Réveillon: que tal montar um plano para os seus sonhos?

Última atualização em setembro, 2020

Definitivamente, o réveillon é uma época que nos faz repensar nossos sonhos e forma de viver. Você já sentiu vontade de aproveitar o réveillon para montar um plano para os seus sonhos? De fato, preciso confessar que eu sinto nesta época uma egrégora de mudança, transformação, renascimento e realização. Então, que melhor momento para tirar os sonhos das nuvens e trazê-los para mais perto de nosso coração.

Réveillon: montar plano para os seus sonhos - foto de anotações, notebook e café
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Sonhar é acordar-se para dentro. Mario Quintana

Assim, quando penso neste balanço do ano, da minha vida e da minha forma de viver, fico ansiosa para fazer transformações! Contudo, por vezes, eu me perco nesta energia e ela se esvai antes que eu consiga firmar os passos necessários para as mudanças que eu quero implementar!

Neste sentido, notei como é importante me comprometer com estes passos e, para isso, tomar esta decisão é fundamental! Afinal, sonhar é importante, mas para que eles tenham possibilidade de serem concretizados, é preciso muita atitude, decisão e compromisso! Com efeito, o réveillon se revela, para mim, um ótimo momento para montar um plano para realizar os meus sonhos!

DECISÃO: onde os sonhos são viabilizados

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.Mahatma Gandhi

Sem dúvida, sempre adorei estabelecer metas para me sentir navegando em uma determinada direção. E, com satisfação, percebo que muitas das minhas metas foram alcançadas, inclusive, com mais facilidade do que eu esperava quando as desenhei.

Neste sentido, eu sempre gostei de escrever e colocar meus objetivos em listas, era algo que motivava minha compra de agendas para o próximo ano. Mas confesso que aos poucos fui exagerando, me cobrando demais e perdendo o prazer com este ritual. Leia também Perfeição e perfeccionismo como ferramentas de autocobrança!

Entretanto, AGORA sinto que o tempo à deriva me deu consciência de algumas coisas importantes. Por exemplo, o valor da flexibilidade, da aceitação de que tem coisas que são como são! Além disso, que é necessário observar o fluxo da vida, ser mais maleável em algumas situações!

Neste sentido, com mais maturidade e olhando a partir do ponto de DECISÃO, com menos rigidez e auto-cobrança, vejo o quanto vale traçarmos um desenho do que queremos! Isto porque, desenhar o que queremos nos permite foco no alcance do que almejamos. Assim, é preciso ter decisão para olhar em direção ao que queremos, com maturidade e sabedoria para flexibilizar quando se fizer necessário!

FOCO: este é o desafio

Certamente, com tantos papéis a desempenhar, com tantas pesquisas para fazer, numa sociedade que nos distrai o tempo todo…  Ficar focado é fundamental quando o assunto é realização de sonhos! Nesta época de réveillon, quero aproveitar para montar um plano para os meus sonhos! Isto porque, sinto que é um momento produtivo! Afinal, todos estão falando do que planejam para o próximo ano! Desta forma, parece que todos estão emanando a mesma energia de movimento, transformação e motivação. Que tal pegar carona nesta vibe?

Neste sentido, tirar da cabeça e colocar os sonhos no papel é uma forma de envolver-se com eles. Mas só envolvimento não basta! Isto porque, é preciso colocar uma data para que possamos nos empenhar de verdade. E, para isso, é necessário colocar um objetivo específico e mensurável para que possamos avaliar e realinhar a rota quando preciso! Desta maneira, é importante ter estratégia para que nos mantenhamos com FOCO e MOTIVAÇÃO. Ou seja, é preciso transformar os sonhos em metas para que eles ganhem maior possibilidade de realização.

Para tanto, sugiro usar uma ferramenta que te conecte ao seu sonho, ao seu compromisso com você mesmo e te permita colocar-se em movimento!

ESTRATÉGIA: é a alma do negócio

A propósito, você já percebeu que quando temos estratégia nos tornamos mais adaptáveis e flexíveis para lidar com as adversidades do caminho? Por isso, é importante traçar um plano e diferentes formas possíveis para conseguir realizá-lo. Deste modo, uma ferramenta muito útil, neste sentido, é a metodologia SMART

  • Specific – específico – números e dados (ex. Emagrecer 3kg)
  • Measure – mensurável – indicador (ex. pesar semanalmente)
  • Attainable – atingível – precisa ser realista (ex. com a reeducação alimentar e o programa de exercícios é possível emagrecer 3 kg em 3 meses)
  • Relevant – relevante – precisa ser importante (ex. quero ir para a praia mais magra)
  • Time Based – temporizável – precisa ter um prazo definido (ex. 01/03/2018

Logo, quanto mais descritiva for a sua análise SMART, melhor será sua definição de metas para serem trabalhadas! Assim, você pode ser concentrar no seu sonho de uma forma objetiva, específica e mensurável!

