Auto merecimento: Como você diz SIM para o que quer na sua vida?

Última atualização em maio, 2021

Saiba mais sobre convites que você aceita, mas que não te levam onde você quer!

Feliz ou infelizmente, nossas escolhas fazem toda a diferença no resultado que conquistamos! E isso tem tudo a ver com o nosso auto merecimento! Então, se você está insatisfeito: que tal repensar para o que você anda dizendo SIM na vida?!

Muitas vezes, estamos tão obcecados por metas e planos que não reparamos os convites que estamos aceitando! Além disso, no piloto automático, deixamos de perceber as oportunidades que estamos perdendo!

Por acaso, você já refletiu sobre auto merecimento? Quanto você se julga uma pessoa merecedora?! E mais, COMO você diz SIM para o que quer na sua vida?

Menina sorridente - auto merecimento
Imagem de lisa runnels por Pixabay

Antes de qualquer coisa, é preciso se livrar do vitimismo e do pessimismo! Aliás, mais do que isso, é fundamental aprender a fazer limonada com o limão!

Por isso, te pergunto: qual seria sua nota para o seu nível de auto merecimento? Claro, aprender a criar soluções é algo que nos exige bastante! Mas é possível quando nos comprometemos com a solução!

A propósito, logo abaixo há um material bem rico para você baixar. Nele há 15 sugestões incríveis que te ajudarão a construir o SIM para o que você deseja experimentar na sua vida!

Auto merecimento: sim para o que e para quem?

Por vezes, queremos que tudo mude! No entanto, ficamos impassíveis observando o que não queremos acontecendo na nossa vida! Outras vezes, nós queremos mudar, mas não sabemos por onde começar!

Então, para motivar uma solução é importante estabelecer palavras de ordem que nos organizem a vida! Por isso, é fundamental que estejamos alinhados com nossos objetivos! Como andam os seus sonhos? Próximos ou distantes de você?

Ah, e se você não sabe o que quer, fique tranquilo! Você não está sozinho! Que tal investir um tempo em se autoconhecer? Aqui no Conexão Profunda você encontrará vários artigos que te ajudarão neste caminho. Fique à vontade, comente, deixe sugestões de conteúdo, sua participação é fundamental para enriquecer ainda mais o blog!

    Seu e-mail (obrigatório)

    Com certeza, estabelecer frases ou palavras que façam você se lembrar de onde quer chegar é muito valioso! Lembro-me de uma época em que eu precisava de muita força e determinação para conquistar meus objetivos. E, eu sempre me dizia: “A vida é dura para quem é mole! Vamos lá, Gisele!”

    Isso me motivava a seguir, mesmo quando os desafios pareciam enormes! Hoje, aprendi a ter mais compaixão comigo mesma! Por isso, busco ser mais amorosa, embora precise ser firme em alguns momentos! Como você se motiva a conquistar seus sonhos?

    Certamente, com algum treinamento, você vai aprendendo a identificar quando precisará ser mais firme. Ou mesmo, quando precisará ser mais compassivo consigo mesmo!

    Fundamental é estabelecer algumas frases motivadoras que te lembrem em que lugar você quer chegar!

    Para dizer SIM, muitas vezes é necessário dizer NÃO!

    Realmente, às vezes a vida nos coloca situações que parecem uma sinuca de bico! Não tem jeito, é preciso escolher o que queremos e o que NÃO queremos em nossa vida!

    Você já pensou que NÃO escolher também É uma escolha?! Isso pode parecer novidade, mas hesitar e ficar em cima do muro é uma forma de escolha! Infelizmente, a pior delas porque você renuncia a seu direito de ter poder sobre sua própria vida!

    Esteja ciente de que se vitimizar e escolher um cantinho para ficar é uma escolha! Por isso, empodere-se e assuma o que você realmente quer na vida! O seu auto merecimento é responsabilidade sua!

    Inclusive, adoro um lema do meu marido que diz: o que não agrega, pesa! Então, algumas vezes, para dizer SIM, será preciso abrir espaço! Ou seja, esvaziar a gaveta, mudar a energia, conhecer novas pessoas e deixar a magia do novo entrar na nossa vida!

    Com isso, eu te recomendo avaliar os convites da vida para os quais você diz: SIM! Será que está perdendo seu tempo com fofoca, notícias trágicas, violências de ficção? Ou está comprometido com o que quer dizendo SIM para bons hábitos? Você está se desenvolvendo na direção do que deseja alcançar ou está olhando a grama verde do vizinho?

    Então, pense agora para quais convites você deseja dizer um sonoro SIM e quais NÃOS serão necessários para isso!? Corte definitivamente aquela amiga invejosa, aquela perda de tempo com a vizinha que quer fofocar. Ou mesmo, aquele namorado possessivo que só te coloca para baixo para se sentir o machão!

    Diga SIM apenas para o que você realmente quer e eleve seu nível de auto merecimento!

    Quem ou o que anda te desviando do caminho?

    Por acaso, você já experimentou dirigir olhando para fora? Se você ficar olhando o que os outros dizem ou fazem, o que vai acontecer com você? Da mesma maneira acontece na nossa vida: se ficarmos querendo mostrar o caminho para os outros, nos perderemos de nosso processo!

    De fato, isso pode parecer egoísta ou individualista! Mas a vida é responsabilidade de cada um e só temos controle sobre nossas atitudes e comportamentos! Isso não significa deixar de se importar com os outros, apenas focar no que podemos mudar de verdade!

