Autoestima, autoimagem e autoconfiança: 3 pilares do amor-próprio!

Última atualização em fevereiro, 2021

Você sabe como estes ingredientes impactam na sua vida?

Muitas vezes escutamos a expressão “autoestima” ou mesmo “amor-próprio” e pensamos que sabemos o que significa! Então, como você definiria autoestima? Quais os pilares que estruturam nosso amor-próprio?

Depois da leitura destes texto, estas serão respostas mais fáceis para você! Então, vamos à leitura do texto, ao final , disponibilizamos um Mapa Mental do Amor-próprio para que você se lembre de se cuidar!

Gatinho se olhando na poça da água como um leão - autoestima
Imagem de Leandro De Carvalho por Pixabay

Você mantém um relacionamento saudável consigo mesmo?

Para iniciar é fundamental refletir sobre o tipo de relacionamento que você tem consigo mesmo! Afinal, dificilmente, uma pessoa que não se dá bem consigo mesma, será uma boa companhia para alguém!

Por isso, consideramos autoestima e também o amor-próprio como a base de qualquer relacionamento saudável! Por isso, te pergunto: como está sua autoestima neste período de pandemia onde parece que tudo virou pelos ares?! Será que o relacionamento consigo mesmo ficou ainda mais desafiador diante de tantas incertezas?

Na minha experiência, parece que o tapete onde escondíamos nossas sujeiras foi retirado da sala! Agora, somos “convidados” a olhar para nossos medos, sonhos, angústias e relacionamentos sob outra perspectiva!

Você também tem a percepção de que a pandemia trouxe um peso diferente para as coisas?! Talvez, a melhor metáfora seja a de uma lupa que amplia tudo!

Definição de amor-próprio

Claro, já virou clichê falar que as pessoas precisam cultivar o amor-próprio! Mas será que sabemos exatamente do que se trata? Mesmo consultando o dicionário, é possível notar que há definições distorcidas desta palavra:

1 Respeito de si mesmo; altivez, autoestima, brio. 2 Orgulho excessivo de si mesmo; arrogância, presunção, soberba, vaidade. 3 FILOS Sentimento que tem em si mesmo o único objeto e o único fim, e que leva o indivíduo a fazer mais caso de si do que dos outros, subordinando tudo às próprias comodidades e ao próprio bem-estar.

Infelizmente, muitas vezes, estas últimas definições “distorcidas” são as mais associadas ao amor-próprio. Ou seja, a ideia de que pessoas com amor-próprio são prepotentes ou metidas!

No entanto, isto é tão ilusório! Geralmente, pessoas prepotentes escondem seus medos e vulnerabilidades através da arrogância! E, isto não tem nada a ver com amor-próprio!

Portanto, é preciso construir uma visão mais saudável em relação ao amor-próprio. Para isso, é preciso considerar três aspectos importantes: a autoestima, a autoimagem e a autoconfiança.

O espelho: nosso ambiente de testes!

Diante do espelho, fica evidente a forma como trabalhamos nossa autoestima, autoimagem e autoconfiança! Então, olhe-se profundamente no espelho e observe o que acontece!

Neste exercício, busque ir além da imagem refletida e olhe bem dentro dos seus olhos! Repare seus contornos e traços. Assim, observe o que sua voz interna te diz! Por acaso, existe uma voz crítica apontando os defeitos e dizendo que “você deveria…” Ou, talvez, já exista uma voz amorosa e contemplativa?!

Certamente, esta voz dá dicas sobre a qualidade do seu relacionamento consigo mesmo! Então, qual o seu nível de amor-próprio? Na verdade, este relacionamento reflete também a qualidade dos demais relacionamentos da sua vida!

Por isso, se a sua voz interna anda extremamente crítica, é hora de mandá-la se calar! A partir de agora, que tal dar novos elementos para a construção de um discurso mental muito mais positivo!? Vamos juntos?

Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)

    Autoestima: como você se relaciona consigo mesmo? Nutre-se de boas emoções?!

    Você já leu Nutrição Emocional: você sabe o que é e como cuidar dela? Neste artigo, detalhei sobre a importância de observar a relação entre nossa mente, corpo e emoções! Afinal, isto impacta profundamente na nossa sensação de estima por nós mesmos!

    Inclusive, isso fica mais evidente quando você cria o hábito de se observar atentamente. Ou seja, percebendo como está o nível de sua energia, seus pensamentos, sentimentos e sua alimentação!

    “Observe seus pensamentos, eles se transformaram em palavras.

    Observe suas palavras, elas se transformaram em ações.

    Observe suas ações elas se transformaram em hábitos.

    Observe seus hábitos, pois eles se transformaram em caráter.

    Observe seu caráter pois ele se torna o seu destino.” Lao Tzu

    Este profundo ensinamento do sábio Lao Tzu nos convida à observação constante das sementes que plantamos! Qual o sentimento que você cultiva por si mesmo? Será de admiração, compaixão, reconhecimento ou crítica, insatisfação e desvalor?

