Para fechar 2020: mais um desafio! Vamos encerrar este ciclo?

Última atualização em janeiro, 2021

Este artigo é fruto de algo que venho sentindo desde setembro: uma angústia, um desconforto profundo e uma frustração para fechar 2020! Afinal, eu tinha tantos planos que não saíram do papel e como fechar um ciclo tão estranho como este?!

Quebra-cabeça de um campo de lavanda - para fechar 2020
Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

De fato, não sou muito ligada à astrologia! Mas lembro de ver a previsão para 2020 e achar absurdo alguém falar em mudanças estruturais em nível mundial! No entanto, parece que a previsão estava correta: 2020 foi um ano para repensarmos para onde estamos indo e aonde queremos chegar!

Desta forma, para fechar 2020 de uma maneira decente é preciso refletir sobre tudo o que ele despertou em nós! Isto é, todos os aprendizados que 2020 nos trouxe de brinde durante a pandemia mundial!

conexaoprofunda.com.br/calendario-merecimento-2021/(abrir em uma nova aba)

Inclusive, para te inspirar deixo aqui um Calendário do Merecimento 2021 para você baixar e iniciar o Ano Novo com uma nova energia! E mais, no fim deste artigo, deixo 7 dicas para elevar a frequência em 2021!

O desafio de olhar para dentro

Na verdade, desde o início da maternidade tenho feito um movimento profundo de internalização! Por isso, olhar para dentro já é uma prática que venho exercitando, mas não era algo imposto! Inclusive, era uma escolha e não um risco de tal modo que parecia um mergulho e depois sempre tinha uma “subida para respirar “e espairecer.

Contudo, durante a pandemia, eu segui rigorosamente a regra de isolamento social! Isto significa dizer que me concentrei no que tenho de mais precioso: minha família! Realmente, eu foquei no que estava sob meu poder de decisão! Ou seja, minha vida, meus desafios e aprendizados!

Certamente, isso me ajudou a desenvolver muitos aprendizados e habilidades novas! De fato, neste período eu procurei fazer da crise uma oportunidade de aprendizado profundo! Leia também 2020 e Pandemia: planejamento destruído? Transforme em aprendizado!

Mas ultimamente venho sentindo um certo pesar para fechar 2020! Afinal, sei que muitos sonhos foram arquivados, outros tantos colocados em stand by, aguardando uma fase mais propícia. Então, bateu uma certa melancolia do que deveria ser, mas não foi e não é!

“Viver de esperança, cansa, eu sei!”

Certamente, a música Lua Cheia da Sandy traduz um pouco o que sinto agora!

“(…) A gente anda inseguro
Construindo muros no chão
Arquitetando no escuro nossa direção
Viver de esperança cansa, eu sei
A nossa crença se abalou
Mas frases de ódio não vão vingar
Chega pra cá pra falar de amor”

Assim, percebo como é importante falar de amor, Fé, esperança e manter acesa a chama da gratidão e o foco no Aqui e Agora! Mas, às vezes, o pessimismo e a vontade de que tudo fosse diferente me atrapalha! Ah, como é fácil a gente se distrair com pensamentos de lamentação e ansiedade sobre o que não é!

Talvez, por isso, as mensagens natalinas me trouxeram muito esta melancolia do que não é mais e do que foi destruído! Entretanto, sinto que o espírito necessário é confiar, especialmente no invisível, na Fé que habita meu interior! Leia também FÉ: acreditar sem ver! Como anda sua Conexão Profunda?

    Seu e-mail (obrigatório)

    Fé é acreditar no invisível

    De repente, percebi que para cultivar esta Fé eu preciso baixar minhas expectativas! Isto significa abrir mão da minha necessidade de controle! Além disso, deixar de lamentar o que não é mais e focar no que existe AGORA!

    Em outras palavras: O que eu posso fazer? O que tenho de precioso na minha vida que cuido, amo e respeito tão profundamente que me dedico com plenitude?!

    De fato, quero fechar 2020 ciente de que fiz o meu melhor para proteger as pessoas mais importantes da minha vida! Neste sentido, busquei me reinventar em habilidades novas, criatividade e aprendizados que transcenderam qualquer expectativa que eu tivesse sobre mim mesma!

    Para isso, estabelecer uma conexão profunda com o presente foi fundamental! Assim, vejo o que eu tenho AGORA que pode ser um lindo céu azul, o perfume de uma rosa. Ou melhor, o sorriso da minha filha, a cumplicidade do meu marido, a dedicação da minha mãe e a compreensão do meu pai!

    Desta maneira, observo quantos presentes que podem passar desapercebidos se eu não for cuidadosa?! Então,

    “Vem cá, a Lua tá cheia
    Vamos contar histórias
    Falar de coisa boa
    Vem cá, olhar para as estrelas
    Vamos criar memórias
    Elogiar pessoas…”

    Certamente, esta é a energia que atrairá algo mais condizente com o que EU QUERO e MEREÇO! Tenho certeza, que você quer e merece também! Por isso, bora acreditar? Que tal cultivar interna e externamente esta Fé? Como você quer fechar 2020? Eis o desafio desta finalização de ciclo de 2020!

