• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

FORÇA INTERIOR: desenvolva a sua!

Força interior: muito se fala nela! Precisamos ser fortes, guerreiros, determinados, obstinados, persistentes… Isso, por vezes, nos leva à ideia errônea de rigidez. Entretanto, a rigidez pode se tornar exatamente um ponto de vulnerabilidade por não nos permitir a adequação às situações e aprendizados. Que tal refletir mais a respeito?

Desmistificando a ideia de FORÇA

FORÇA INTERIOR

Quando falamos em força, pensamos em alguém inabalável, corajoso e destemido, sem fraquezas. Entretanto, quando lembramos que somos apenas seres humanos, a incoerência disso fica óbvia. Afinal, não somos máquinas programadas, somos pessoas com sentimentos, fraquezas, medos e inseguranças…

É preciso desmistificar a força como algo relacionado à perfeição, aliás o próprio conceito perfeição merece desmistificações, mas estas ficarão para outro artigo. Aqui trabalharemos a ideia de força interior que, verdadeiramente, é a única fonte de força possível e capaz de ser renovada infinitamente.

Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Dalai Lama

A força interior requer algumas ferramentas: a principal delas é o autoconhecimento, mas também é imprescindível auto-responsabilidade, paciência, acolhimento, fé…

Assumindo a responsabilidade

ASSUMINDO RESPONSABILIDADEO assunto já foi trabalhado aqui em artigos anteriores, leia também Felicidade: a responsabilidade é sua, assuma!. Mas acredito que é uma temática que ainda requer destaque: Nós somos os responsáveis pela NOSSA VIDA em todos os aspectos! Ainda que muitos digam: mas meu pai isso ou minha mãe aquilo; minha condição financeira; meu marido; meus filhos; minha religião… Enfim, cada um encontra a desculpa que achar melhor, mas, pelo menos para si mesmo, admita: Você é o grande responsável por sua vida!

Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro. John F. Kennedy

Esta responsabilidade é assumida todos os dias em que acordamos e aceitamos a missão de viver mais um dia. Neste momento, temos um grande poder em nossas mãos e podemos desperdiçá-lo nos escondendo atrás de desculpas OU assumir nosso poder pessoal e utilizá-lo em nosso favor.

Projeções externas

PROJEÇÕES EXTERNASOutro dia, estava num sebo e um título me chamou a atenção “Complexo de Cinderela”, apenas li a contracapa e achei interessante como ainda vemos muitos exemplos disso em nosso cotidiano! Este complexo se refere à crença de muitas mulheres a respeito de um príncipe encantado, que as protegerá de todos os males do mundo, tal como no conto de fadas. Paira dentro desta mulher uma menina que tem muitos medos e inseguranças, projetando externamente sua necessidade de proteção, segurança, aprovação e confiança.

Vale a pena refletir a respeito dos desdobramentos deste complexo em que algumas mulheres exigem um homem perfeito ou asfixiam o companheiro em busca de uma segurança que ele nunca poderá lhes oferecer. Somente NÓS podemos satisfazer as necessidades de nosso coração!

Mas o ponto a ser tratado aqui é o quanto depositamos externamente nossas necessidades, quantas vezes acreditamos que para sermos felizes precisamos do marido perfeito, filho perfeito, um emprego dos sonhos ou uma conta bancária da qual nunca mais pudéssemos reclamar… Em todos estes casos depositamos nossas esperanças em idealizações externas, que apenas nos distanciam do momento presente. Leia também MOMENTO PRESENTE: é onde está o NOSSO ponto de poder!

Assim, a crença manifesta aqui é a de que  nada está perfeito, as coisas estão erradas e precisam ser “consertadas”. Mas na energia do vitimismo, dependência e insegurança em que nos colocamos isso não é possível, porque parecemos impotentes para lidar com a realidade. Falta aqui uma segurança interna para lidar com as próprias questões e se “segurar na própria vida!”. Por isso acabamos projetando tudo isso externamente.

A fé não é algo para se entender, é um estado para se transformar. Mahatma Gandhi

Revendo velhas crenças

hiding-1209131_1280

Quanto mais episódios de frustrações e fracassos experimentamos, mais reforçada fica a crença de que somos incapazes de assumir a própria vida. Trata-se, praticamente, de uma gangorra emocional que funciona com expectativas extremamente elevadas e frustrações profundamente dolorosas. Diante deste ciclo, não conseguimos enxergar a realidade de nossos potenciais para fazer escolhas em nossa vida. Assim, parece nos restar um único personagem cabível dentro deste cenário limitado: a vítima. Leia também ESCOLHA ser feliz: você tem este poder!

A partir desta ótica tudo fica muito mais sofrido e pesado. O conformismo parece ser a única solução, pois uma vez que não se pode contar consigo, o jeito é receber as migalhas do externo. Mas neste ponto eu deixo a provocação destas sábias palavras:

Você pode sobreviver, mas sobrevivência não é vida. Osho

Então, escolha viver, experimentar, aprender, crescer e ser, verdadeiramente, FORTE!

Desenvolvendo a força interior

FORÇA INTERIORNão existe perfeição, cenário ideal, tudo isso é uma tremenda ilusão que pode nos aprisionar e não permitir que enxerguemos a amplitude existente no cenário ATUAL de nossa vida! Existe um potencial infinito dentro de cada um de nós e uma riqueza imensa de experiências, que podem nos fortalecer. E, para acessar tudo isso, é preciso desenvolver nossa FORÇA INTERIOR, somente ela é capaz de reavivar o sentimento de confiança necessário para tomar as rédeas de nossas vidas nas mãos. Na verdade, estas rédeas jamais saíram de nossas mãos, mas, por diferentes razões ou circunstâncias, preferimos encontrar desculpas ou culpados ao invés de assumir a nossa responsabilidade.

Vale salientar que quando somos responsáveis por nós, não dependemos da opinião alheia, não calcamos nossas iniciativas no que os outros vão pensar. Quando somos responsáveis por nós mesmos, estamos tão centrados na pessoa única, exclusiva e MERECEDORA que somos, que não há espaço para qualquer desculpa ou idealização que possam sabotar ou boicotar nossa felicidade.

Esteja centrado em você, acredite na sua essência, fortaleça suas habilidades, desenvolva novos talentos… Você tem uma capacidade infinita, só depende de você se permitir acessá-la! O primeiro passo é tomar consciência deste ser único e especial que habita o seu interior. A partir disso, novas portas se abrirão e você saberá que a única pessoa capaz de te dar o apoio que precisa e a força que merece para conquistar sua vitória interna é você mesmo. Acredite em si, em seu potencial para se cuidar, amar, respeitar e fortalecer nos momentos em que o chão tremer e sua segurança for abalada. Leia também A SEGURANÇA INTERNA necessária para você transitar do velho para o novo. 

Você MERECE ser feliz, fortalecer suas habilidades, descobrir novos talentos, novos papéis para si mesmo. Acredite em seu potencial de aprendizagem, na abundância do Universo que te traz sempre novas oportunidade de fortalecimento interior. Permita-se experimentar sem pressão, cobrança, controle, idealização… Desfrute a vida com o coração aberto, disposto a aprender, sentir, fluir! Vá com fé e amor, estes são os principais sentimentos para que tudo se ajeite na vida…

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

Seu e-mail (obrigatório)


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!