Última atualização em setembro, 2020
Ultimamente, sinto o Natal de uma forma diferente. Isto é, tem sido difícil sentir o Natal especial cheio de magia, porque parece um período cheio de luminosidade, decorações, presentes e uma correria imensa. De alguma forma, parece que está todo mundo “lutando” para terminar coisas este ano e planejar o próximo com algum entusiasmo.
Sinceramente, às vezes eu me sinto bastante cansada e desgastada. Sinto dificuldades de me conectar profundamente com o significado especial que esta data me traz ou “deveria trazer”. Você já sentiu falta daquele natal especial cheio de magia? Talvez, esta seja uma imagem da nossa infância quando o natal demorava uma eternidade para chegar…
Agora, com uma filha pequena eu me pego pensando o que eu quero transmitir para ela a respeito do Natal! Ou seja, quero voltar a olhar para o Natal com este olhar especial, de magia, com brilho nos olhos e muita fé no coração! Para isso, preciso fazer um mergulho interno e trazer esta magia que eu sei que está em algum lugar dentro de mim!
Valores em que acredito
De fato, às vezes fica mais fácil saber o que eu não quero! Isto é, não quero que ela fique esperando uma figura que não existe trazer presentes para ela, porque foi uma “boa menina”! Neste sentido, quero que ela saiba que o verdadeiro presente está dentro das pessoas em forma de atenção, carinho, exemplos… E, principalmente, que é amada sendo como É e que não precisa ser diferente para agradar NINGUÉM.
Desta forma, confesso que para mim, o papai noel é um personagem criado para atender à sociedade do consumo. Inclusive, na minha opinião, ele atrapalha uma conexão com o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento de Jesus Cristo!
Certamente, Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo, um grande homem que veio com a missão de nos mostrar a beleza do amor. Deste modo, sempre gostei de presépios, gostava de árvores de natal, mas achava os presépios mágicos! Principalmente, quando tinham monjolinhos, jorrando água e fazendo aquele barulhinho maravilhoso.
Na minha experiência pessoal, Papai Noel já era algo seletivo. Afinal, ele não vinha para todo mundo e eu percebi cedo que não dependia do meu comportamento! Talvez, por isso, eu tenha uma aversão ao papai noel, kkk! Isto porque, ele cria a ilusão nas crianças que elas serão excluídas por um motivo ou outro (ou por comportamento, ou por motivos financeiros ou seja lá pelo que for!). Na verdade, o meu problema com papai noel é que ele nunca foi democrático, rs, e seu “amor” sempre foi condicional.
Jesus Cristo: um exemplo de amor
Convém ressaltar que nas histórias de Jesus, que permearam a minha infância, ele sempre ficou do lado das pessoas excluídas! Ou seja, o leproso, a prostituta, os pobres, e declarou seu amor até mesmo para quem o traiu e crucificou! Sendo assim, confesso que o “ofereça a outra face”, hoje em dia, não faz o meu gênero, pois é preciso muito amor e desprendimento para tanto. Mas acho imensamente linda a lição de “amar ao próximo como a si mesmo!”
Neste sentido, acredito que o mundo vive uma falta de amor crônica! Infelizmente, as pessoas não sabem o que é amar a si mesmas e, por consequência, também não sabem como transbordar isso para o próximo! Então, eis a grande lição do Natal: o amor, seja o amor de uma mãe, de um pai, de uma família. Afinal, é o amor que renova nossas forças e esperanças para um mundo melhor!
Assim, percebi que o natal especial e sua magia estão na nossa capacidade de enxergar o amor em sua forma mais singela! Logo, eu me lembrei daquela metáfora de que para acender uma vela precisamos de uma pequenina chama, que se compartilhada, ilumina todo um espaço! Por iso, quero manter acesa esta pequenina chama de luz dentro de mim, que eu sei que é capaz de acender ou reacender muitas chamas ao meu redor!
A magia está dentro de nós
Sob este prisma, quando observamos o mundo pelos olhos de uma criança, podemos redescobrir a magia das coisas simples! Por exemplo: a espuma na banheira do banho; a joaninha e a formiga que andam rapidamente em uma folha; a força do vento em nossos cabelos; o aroma de uma flor; o gesto de pegar a comida com a mão e se permitir deliciar-se com os sentidos… Enfim, um mundo de possibilidades se descortina e percebemos que a magia está dentro de nós, quando nos permitimos redescobri-la!
Desta forma, para criar um natal alinhado com esta minha visão, pesquisei e também recebi algumas dicas! Inclusive, uma delas é o calendário do advento, que cria uma contagem regressiva para o Natal! Então, fui me inspirando, porque queria sentir algo brotando dentro de mim para expressar verdade para minha pequena!
Assim, como minha filha ainda tem 1 ano e 7 meses, eu queria algo que ela compreendesse e participasse. Então, passeando no parque peguei uma pinha e depois comprei massinha colorida para construir uma árvore de Natal com ela! Sem dúvida, foi uma tarde deliciosa e especial pelos risos satisfeitos dela ao colocar as bolinhas na pinha. Claro, o riso e a simplicidade dos objetos conferiram um toque mágico ao momento e à nossa árvore de Natal!
Natal especial: um tempo para refletir e desacelerar
Como eu disse, para mim, Natal é nascimento de Jesus e por isso comprei 2 livros: um com quebra cabeças e outro com um presépio de papelão para ser montado. Minha filha vive intrigada com o livro e com o presépio! Aos poucos vou contando a história do nascimento de Jesus! Ela ficou empolgada com os bichinhos do presépio, com o bebê, rs, e assim vou trazendo este mundo sagrado para o Universo infantil dela.
Graças ao curso da Clarissa Yakiara, Zum Zum de mães, ainda estou redesenhando muitos hábitos e costumes. Estou alinhando-os com as mensagens que quero deixar para minha filha como herança emocional e afetiva. E o Natal este ano está tendo um significado diferente: estou reaprendendo a perceber o processo das coisas.
Ultimamente, perdemos o processo, tudo é um clique! Para as crianças tudo é processo e me conectar a isso neste momento está sendo muito especial e gratificante! Afinal, estou percebendo a necessidade de desacelerar e acessar este lugar mágico em que o Natal é tão importante e significativo em minha vida!
Feliz Natal para todos, que cada um encontre a magia desta data e a torne especial! Leia também NATAL: qual a SUA ENERGIA para esta data?
Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.