    Amar também é cuidar: quais os aprendizados para fechar 2020?!

    Claro, parece óbvio, mas para que coisas boas aconteçam não basta imaginar e acreditar em papai Noel! Ou seja, não adianta fingir que não está acontecendo nada e continuar a fazer as mesmas coisas que antes! A propósito, vale ressaltar a famosa frase que já não se sabe de quem é a autoria, mas continua importante:

    “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes!” (autoria controversa)

    Em resumo, isso pode ser bem triste neste momento! Mas vivendo uma época de profundas rupturas, é preciso encarar isso com maturidade e assumir que está sim TUDO diferente! Então, é preciso mudar com o mundo!

    Neste sentido, acredito na construção das coisas, na intenção, no planejamento, na vibração e nas mangas arregaçadas! E mais, isto implica enfrentamento de limites e desafios, além de observação distanciada e aprendizado contínuo! Desta forma, é fundamental olhar de frente para nossos medos e o que eles contam sobre nossas necessidades!

    Aliás, recentemente, ouvi esta frase de uma amiga me lembrando de algo que acredito piamente: “Amar também é cuidar!” Por isso, eu te convido a refletir: De que forma estamos cuidando das pessoas que amamos?!

    Particularmente, acredito que o Covid-19 trouxe inúmeras tristezas, perdas irreparáveis, mas também um grande aprendizado para a humanidade! E, cada um de nós, tem a responsabilidade de refletir sobre isso: o que aprendemos, quais nossos desafios e limites neste processo?

    Sabemos bem que TODOS estamos exaustos com isso tudo! Mas, olhando com compaixão para os nossos processos, o que fica de aprendizado? Sob minha perspectiva, o aprendizado é exercitar o novo, o mais simples para enxergar mais motivos para agradecer!

    Um balanço para fechar 2020!

    Decididamente, recebemos um grande presente diário com nossa vida, nossa saúde! E, lembrar disso, é fundamental para lidar com uma pandemia mundial com alguma sanidade! Assim, eu respeito a minha vida e te convido a respeitar a sua, das pessoas que você ama e fazer o máximo para honrá-las!

    Enfim, como tenho ensinado minha filha: “Cada pessoa é de um jeito!” É importante respeitar a forma diferente de cada um pensar e sentir, mas convido a todos para finalizar este ano fazendo um balanço profundo: o que você aprendeu em 2020?

    Diante desta reflexão, escreva num papel em forma de itens! Depois, escreva suas metas para 2021 com base neste aprendizado! De que modo você pode honrar este aprendizado de 2020?! Então, bora encerrar este ciclo com uma vibração mais elevada para 2021!

    Eleve sua frequência para 2021

    • 1. Observe sua assinatura vibracional na Escala de Hawkins e pense como elevar sua frequência para atrair as experiências que quer e merece!
    • 2. Escute frequências de solfeggio para dissolver energias vibracionais. Basta procurar por solfeggio e sinalizar as frequências desejadas. Seguem algumas sugestões:
      • DÓ – 396 Hz – para transformar tristeza em alegria e culpa em perdão;
      • RE – 417 Hz – para dissolver a negatividade e remover bloqueios do subconsciente;
      • MI – 528 Hz – para estimular o amor, restaurar o equilíbrio, reparar o DNA;
      • FA – 639 Hz – para fortalecer as relações, a família e a unidade da comunidade;
      • SOL – 741 Hz – para limpar fisicamente o corpo de todos os tipos de toxinas;
      • LA – 852 Hz – para despertar a intuição e ajudar a retornar ao equilíbrio espiritual.
    • 3. Recite o Ho’oponopono como mantra:
      • Sinto muito, Me perdoe, Te amo, Sou Grata! (Pense em si mesmo quando estiver recitando. Se você diz a si mesmo que sente muito, se perdoa, se ama e se agradece, facilmente isso transbordará para o mundo!)
    • 4. Faça água solarizada: coloque água numa vasilha colorida, de preferência azul e exponha ao sol, depois coloque no filtro e vá tomando ao longo do dia.
    • 5. Deixe o cheiro de ervas perfumar seu ambiente, use óleos essenciais diluídos em água solarizada. Seguem alguns dos meus preferidos:
      • Alecrim, Canela, Lavanda, Menta Piperita, Eucalipto, Gerânio, laranja… explore novos cheiros!
    • 6. Observe a natureza: contemple o céu, o sol, o luar, as estrelas, coloque os pés na Terra!
    • 7. Conecte-se profundamente consigo mesmo! Faça meditações, diários, desenhos, danças… Busque uma atividade que te torne mais íntima de si mesma!

    Por isso, lembre-se: você MERECE ser feliz! Então, cultive este hábito em 2021! Mesmo diante das incertezas, você tem um magnífico poder em suas mãos: o Aqui e Agora! Desfrute com sabedoria, FAÇA VALER!


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!