Plenitude é uma consciência necessária para que haja abundância!

Última atualização em setembro, 2020

Inicialmente te pergunto: você quer mesmo ter abundância na sua vida? E, em algum momento, você já pensou na palavra “plenitude”? Sem dúvida nenhuma, a abundância passa pela consciência da plenitude e se alimenta dela para transbordar e se multiplicar!

Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira. Johann Goethe

Plenitude uma consciência - mãos e energia circulando
Imagem de Dayron Calero por Pixabay 

Plenitude é uma consciência!

De fato, confesso que para mim, plenitude parecia algo para a aposentadoria. Ou seja, quando eu já tivesse realizado e conquistado todos os meus sonhos, poderia descansar em plenitude! Assim, seria como um estado de contentamento e realização para o fim da vida. Possivelmente, um lugar ao qual se chega após ter conquistado tudo o que desejava!

Entretanto, não sei se é a sabedoria do tempo ou a desaceleração desta necessidade de conquista, mas vejo agora a plenitude como um caminho. Aliás, um caminho fundamental para o momento atual em que revisar rotas e destinos é tão imprescindível!

Afinal, quando penso que meio milhão de pessoas estão partindo, penso como posso experimentar minha vida com mais propósito. Inclusive, lembro-me de um trecho muito especial do livro A Coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown:

Seja grato pelo que tem. Quando perguntei às pessoas que haviam sobrevivido a tragédias como é possível cultivar e mostrar mais compaixão por quem está sofrendo, a resposta era sempre a mesma: não considere o que você tem algo banal e corriqueiro – celebre-o! Não se desculpe por sua alegria. Seja grato por ela e compartilhe sua gratidão com os outros. Seus pais estão com saúde? Vibre com isso. Faça-os saber quanto eles significam para você. Quando você valoriza o que tem, também está valorizando o que o outro perdeu. (p. 95)

Desta maneira, a plenitude surge, na minha vida, no contexto de substituir o querer mais pela vontade de desfrutar melhor! Neste sentido, ainda tenho muitos sonhos para realizar, mas não quero ficar obcecada por eles, perdendo a beleza da minha jornada! Por isso, a plenitude passou a ocupar um lugar central na minha forma de viver a vida! Neste ponto, preciso confessar que isto aconteceu depois de ler o livro da Brené Brown!

Lógica da escassez: algumas considerações

A propósito, a partir da leitura do livro, alguns conceitos começaram a se destacar nas minhas análises em busca de uma perspectiva mais abundante! Leia também A lógica da abundância: Merecimento, Suficiência e Plenitude!

Desta maneira, pensei no merecimento, suficiência e plenitude como uma lógica de abundância, bem diversa da lógica da escassez, vigente em nossa sociedade. Ou seja, ao invés do medo, do consumo e de todas as desigualdades conhecidas no plano individual e coletivo, caminharíamos em direção a lógica da abundância.

Neste sentido, vale esclarecer aqui o que estou considerando lógica da abundância! Afinal, tenho visto pessoas adoecidas profundamente pela lógica da escassez, pelo medo, falta, vazio, incapazes de agradecer até mesmo a refeição que desfrutam!

Apesar de vivermos um momento tão singular em que quase meio milhão de vidas foram dizimas por um vírus silencioso e invisível. E, ainda há pessoas céticas, achando que isso é coisa de políticos, acreditando em uma série de absurdos!

Foco na solução e no que podemos fazer!

De maneira alguma estou subestimando o sofrimento deste momento e querendo que as pessoas adotem a lógica de Polyana! Mas é preciso agir com maior maturidade emocional diante da vida e, principalmente, num cenário de tantas mortes como o que vivemos!

Infelizmente, tenho a impressão de que estamos olhando números crescendo violentamente e nos desconectando do fato que são vidas perdidas. Afinal, são pessoas perdendo entes queridos, crianças órfãs, pessoas desamparadas. Contudo, ainda assim, temos coragem de reclamar que perdemos o direito de ir e vir, que o shopping estava fechado! Qual abundância você pode ver em tempos tão sombrios?

Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)

    Lógica da Abundância: algumas desmistificações!

    Ao contrário do que muita gente imagina, abundância não significa recursos ilimitados! De forma alguma! Afinal, vivemos num planeta que dá sinais nítidos de desgaste e esgotamento! E, ainda assim, ele é extremamente abundante quando paramos para pensar numa lógica muito mais ampla do que a lógica da escassez vigente!

    Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. Mahatma Gandhi

    Neste sentido, te convido a observar a melancia, já imaginou que cada sementinha daquelas – que muitos reclamam inconscientemente – é, na verdade, uma possibilidade de vida?! Sob esta linha de raciocínio, observe o trabalho das abelhas, pequenas operárias responsáveis por polinizar tantas flores e frutos! Assim, de pequeninos exemplos, somos capazes de observar o gigantesco trabalho que a natureza faz para se recompor e reconstruir!

    Porém, o homem, com sua infinita capacidade, o que tem feito além de explorar, dominar e caminhar para a autodestruição? Calma, o objetivo deste artigo não é te deprimir, mas conscientizar que já existe abundância na natureza! Por isso, a grande questão, a meu ver, é que o homem está programado para enxergar escassez em si mesmo, nos outros e no mundo!

    E este é o objetivo aqui: inspirar você a enxergar abundância em si mesmo para que ela possa se expandir em uma consciência de plenitude! Para tanto, é preciso que a lógica da abundância esteja presente em cada um de nós, na própria maneira de se relacionar consigo mesmo, com os outros e com a vida de forma geral!

    A abundância começa com você!

    Neste ponto, eu te convido a refletir: quais ações abundantes você teve dentro deste período sabático que estamos vivendo? Será que você se preocupou com as pessoas que estão passando por dificuldades ou ficou focado no que de mais terrível pode acontecer com você?

    Você ocupou sua mente com ações construtivas, que podem colaborar com outras pessoas, ainda que seja sua família. Ou ficou focado em notícias, encaminhar correntes desastrosas, disseminando o pânico por aí? Ou seja, qual consciência de plenitude você está criando e reverberando no mundo?

    De fato, em diferentes momentos no site eu denominei uma tendência das pessoas em quererem enxergar sempre o buraco do pudim. Isto pode ser notado facilmente pela preferência por noticiários, jorrando sangue pela tela, novelas cheias de intrigas e gritarias, filmes violentos etc.

    E, quanta incoerência numa sociedade em que todo mundo diz querer paz, mas vibra guerra o tempo todo!? Claro, isto deve ter uma ligação profundamente forte com a escassez, algo que remonta nossa necessidade de sobrevivência e nos deixa focados em evitar o perigo a todo custo!

    Infelizmente, somos desnutridos emocionalmente e isso se reflete também em nossas escolhas automáticas de compra e consumo! Afinal, a maioria das pessoas vive no piloto automático, lutando para sobreviver, para “ser alguém”, para realizar seus sonhos. Porém, pouquíssimas pessoas se questionam a respeito do que estas coisas REALMENTE significam!

    Por isso, em tempos de quarentena, quando somos obrigados a olhar nossa vida e reavaliar nossos caminhos, acredito que o piloto automático já não seja um lugar tão habitável quanto antes!

    “Pare de procurar fora; olhe para dentro, comece a procurar e a buscar em sua própria interioridade. A plenitude não é um objeto a ser encontrado em algum outro lugar; ela é a sua consciência” Osho

    Plenitude: uma consciência que precisa ser sustentada!

    Desta maneira, a plenitude é uma consciência fundamental no momento! Infelizmente, vejo inúmeras pessoas querendo que a vida volte ao “normal”. E, sinto muito, esta vida já foi destruída! Mas, apesar da radicalidade desta afirmação, ainda há esperança e muita!

    Que tal aproveitar este momento para realizar as mudanças que você sabe que precisa para ter uma vida de mais plenitude? Ao invés de ficar desesperada para o shopping reabrir, que tal olhar para o seu armário e ver o que você pode doar? Veja organizações sérias de arrecadação de alimentos e faça sua contribuição! Adote um projeto ou causa social!

    Com efeito, exercite olhar para além do umbigo, há um mundo imenso e abundante lá fora! Na esfera pessoal, tenho certeza de que seu corpo te aguarda ansioso para que você redescubra o potencial que ele tem! Por isso, reorganize sua vida, inclua atividades físicas, reveja hábitos alimentares e repense sua vida numa perspectiva sustentada nos pilares da plenitude, de desfrutar cada momento!

    Portanto, substitua o tédio e a reclamação por ações construtivas! Ao invés de se indignar porque a escola da sua filha está fechada, que tal pensar em atividades bacanas e construtivas para desenvolverem juntas?! Apesar dos desafios imensos de 2020, temos a benção da internet, de podermos nos comunicar e aprender tantas e tantas coisas interessantes! E, se isso não for abundância, eu não sei o que é!

    Então, não adianta querer abundância se não formos capazes de reconhecê-la no que já existe em nossa vida! Por isso, este é o convite da plenitude! Ou seja, reafirmo que não é uma postura dopada diante da vida, mas uma atitude sábia de distanciamento e contemplação de cada momento que temos a oportunidade de desfrutar! Que tal fazer isso com leveza, prazer e sabedoria!?


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!