Criticar é fácil, quero ver fazer! Que tal ser construtivo?

Última atualização em agosto, 2020

De início te pergunto: pra você é mais fácil criticar ou elogiar? Como você se sente quando é criticado ou elogiado? Vivemos num mundo que impera a lógica da aceitação passiva ou da crítica mordaz, é o 8 ou 80 dos nossos tempos. Muitas vezes as pessoas estão acostumadas a ver o que lhes falta, o que está errado, que esquecem de agradecer e reverenciar as bênçãos que já desfrutam.

Assim, também agem com os outros: focam nas fragilidades, no que parece defeituoso ou diferente. Desta forma, parecem até sentir algum prazer em criticar ou julgar para de algum modo se sentirem superiores.

Cinco pessoas deitadas no gramado formando uma estrela com as pernas - criticar
Imagem de Pexels por Pixabay

Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las! Madre Teresa de Calcutá

Você procura o erro ou o mérito?

A propósito, pense bem, para você é mais fácil criticar ou elogiar? Procurar o erro ou reconhecer o mérito? Inclusive, aproveite a reflexão e amplie o raciocínio: em relação a você mesmo, você mais critica ou mais reconhece suas virtudes? Será que se criticar insistentemente vai resolver alguma coisa na sua vida?

Vale ressaltar que sempre acreditei no valor da crítica, afinal, nada pior do que a ilusão a respeito de algo ou de si mesmo. E, desta forma, por muito tempo pensei que a busca por perfeição fosse produtiva para nos tirar da preguiça, do comodismo. Neste sentido, eu pensava que o excessivo contentamento pudesse levar a falta de capricho.

Entretanto, hoje vejo quanto o hábito de criticar excessivamente pode ser prejudicial à medida que desmotiva, que tira o brilho nos olhos. Isto porque nos deixa com um sabor amargo na boca, sem contar os ombros pesados pela responsabilidade de alcançar algo que não existe: o perfeito.

Para receber atualizações do site preencha:

Ao invés de criticar, seja construtivo!

Sob este prisma, muitos poderão dizer que é importante exercitar este poder crítico até mesmo para nos levar ao nosso limite. Contudo, o limite nunca é uma região conhecida e a busca por ele também não me parece saudável. Isto principalmente quando se pensa numa vida equilibrada. Leia também 2° Passo para ser feliz: EQUILIBRAR-SE!

Sendo assim, é importante destacar que a crítica construtiva – sincera e desprovida de sentimentos de competição, vaidade, inveja e negatividade -, é sim uma poderosa ferramenta! Afinal, como diz a famosa frase:

Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar. Abraham Lincoln

Desta maneira, uma crítica construtiva serve para alicerçar melhor um projeto, uma ideia e até mesmo uma vida. Contudo, quando somos movidos por estes sentimentos de competição e inveja, é importante voltarmos o foco para nós mesmos e olharmos o que não está a contento.

Vemos por fora o que nos vai por dentro!

Certamente, quando estamos sendo construtivos conosco, somos capazes de contribuir com o mundo. Por isso, adoro uma frase que desconheço a autoria e que diz: Vemos por fora o que nos vai por dentro! Logo, o que você anda vendo? Será que não está na hora de reformular o que está por dentro?

Claro, sei que parece fácil falar! Há muitas notícias que nos aborrecem, muitas pessoas que nos desanimam, muitos exemplos que parecem reforçar o oposto do que estou propondo. Mas você já reparou como, muitas vezes, nós propagamos o mal sem que tenhamos esta intenção?

Nesta lógica, se você tem duas notícias para contar para alguém, qual delas prefere: aquela que enaltece o mal, a dúvida, a fofoca, a doença; OU, por outro lado, aquela que elogia, que reconhece e que levanta o astral de outra pessoa? Infelizmente, muitas vezes preferimos a notícia que vai dar mais ibope, que causará maior polêmica, maior “comoção”. E, cada vez mais, vejo as pessoas focadas no negativo até mesmo de forma automática!

Qual é a sintonia que você escolhe para sua vida?

Convém ressaltar algo que, talvez, ainda não tenha notado: do que você tem nutrido sua vida? Será que você deixa a TV ligada nas novelas, cheias de intriga e gritarias, que quebram a paz do seu lar? Você assiste programas que enfatizam a corrupção, a crise e criminalidade? Já se deu conta que estes programas estão roubando a sua paz e nada propondo de construtivo para transformar a situação?

Desta forma, acho que é uma máxima popular, mas vale a pena relembrá-la: Criticar é fácil, quero ver fazer! Por isso, faço um convite aqui para que comecemos a observar se mais criticamos ou elogiamos. Quando estamos agressivos conosco, espalhamos esta agressividade pelo mundo na forma de crítica destrutiva. Ou seja, indignação vazia, raiva, ira e nada de bom pode ser produzido nesta frequência.

Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida. Viktor Frankl

Seja mais amoroso consigo e transborde para o mundo

A vida é para ser vivida com leveza e amorosidade, com aprendizados sim, mas também com fluidez! Então, observe que muitas vezes a crítica dura que você impõe ao mundo está se voltando, principalmente, para você mesmo! Que tal pegar mais leve consigo? Ou seja, seja mais amoroso consigo mesmo e transbordará mais amor em redor de si!

Portanto, exercite a crítica positiva e construtiva, que propõe alternativas, enxerga outros caminhos, reconhece pontos de luz e de fortalecimento. Afinal, quando temos amor dentro de nós, fica muito mais fácil amar ao próximo!

Assim, amor/aceitação é a maior necessidade que temos! Isto porque, todos queremos ser aceitos, respeitados e amados, embora cada um de nós escolha sua estratégia para isso. Veja que as redes sociais são a prova mais óbvia desta necessidade! Todos querem uma curtida, um compartilhamento, um comentário… Todavia, nenhuma aprovação externa será capaz de nutrir o vazio interno de quem não se aceita e não se ama!

Logo, destrave o orgulho e faça mais elogios, pare de olhar o buraco do pudim e comece a desfrutar mais o seu sabor. Tenho certeza que você terá uma vida mais leve, recheada de amor.


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!