Descubra as mentiras que sua mente conta para você constantemente!

Última atualização em setembro, 2020

Primeiramente, te convido a refletir: já descobriu as mentiras que sua mente conta para você constantemente? Já percebeu como às vezes sua mente te atormenta com pensamentos obcessivos? Por acaso, sua mente te dá ordens incessantes? Será que existem muitas obrigações te atrapalhando o sono? Inclusive, observe que esta perturbação geralmente começa com: “Você deveria…”

Cérebro dentro de uma lâmpada - descubra as mentiras que sua mente conta para você!
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Além disso, junto com o tormento mental, vem também uma angustiante sensação de culpa, insuficiência, frustração. Ou então, muita ansiedade, angústia e mal estar que pesam o coração e nos deixam desconfortáveis, infelizes e, por vezes, muito rabugentos!

As mentiras da mente na nossa conversa interna

Geralmente, quando isso não surge a partir de um julgamento externo, há uma voz interna dizendo “você deveria…”. Desta maneira, segue uma longa lista de “você deveria!”

  1. cuidar da saúde;
  2. estudar ou trabalhar mais;
  3. cuidar da família;
  4. encontrar os amigos;
  5. cuidar da alimentação;
  6. aprender um idioma;
  7. fazer atividade física;

Assim, embora a voz venha de dentro, ela não vem do coração, mas sim de nossa mente! Em outras palavras, a voz não reflete o que nós gostaríamos de fazer, mas sim o que imaginamos que “deveríamos fazer!”. Provavelmente, esta voz apenas repete algo que ouvimos quando éramos crianças e fazia parte do nosso processo educacional. 

Certamente, a grande questão é que na infância estávamos aprendendo regras necessárias para o bem viver: “você precisa tomar banho!”; “você precisa fazer o dever de casa”; “você precisa ir à escola”… Enfim, se tratavam de necessidades inerentes à realidade a qual estávamos nos adaptando.

No entanto, com o processo de crescimento, esta voz foi internalizada e continua te dizendo o que é preciso fazer baseado nas regras sociais e, muitas vezes, ignorando os desejos internos! Isto é, muitas vezes as mentiras da mente estão baseadas nas expectativas alheias, na sua expectativa idealizada de si mesmo, na religião, no partido e em várias instâncias que exercem poder sobre você! Leia também EGO ou CORAÇÃO: quem você escuta mais constantemente na sua vida?

A mente mente pra gente! E agora?

De fato, com tanta pressão, raramente você consegue perceber que esta voz não é a SUA! Afnal, a mente fica o tempo todo te dando “ordens” do que precisa ser feito! Desta forma, você está tão sobrecarregado de tarefas que não consegue refletir sobre o motido da realização de suas atividades. Com efeito, são tantas regras e pessoas para obedecer que você nunca consegue corresponder a todas estas “ordens” que ecoam em sua mente.

Então, se você observar melhor, perceberá  como a ideia de insuficiência está presente. Assim, o “você precisa” se transforma em “você deveria”. De forma interessante, parece uma mudança sutil, mas ela tem impactos poderosos sobre a nossa mente. Afinal, embutida na ideia de “dever” está também a mensagem de erro, culpa e fracasso.

Sendo assim, a leitura interna disso passa a ser: “Eu deveria emagrecer! Mas sou mesmo uma gorda!”; “Eu deveria trabalhar mais! Mas sou mesmo um preguiçoso”; “Eu deveria estudar! Mas sou mesmo uma burra!”; E, por aí vai uma linha pejorativa que só te coloca para baixo, se transforma quase num processo constante de autoflagelo.

Desta forma, você já sabe que uma mensagem de erro aparecerá a todo instante em sua mente, como se você sempre estivesse apertando o botão errado. Isto é, toda vez a mensagem é de ineficiência, seguida de culpa. A partir daí você vê os ícones de sucesso da mídia ou mesmo a suposta “grama verde do vizinho” e passa a pensar que o problema é com você! Neste sentido, a sensação de fracasso que te invade é apenas o início da descida ao “fundo do poço”.