    Assim, é preciso tomar muito cuidado para diferenciar ajuda de intromissão ou mesmo fuga da própria vida! Quantas vezes você está tentando salvar o outro para não olhar suas próprias questões? Vale a pena ler o artigo Autorresponsabilidade! Pare de bancar o herói ou a vítima da vida!

    Então, se dizer NÃO para os outros faz parte de uma escolha mais consciente e saudável para você, este é o caminho! Afinal, ninguém muda a cabeça de ninguém! E, vale a frase: Não ajudamos quem precisa, ajudamos quem QUER ser ajudado! Por isso, não gaste seu tempo e sua energia à toa!

    Infelizmente, muitas vezes, quem não quer ser ajudado nos atrapalha a fazer as melhores escolhas para a nossa vida! Por isso, forme um time de pessoas que te lembrem do SIM que você quer dizer para as coisas boas da vida!

    Saia do círculo vicioso da dependência e construa um círculo construtivo na direção do que deseja, VOCÊ MERECE!

    Consistência é a chave da mudança

    Claro, sei bem que manter a constância é desafiador! Por este motivo, é importante limitar os movimentos de mudança em pequenas e consistentes ações! Afinal, o exagero faz a gente não conseguir sustentar o que queremos!

    Se você está insatisfeito com seu mundo e quer mudá-lo, o lugar para começar é você mesmo. Se você estiver certo, seu mundo estará certo. AMP tem tudo a ver com isso. Quando você tem uma Atitude Mental Positiva, os problemas de seu mundo tendem a curvar-se diante de você. (Napoleon Hill: Atitude Mental Positiva, p.38).

    Por isso, para que nosso SIM seja consciente e consistente, é preciso lembrar que tudo começa com um pequeno passo na direção certa! Ou então, como diz o famoso ditado: “A direção é mais importante do que a velocidade!”

    Deste modo, a consciência do SIM é o ponto forte para ganharmos consistência na mudança que desejamos! Além disso, é importante observar atentamente alguns convites da vida, antes de responder de forma automática e reativa!

    Para isso, ative seu observador passivo, desapegado de emoções e reações. Assim, você pode avaliar para o que QUER dizer SIM e o que PRECISA dizer NÃO! Neste processo, vá ganhando consistência e consciência!

    inicialmente, será um grande esforço! Mas, aos poucos, o processo ficará mais fácil! De repente, você nem entenderá como poderia ser de outra forma! Vale a pena escutar a meditação MARAVILHOSA de Mirna Grzich – Mudança Interior ( 4 de 16) – Coleção Quem é Você.

    Comece dando um pequeno passo! Fique firme e vá repetindo passo a passo com calma e consistência!

    Lembre-se de pedir ajuda, ela sempre chega!

    Não sei você, mas muitas vezes, tenho dificuldades de pedir ajuda! Tenho medo de incomodar os outros, de estar “fazendo drama”. Ou pior, tenho a profunda sensação de que ninguém vai me compreender!

    Contudo, aprender a pedir ajuda é algo que vem ganhando espaço em minha caminhada de forma mais clara! Inclusive, aprendi a parar e fazer uma oração simples pedindo clareza! Este simples gesto é muito poderoso para me conectar com o que eu preciso, independente da confusão que estiver na minha mente!

    Os movimentos não precisam ser grandiosos e barulhentos! As respostas que precisamos estão na simplicidade das coisas! Ao pedir por mais Sabedoria, Luz, Paz interna para enxergar as coisas com mais clareza, os sinais aparecem! Basta observar atentamente os acontecimentos, as pessoas, os pensamentos ou sentimentos, os sinais sempre chegam!

    “E eu vi que eu podia mais do que eu sabia
    Eu vi a vida se abrir pra mim
    Quando eu disse sim”

    Sim, Sandy

    Então, abra sua mente, aquiete seu coração e peça todo auxílio que puder chegar até você! E, tenha Fé que a ajuda virá, muitas vezes, de forma surpreendente, mas ela virá! Entretanto, lembre-se que a ajuda só vem se você realmente quiser, se você se abrir e estiver disponível para recebê-la!

    A importância de sentir o auto merecimento!

    Com certeza, dizer SIM para a vida nos abre infinitas possibilidades! Às vezes, pensamos que estamos abertos, mas nossas atitudes e comportamentos indicam o contrário!

    Se não aceitamos a ideia de que “merecemos” prosperar, acabaremos recusando a abundância mesmo que ela caia em nosso colo. (Louise Hay: Você pode curar sua vida, p.158).

    Este artigo tem como objetivo: despertar sua consciência para dizer SIM para a vida e não para o sofrimento, ainda que ele seja um velho conhecido!

    Mas, atenção: isso não significa que serão só flores! Mesmo as flores têm seus espinhos e é importante aprender a lidar com eles! Para dizer sim para o novo, você precisará aprender a tolerar experiências desconfortáveis! Isso significa, enfrentar o medo da vida e o desejo de controlar tudo para se permitir exercitar a vulnerabilidade!

    Claro, fácil falar ou escrever, outra questão é colocar em prática. Mas tudo a seu tempo e em doses homeopáticas passa a se tornar mais tolerável! Neste momento, o mais importante é a consciência e a consistência!

    Então, exercite passo a passo dizer SIM ao que você quer! Eleve o nível de seu auto merecimento e aos poucos solte sua necessidade de controlar tudo!

    Para facilitar, preparamos 15 dicas úteis e práticas para você inserir no seu dia a dia e elevar o seu auto merecimento.


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!