Algumas armadilhas: fique atento!

Todavia, com uma estratégia montada, seus objetivos claros e definidos, fique atento para algumas armadilhas do caminho:

  1. Zona de conforto – medo do desconhecido, do novo, de arriscar-se. Quem nunca teve medo de mudar que jogue a primeira pedra! Todos nós queremos mudança, mas nenhum de nós quer mudar, perder nossa zona de conforto! Talvez, o artigo Mudança: Pronto para sair da zona de conforto desconfortável? possa te inspirar!
  2. Vitimização – é mais fácil ter dó de si mesmo do que correr atrás de seus sonhos. Este é um processo muito comum em nossa sociedade e também muito difícil de ser observado, porque é doloroso ser ver sob esta lente! Mas, quando você se percebe nesta dinâmica, você percebe que o mundo é muito mais amplo e cheio de possibilidades. Para refletir um pouco a respeito, leia: Criatividade para se libertar! Como ampliar seu olhar para a vida?!
  3. Medo de assumir responsabilidade e lidar com a frustração, aprender com os erros. Com toda certeza vivemos na sociedade do medo, somos estimulados o tempo todo a sentir medo de errar, de falhar, de faltar! Esta é uma das maiores armadilhas para a realização de nossos sonhos! Por isso, convém ler:  Saiba qual a raiz da frustração e livre-se dela para fluir na vida! e também VOCÊ tem MEDO de quê? Você sabe quem sabota seus sonhos? para repensar o papel do medo em sua vida!

De fato, quanto mais consciente você estiver de seus desafios, menor serão as possibilidades deles se transformarem em obstáculos! Por isso, é necessário armar-se de uma boa dose de motivação e trazer seus sonhos para mais perto de você. Para isso, lembre-se que motivação é sua lista de motivos para querer realizar algo, ela é muito pessoal e precisa ser nutrida por você constantemente!

VISUALIZAÇÃO CRIATIVA: coloque sua mente para trabalhar para você

A partir disso, precisamos construir mecanismos para criar a sintonia que queremos para nossa vida! E, confesso, não sou expert para falar sobre energia! Por isso, se quiser aprofundar um pouco vale a pena ler este artigo  Visualização Criativa: A prova pela física quântica de que você atrai o que imagina e visualiza

De qualquer forma, é óbvio que para transformar nossos sonhos em realidade é preciso estar sintonizado com uma energia de realização! E isso não se faz com preguiça, reclamação, comodismo e medo! Na realidade, isso se faz com determinação, disciplina, coragem e comprometimento!

Assim, precisamos criar uma energia que reverbere o que desejamos! E para isso, é preciso entrar em contato profundo com o que realmente queremos! Ou seja, com os motivos pelos quais queremos e também com a sensação que teremos quando conquistarmos! Para isso, traga imagens, busque sensações, visualize você realizando o seu sonho e programe sua mente para focar nisso!

Réveillon: ideal para montar plano para os sonhos!

Desta maneira, você vai se colocando em situações novas, rompendo padrões e trazendo seus sonhos para mais perto de você e da realização que deseja. Para se inspirar um pouco mais, vale a pena ver Como Fazer a Visualização Criativa Funcionar

Por fim, estamos o tempo todo desconectados de nosso mundo interno, de nossos reais desejos e sonhos. Por isso a importância deste momento de réveillon! Vamos aproveitar para sair do piloto automático cotidiano e olhar verdadeiramente para o que queremos!

Agora, é hora de olhar para dentro e ver o que REALMENTE queremos e importa pra gente! Talvez, valha a pena ler também Pertencimento: você se pertence ou anda se perdendo por aí?

Para finalizar, vamos recapitular:

  1. Listar sonhos, sempre lembrando que temos várias esferas a serem atendidas: profissional, saúde, familiar, emocional, financeira…
  2. Priorizar sonhos, pois o FOCO como vimos é fundamental!
  3. Encaixar estes sonhos em uma metodologia SMART ou pelo menos ficar atento para os requisitos!
  4. Visualizar e trazer o sentimento de realização para perto!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!