As mentiras da mente incentivadas pelas mídias e propagandas

Agora, você tem uma nova informação para observar: as mentiras que a mente conta para você! Mas para libertar-se ainda é preciso ficar atento às armadilhas que as mídias e propagandas insuflam em você para que se sinta insuficiente e infeliz. Somente asism, ficará mais fácil sair do piloto automático destes pensamentos que te jogam para baixo!

Sob esta perspectiva, facilmente entramos num círculo vicioso de nos cuidar mal: com alimentação incorreta (leia também 3° Passo para ser feliz: ALIMENTAR-SE!); dormir pouco; não ter tempo de lazer saudável – passando horas em frente à TV, computador ou celular… E tudo isso contribui para acreditar nas mentiras que a mente conta para você, pois os maus hábitos acabam nos deixando confusos e suscetíveis a estas mentiras!

Inclusive, vale a pena destacar que a mídia se utiliza frequentemente destas mentiras que a mente nos conta! Isto é, por um lado, o mundo da publicidade, que enaltece o sucesso a partir dos produtos (carros e celulares novos, beleza estética, toda e qualquer aparência de sucesso, poder e riqueza). E, por outro lado, o noticiário nos traz tragédias, crimes hediondos e outras mensagens que nos arrasam a mente, o corpo e, até mesmo, a alma. Deste modo, somos constantemente alarmados com todo tipo de miséria e anestesiados com produtos de consumo.

Neste sentido, eu te pergunto: “Com uma mente que estimula o autoflagelo e uma rotina miserável como ela, somada às pressões sociais da mídia e veículos de marketing, dá para ser feliz?

O que é preciso mudar para ser feliz?

Certamente, é preciso mudar padrões mentais e hábitos cotidianos. Afinal, o padrão existente está baseado na total falta de cuidado com a própria saúde, esgotando as energias do corpo físico e mental, sem mencionar o espiritual.

Por isso, paira constantemente o medo de ser ineficiente, a culpa por não atender às super expectativas alheias. Ou mesmo, a ilusão de que comprar produtos possa diminuir esta sensação de insatisfação e o julgamento do outro para amenizar a frustração consigo mesmo.

Desta maneira, vivemos tudo isso intensamente sem perceber que se trata apenas de um cenário muito artificial do que, de fato, é a nossa vida! Este é um padrão de DESCONEXÃO PROFUNDA! Isto é, uma desconexão conosco; com as pessoas que realmente são importantes para nós; com os valores que, de fato, queremos em nossa vida e, principalmente, com o que realmente poderia nos dar a satisfação que tanto buscamos.

Reconectar-se é preciso…

Cabe destacar que a conexão profunda está dentro do seu coração, no contato com suas verdades, na cura das suas feridas, na reflexão das suas questões e no rico universo que há DENTRO de você! E a chave para este paraíso interno depende de muito amor, autoaceitação, autoconhecimento, respeito e acolhimento interno.

Desta forma, reavalie os seus “você deveria!” e veja quantos deles são pura idealização para agradar aos outros. Transforme-os em “eu quero” e veja quais são os desejos sinceros do seu coração, alicerçados na pessoa que você já é AGORA. E acredite, você já é maravilhoso neste momento, simplesmente por existir e poder criar oportunidades de aprendizados a cada dia!

Cuide-se com amor, trate-se com respeito e carinho, aceite-se com grande sabedoria. Então, olhe as características que você não gosta como ótimas oportunidades para aprender e evoluir em seu caminho de autodesenvolvimento. Para tanto, abandone o medo, a crítica, o julgamento, a idealização, a superficialidade e adote um profundo e amoroso olhar interno, buscando a plenitude que você nasceu para desfrutar!

“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência”. Mahatma Gandhi

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Comentários estão encerrados.