança interna dizendo a ela que está tudo bem e perfeito como está! Sele um compromisso de respeitá-la e honre a pessoa que você foi e é hoje em dia! Reconheça a importância e o valor de sua trajetória até aqui! Afinal, para mudar é preciso aceitar o que já é!

    Então, acredite na sua Essência, fortaleça suas habilidades, desenvolva novos talentos… Você tem uma capacidade infinita, só depende de você se permitir acessá-la! O primeiro passo é tomar consciência deste ser único e especial que habita o seu interior. A partir disso, novas portas se abrirão e você saberá que a única pessoa capaz de te dar o apoio que precisa e a força que merece para conquistar sua vitória interna é você mesmo! Acredite em si, em seu potencial para se cuidar, amar, respeitar e fortalecer nos momentos em que o chão tremer e sua segurança for abalada. Leia também A SEGURANÇA INTERNA necessária para você transitar do velho para o novo. 

    Para concluir, você MERECE ser feliz, fortalecer suas habilidades, descobrir novos talentos, novos papéis para si mesmo. Então, acredite em seu potencial de aprendizagem, na abundância do Universo que te traz sempre novas oportunidade de fortalecimento interior. Permita-se experimentar sem pressão, cobrança, controle, idealização… Desta forma, desfrute a vida com o coração aberto, disposto a aprender, sentir, fluir! Vá com fé e amor, estes são os principais sentimentos para que tudo se ajeite na vida…


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!