    Vale a pena ver este vídeo My Mad Fat Diary Desabafo da Rey Legendado. O convite é para refletir sobre o diálogo interno que temos constantemente estabelecido conosco! Então, esteja atenta, porque estes sentimentos estão norteando o seu caminho! Muitas vezes, é preciso realinha nossos pensamentos para a direção que queremos!

    Autoestima e merecimento

    Neste ponto, vale a pena citar a série de textos sobre merecimento Merecimento: você já parou para pensar se realmente merece? Isto porque, esta sensação de merecimento está relacionada com a autoestima e todo conjunto que compõe o amor-próprio!

    Afinal, se você ama alguém, dificilmente, terá dúvidas de que a pessoa realmente merece o que conquista ou sonha! Na verdade, quando você estima alguém, vai desejar ainda mais realizações para ela! E, assim, terá certeza de que ela merece aquilo e muito mais!

    Então, como anda sua relação com o seu merecimento? Como você comemora suas conquistas? Será que está olhando para a grama verde do vizinho e se vitimizando?! Ou está se autossabotando com medo de não merecer e, por isso, fica limitado ao que já conquistou?

    Claramente, isso reflete sua autoestima e funciona como um termômetro para você observar este aspecto de sua vida!

    Autoimagem: como você se vê?

    Quando se pensa em autoestima, as pessoas englobam várias questões! Assim, sem perceber, fica tudo muito amplo. Para facilitar a compreensão, estamos dividindo alguns aspectos para perceber exatamente onde e como trabalhar!

    Neste artigo, estamos considerando autoestima como o sentimento que temos por nós! Inclusive, com destaque para o fato dele ser muito influenciado por aquela voz interna do exercício do espelho. Este diálogo interno estimula um ritmo de sentimentos que influenciam profundamente nossas ações! Vale a pena ficar alerta!

    Por outro lado, a autoimagem tem a ver com a forma como nos vemos no mundo. Ou seja, como nos enxergamos em sociedade.

    Autoimagem e a vergonha

    Para iniciar, deixo a recomendação do vídeo Brené Brown: Escutando a vergonha. Ele nos sensibiliza para perceber como este sentimento pode ser uma grande barreira em nossa vida!

    No livro A coragem de ser imperfeito, já citado inúmeras vezes no Conexão Profunda, Bréne Brown analisa o sentimento da vergonha. De modo interessante, a autora separa a forma como mulheres e homens lidam com a vergonha!

    Assim, as mulheres têm o sentimento de vergonha associados à ideia de imperfeição. Esta pode estar relacionada ao corpo ou às atividades que desempenha! Neste sentido, o grande fantasma da mulher é o perfeccionismo, por isso, ela fica obcecada em ser perfeita!

    Já os homens têm a vergonha associada a ideia de fracasso, de ser fraco. E, para eles, muitas vezes, assumir qualquer dificuldade ou pedir ajuda representa um sinal de fraqueza! Esta diferenciação entre os sexos sobre a vergonha dá muitas dicas sobre os relacionamentos na vida cotidiana.

    Contudo, neste momento, vou refletir sob a perspectiva feminina! Por isso, ciente do que é fictício e insuflado pela sociedade do consumo (a perfeição), podemos estabelecer parâmetros mais reais para nossa autoimagem!

    Portanto, não é uma questão de parecer a Gisele Bündchen para ter uma boa relação com a autoimagem! Na realidade, é uma questão de desconstruir estes padrões inalcançáveis de perfeição! E mais, significa aceitar e amar nossa imagem com suas qualidades e imperfeições!

    Como ter uma autoimagem saudável?

    Quando o assunto é autoimagem é fundamental refletir a respeito da comparação. Invariavelmente, nossa ideia de valor está muito relacionada aos outros, ao que somos melhores ou piores que os outros. E, fatalmente, ao que os outros esperam de nós!

    Lembro-me de um dia em que minha filha não queria tomar banho. Então, me veio uma frase a mente: “Precisa ficar uma menina cheirosa, o que os outros vão pensar de você!”

    Naquele segundo percebi que esta frase mental foi a repetição de um padrão ancestral! Ou seja, várias vezes escutei que eu precisava ser ou fazer algo em função do que os outros iriam pensar de mim!

    A propósito, tenho certeza de que você também tem inúmeras frases destas! Já parou para pensar como elas funcionam automaticamente no seu sistema mental? O que elas te dizem? Vale a pena observar!

    A partir disso, comecei a trabalhar com a minha filha a noção de autoimagem positiva, independente dos outros! Isto é, “Você precisa tomar banho e ficar cheirosa para si mesma! Você precisa se olhar no espelho e ficar feliz consigo, independente do que os outros possam pensar!” E, claro, a melhor forma de ensinar é através do exemplo!

    Autoimagem para além das redes sociais

    Em tempos de redes sociais, este aprendizado é fundamental para uma autoimagem saudável! Nesta sociedade do espetáculo cotidiano, olhar para nossas imperfeições e vulnerabilidades pode significar uma confissão de derrota!

    Isto porque, parece que tudo o que é valorizado é o que pode ser mostrado para os outros! Por isso, sugiro que você trabalhe sua autoimagem com você mesmo, este é o ponto para quem quer fortalecer seu amor-próprio!

