• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

É tempo de Renascer

Renascer

É tempo de renascer, me permitir, sair da toca, me mostrar e deixar as coisas fluírem!

Renascendo após a maternidade

Depois do sumiço de praticamente 1 ano após o nascimento da minha filha, venho sentindo muita necessidade de voltar a escrever, organizar meus aprendizados e compartilhar conhecimentos.

Foi, sem sombra de dúvidas, um ano sabático, ou melhor dizer, maternático, rs. As  mães poderão concordar comigo que a maternidade é um processo intenso e, por vezes, doloroso. Afinal, mergulhamos num labirinto de profundo contato com nossas emoções, com nossas sombras, como diria Laura Gutman:

Um recém-nascido é isso: a manifestação organizada da sombra da própria mãe, ou seja, de tudo o que ela rejeita, desconhece ou dói em seu profundíssimo ser essencial. (p. 94 – A Maternidade e o encontro com a própria sombra)

Por ser uma pessoa muito dedicada e ainda com ilusões de perfeccionismo, eu sabia que tiraria uma “licença maternidade caprichada”, mas me espanto quando penso neste período de 1 ano. Parece que minha filha nasceu ontem, mas durante este tempo acho que morri e renasci diversas vezes. Nunca imaginei que me sentiria tão fragmentada, parece que meu ser anterior explodiu e, às vezes, fico inutilmente tentando juntar pedacinhos daquela que fui sem conseguir enxergar e aceitar quem sou atualmente.

No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo. Osho

Podemos entrar centenas de vezes em um rio e nunca será a mesma água. Diariamente nosso corpo se renova e nunca conseguimos ser a mesma pessoa. Mas este processo é muito mais intenso e perceptível na maternidade. Girávamos em torno de nós mesmas e, de repente, começamos a girar em função de outra pessoa, são as necessidades dela que precisamos contemplar e o espanto se dá quando nos permitimos perceber que as necessidades dela são, na verdade, as nossas (aquelas mais mais ocultas).

Feito é melhor que perfeito

Eu gostaria de escrever perfeitamente, com imagens escolhidas minuciosamente, fazendo uma divulgação inteligente e articulada, mas agora o meu tempo é escasso. Minha prioridade é Ela! Então decidi que vou ser menos crítica e valorizar mais o simples ato de compartilhar o que me vai no coração; serei mais humilde e condescendente comigo mesma, perdoarei meu texto não perfeito com mais facilidade e amor; vou tentar controlar menos as coisas e apenas deixar as mensagens que sinto importantes fluírem através de mim. Vou considerar com seriedade aquela frase: “Antes feito, que perfeito!” ou a popular “O ótimo é inimigo do bom!”. Leia também Perfeição, perfeccionismo e afins: ferramentas de autocobrança.

Vivemos nos iludindo com o perfeito, acreditando que o que vivemos ou fazemos não é suficiente. E por que não seria? Como ouvi uma amiga dizer: não se vê a rosa competindo com a margarida, comparando belezas! Cada uma é satisfeita por ser quem é, por expressar a magia da natureza dentro de si. Possuímos esta mesma magia e, por vezes, não nos damos conta ou não a valorizamos.

Olhe para uma árvore, uma flor, uma planta. Deixe sua atenção repousar nelas. Note como estão calmas, profundamente enraizadas no Ser. Deixe que a natureza lhe ensine o que é a calma. Eckhart Tolle 

Agora é tempo de me reconectar com o profundo em mim e ir aos poucos retomando meu espaço, minha individualidade… Ir também permitindo que minha filha se desenvolva autônoma, independente e capaz de trazer à tona toda a magia de sua própria Essência. É com muito carinho que retorno a este espaço que me nutriu e fortaleceu durante um período intenso de grandes aprendizados. Escrevendo, consigo refletir e dizer, principalmente para mim mesma, coisas que minha alma sabe serem importantes de relembrar e compartilhar… Se for útil pra você, melhor ainda!

Seja tão simples como você pode ser, você ficará surpreso ao ver o quão simples e feliz sua vida pode se tornar. Paramahansa Yogananda

Gratidão por sua leitura! Para receber novos posts preencha abaixo.

Seu e-mail (obrigatório)

Namastê _/\_


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Gisele A. Mendonça Peixoto

    Amei! É isso mesmo, muitas vezes o que julgamos imperfeito é exatamente o que precisamos para o momento! É preciso ter humildade e sabedoria para deixar a vida mostrar o caminho! Gratidão por suas palavras e incentivo! Namastê! _/|\_

  2. As vezes o nosso imperfeito é totalmente perfeito pro momento que estamos vivendo, só não enxergamos!
    Viva o simples e essencial que há em todos nós!
    Gratidão por retornar e compartilhar seus lindos textos, reflexões e experiências!

Reflita Conosco!!!