Última atualização em setembro, 2020
De início, te pergunto: Você vive o momento presente? Por quanto tempo já se surpreendeu perdido em lembranças do passado, dores e feridas, que ainda te machucam? Ou ainda, quantas noites de insônia você experimentou, sentindo grande ansiedade em relação ao futuro?
Certamente, todos nós experimentamos estas emoções em algum momento da vida, alguns mais intensamente e outros de maneira mais branda! Contudo, é inegável que um dos desafios de nosso tempo é exergar e valorizar o momento presente como ele merece.

No entanto, apesar de saber que se trata de um gasto de energia desnecessário, tantas e tantas vezes, nossa mente insiste em viajar. Assim, em momentos de maior angústia ela nos traz o passado e quando é a ansiedade que comanda, ela nos leva para o futuro de forma perturbadora.
Se você está deprimido,
Você está vivendo no passado;
Se você está ansioso,
Você está vivendo no futuro;
Se você está em paz
Você está vivendo no momento presente. Lao Tzu
As armadilhas do passado e do futuro
Por vezes, o passado pode nos mobilizar tanto que, na verdade, acaba por nos imobilizar em situações que não temos mais condições de resolver. Ou, então, não temos suporte psicológico ou emocional para fazer de outra forma naquele momento.
Assim, de que adianta a culpa, remoer, ficar magoado ou então infeliz com o que aconteceu? Infelizmente, isso só serve para nos mergulhar numa tristeza sem possibilidade de alento! Leia também: Liberte-se da MÁGOA que envenena sua vida! Só depende de você!
Por outro lado, há também outra armadilha a qual devemos estar atentos: o olhar ansioso para o futuro. Ou seja, quando traçamos planos e metas mirabolantes, recheados de idealizações, que só servem para nos fazer sofrer por antecipação. Desta forma, ficamos compulsivamente construindo cenários, gerando expectativas e cobranças sem fim que apenas nos trazem sofrimento.
O momento presente
Claro, sei que é doloroso para nossos egos inflados e nossas mentes controladoras, mas a vida simplesmente é o que é. Desta forma, não há como prever e evitar tanta coisa… De fato, nosso poder de ação se limita à nossa pessoa no momento presente e o resto é consequência! Contudo, se enchermos a nossa vida de “e se…” fica insustentável viver, pois seremos absurdamente dominados pelo medo! Assim, viveremos acuados, torcendo para que nossos medos não sejam escutados pelo Universo. Isso não é vida!
Portanto, é importante silenciar a mente e buscar entender a razão de estar tão angustiado com o passado ou ansioso com o futuro. Por isso, vale clicar no vídeo “Viver o momento presente” – Seiite Arata, são apenas 6 minutos de uma reflexão muito interessante sobre o assunto.
Assim, celebre não o ontem, o amanhã e nem mesmo o hoje, celebre o AGORA! Afinal, este momento tão único e especial que, por vezes, deixamos passar, focados no que já passou ou então no que virá!
Aliás, trata-se de algo óbvio, mas que costumamos esquecer: cada momento é mágico e nunca mais se repetirá da mesma maneira. Por isso, concentre-se na importância do AGORA. Nosso ponto de poder está sempre no momento presente!
“As soluções sempre aparecem quando saímos do pensamento
e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um instante” Eckhart Tolle
Aqui e Agora
Diante disso, lembre-se que o tempo não pára! Então, aconteça o que acontecer, o sol nasce e se põe todos os dias. E, ainda que o tempo amanheça nublado, sabemos que a noite chegará e no outro dia o sol pode aparecer, iluminando e nos oferecendo uma nova possibilidade para criar, nos reinventar e fazer diferente… Com efeito, somente a partir desta ótica, somos capazes de compreender que temos um poder infinito em nossas mãos! Leia também AUTOSSABOTAGEM: saiba como ela atrapalha sua vida!
Além disso, concentrar no presente é SOLTAR, ENTREGAR, DESAPEGAR E FLUIR com a vida. Claro, sei que temos muitos medos, mais até do que nossa mente consegue administrar, mas de que eles valem? Em quê nos ajudam?
“Todo dia é uma nova oportunidade. Ontem passou e está acabado. Hoje é o primeiro dia do meu futuro.” Louise Hay
Portanto, faça o seu melhor, cuide-se, ame-se, seja sim cuidadoso consigo mesmo, planejando uma vida alinhada com o que deseja experimentar. Mas o que não estiver em seu poder, solte, entregue… Desta maneira, viva o momento presente com muita luz, paz e amor! Com isso, esteja certo de estar fazendo o seu melhor, consciente de estar buscando seu autodesenvolvimento! Assim, ciente de sua responsabilidade, utilize este presente maravilhoso que é a vida!
Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.