    Assim, livre-se da necessidade de provar ou mostrar o que quer que seja para alguém! Concentre-se em você! Ainda que veja suas imperfeições e que haja mudanças que queira fazer! A grande questão é como você se relaciona com tudo o que vê!

    Afinal, para fazer as mudanças que deseja, você precisa aceitar a forma como está! A partir disso, poderá trabalhar para moldar o que achar mais conveniente! De fato, amar seu corpo, sua celulite, suas marcas de expressão significam reconhecer cada pedaço da sua história! E, desta forma, cada momento de suas escolhas.

    Isto significa, ASSUMIR quem você é nos seus momentos de aprendizado, dúvida e dor! E também CELEBRAR os seus momentos de sucesso, brilho e reconhecimento!

    Certamente, ao se reconhecer em suas qualidades e imperfeições, você assume responsabilidade sobre sua vida! Este é o primeiro passo para mudar o que deseja e manter o que aprendeu a admirar!

    Assim, você integra luz e sombras, algo precioso quando o assunto é amor-próprio! Portanto, desista de buscar a perfeição e honre todas as suas partes, buscando simplesmente harmonia!

    Autoconfiança: como estão suas habilidades e talentos?

    Ao pensar em autoconfiança é interessante associá-la a ideia de realização ou “saber fazer”. Assim, autoconfiança está bastante relacionada à atitude com a qual nos direcionamos para algo!

    Para realizar é preciso ter conhecimento sim! Mas é fundamental adotar uma atitude que nos impulsione em direção ao que desejamos! Neste sentido, autoconfiança exige um relacionamento saudável consigo mesmo. Além disso, é fundamental manter um diálogo interno positivo.

    Afinal, quem consegue ousar, se arriscar e aprender com as experiências se tiver um crítico castrador e julgador ao ouvido? Então, esteja atenta aos hábitos que cultiva para nutrir sua autoconfiança!

    7 hábitos para nutrir e fortalecer sua autoconfiança

    • 1. Diálogo interno positivo: alimente sua mente de pensamentos positivos e construtivos;
    • 2. Estabeleça metas simples: comemore consigo mesmo suas pequenas conquistas;
    • 3. Ressignifique sua relação com o erro, a frustração e a rejeição: mantenha-se com foco em seu objetivo! Assim, tudo será uma ponte para os aprendizados necessários para suas conquistas! Então, errar faz parte do processo! É importante aprender a ouvir “nãos” para fortalecer o auto acolhimento e seu empoderamento pessoal!
    • 4. Ame-se e se preocupe menos com a opinião alheia: valorize o que, de fato, importa para você, independentemente dos outros;
    • 5. Lembre-se sempre que você merece o melhor! Cultive o seu merecimento! Acesse os artigos de merecimento do Conexão Profunda: Treino de Merecimento: algumas ferramentas de exercício mental!
    • 6. Sonhe e ouse fazer algo: utilize a criatividade para criar caminhos em direção ao que deseja;
    • 7. Agradeça o que você já tem! Celebre tudo o que desfruta em sua vida, ainda que precise fazer limonada dos limões!

    Portanto, a autoconfiança é uma espécie de postura de vida! Ou seja, algumas decisões para ter um relacionamento mais saudável consigo mesmo. Agora, a grande pergunta é: será que você se permite? Veja este vídeo para se inspirar: Você é aquilo que você Acredita e se empodere!

    Habilidades e Talentos

    Todos temos habilidades e talentos! No entanto, estes só florescem e frutificam quando adotamos uma postura que possibilite este processo! Existem muitas pessoas habilidosas que se sabotam na hora de desenvolver-se mais. Ou então, na hora de mostrar o que sabem.

    Lembre-se que você é único! Portanto, expresse seus talentos no mundo! Seja a bela flor que você está destinado a ser e desabroche! Invista em adquirir conhecimentos, desenvolver mais e melhor seus talentos! Mas sempre com uma postura de confiança!

    Para isso, esteja atento para ouvir sua voz interna! Isto significa, sua conexão profunda com sua sabedoria interior! Fique atento para não se apequenar ou massificar com as pressões do mundo! Cultive seus dons e talentos, conectados com este ser único que você nasceu para ser!

    Consolidação do Amor-próprio

    Para finalizar, convém lembrar que não existem receitas prontas! Cada ser é único, mas nutrir o amor-próprio leva tempo e precisa de consistência! Este texto teve a intenção de despertar em você consciência para os bons hábitos que você pode cultivar em sua vida!

    Por isso, vale a pena prestar atenção na autoestima, autoimagem e na autoconfiança! Certamente, não existe hierarquia entre elas, mas existe sim uma retroalimentação importante a ser observada!

    Então, observe se você está num ciclo destrutivo e vire esta chave! Lembre-se que tudo começa com um primeiro passo! Então, não tenha pressa de chegar! Mas esteja sempre alerta com a direção!

    Assim, você tornará sua vida e relacionamentos muito mais saudáveis! Para ajudar, disponibilizamos uma ferramenta para você sempre se lembrar de cuidar de si mesmo!


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!