• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Criticar é fácil, quero ver fazer!

20140301_175406Vivemos num mundo que impera a lógica da aceitação passiva ou da crítica mordaz, é o 8 ou 80 dos nossos tempos. Muitas vezes as pessoas estão acostumadas a ver o que lhes falta, o que está errado, que esquecem de agradecer e reverenciar as bênçãos que já desfrutam. Assim também agem com os outros: focam nas fragilidades, no que parece defeituoso ou diferente e parecem até sentir algum prazer em apontar ou julgar para de algum modo se sentirem superiores.

Pense bem, pra você é mais fácil criticar ou elogiar? Procurar o erro ou reconhecer o mérito?

Aproveite a reflexão e amplie o raciocínio: em relação a você mesmo, você mais critica ou mais reconhece suas virtudes?

Sempre acreditei no valor da crítica, afinal, nada pior do que a ilusão a respeito de algo ou de si mesmo. Por muito tempo pensei que a busca por perfeição fosse produtiva para nos tirar da preguiça, do comodismo, do excessivo contentamento que pode levar a falta de capricho, imaginava eu.

Entretanto, hoje vejo quanto o excesso de crítica pode ser prejudicial à medida que desmotiva, que tira o brilho nos olhos e nos deixa com um sabor amargo na boca, sem contar os ombros pesados pela responsabilidade de alcançar algo que não existe: o perfeito.

Para receber atualizações do site preencha:

Muitos poderão dizer que é importante exercitar este poder critico até mesmo para nos levar ao nosso limite, mas este nunca é uma região conhecida e a busca por ele também não me parece saudável quando se pensa numa vida equilibrada. Sendo assim, considero importante destacar que a crítica construtiva, sincera e desprovida de sentimentos de competição, vaidade, inveja e negatividade é sim uma poderosa ferramenta para alicerçar melhor um projeto, uma ideia, uma vida. Contudo, quando somos movidos por estes sentimentos é importante voltarmos o foco para nós mesmos e olharmos o que não está a contento.

Quando estamos sendo construtivos conosco somos capazes de contribuir com o mundo. Adoro uma frase que diz: Vemos por fora o que nos vai por dentro!  O que você anda vendo? Será que não está na hora de reformular o que está por dentro?

Sei que parece fácil falar! Há muitas notícias que nos aborrecem, muitas pessoas que nos desanimam, muitos exemplos que parecem reforçar o oposto do que estou propondo. Mas você já reparou como muitas vezes nós propagamos o mal sem que tenhamos esta intenção. Se você tem duas noticias para contar para alguém, qual delas prefere: aquela que enaltece o mal, a dúvida, a fofoca, a doença OU aquela que elogia, que reconhece e que levanta o astral de outra pessoa? Infelizmente muitas vezes preferimos a noticia que vai dar mais ibope, que causará maior polêmica, maior “comoção” e cada vez mais vejo as pessoas focadas no negativo até mesmo de forma automática!

Qual é a sintonia que você escolhe para sua vida? Deixa a TV ligada nas novelas cheias de intriga e gritarias que quebram a paz do seu lar ? Assiste programas que enfatizam a corrupção, a crise e criminalidade roubando a sua paz e nada propondo de construtivo para transformar a situação?

Acho que é uma máxima popular, mas vale a pena relembrá-la: Criticar é fácil, quero ver fazer!

Faço um convite aqui para que comecemos a observar se mais criticamos ou elogiamos. Quando estamos agressivos conosco, espalhamos esta agressividade pelo mundo na forma de crítica destrutiva, indignação vazia, raiva, ira e nada de bom pode ser produzido nesta frequência.

Exercite a crítica positiva que propõe alternativas, enxerga outros caminhos, reconhece pontos de luz, pontos de fortalecimento. Quando temos amor dentro de nós, fica muito mais fácil amar ao próximo!  Amor/aceitação é a maior necessidade que temos! Todos queremos ser aceitos, respeitados e amados, embora cada um de nós escolha sua estratégia para isso. Veja que as redes sociais são a prova mais óbvia desta necessidade! Todos querem uma curtida, um compartilhamento, um comentário…

Destrave o orgulho e faça mais elogios, pare de olhar o buraco do pudim e comece a desfrutar mais o seu sabor. Tenho certeza que você terá uma vida mais leve, recheada de amor.

 

 


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!