• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

ESCOLHA ser feliz: você tem este poder!

Você pode escolher ser felizSempre podemos encontrar motivos para ser feliz ou para sofrer: isto é uma ESCOLHA! Sei que parece simplista, descomprometido, irresponsável. Mas, cada vez mais, me convenço de que mudar as pessoas ou o mundo é uma ilusão extremamente egocêntrica, pois o grande desafio, na verdade, é mudarmos nós mesmos. Como esta é uma tarefa pouco agradável, que mexerá com muita coisa que preferiríamos esconder sob o tapete, projetamos no mundo ou no outro o que achamos que está errado ou insatisfatório. Cada um projeta o que prefere: dinheiro, bens materiais, sucesso profissional, família, roupas, glamour, enfim, há todo tipo de foco para fugir de si mesmo.

Mas no fundo, sabemos que corremos feito baratas tontas atrás de coisas que não nos darão o que queremos, pois o que precisamos nós já temos, só não sabemos como usar. Temos vários milagres acontecendo dentro e envolta de nós, mas preferimos olhar o que não está bom, o que está errado, confuso, injusto, inadequado. Já falei antes sobre a crítica feroz, mas é algo mais profundo e latente do que o que está fora, a questão é o que está dentro. Recomendo muito o filme Whiplash, confira o trailer na página Vale a Pena. Ele me trouxe reflexões muito valiosas sobre o perfeccionismo e a vontade de agradar, de ser aprovado, de querer chegar ao topo. Quando assistir ao filme, você  poderá ficar com raiva do regente, mas o tempo todo fica a questão: por que o aluno se sujeita? Convido a assistirem com este olhar! Sair um pouco da dicotomia vítima e algoz e olhar sob a perspectiva da vítima. Por que ela ESCOLHE ser vítima? Quais os benefícios?

Na verdade não há vítimas, mas sim posturas que adotamos frente aos acontecimentos. Preciso contar uma história sobre isso: Saí na rua com um resto de pizza que havia sobrado e pensei: “alguém com fome pode ver a caixa e comer”. Na calçada encontrei com um morador de rua perguntando se podia dormir por ali e aproveitei para lhe oferecer a pizza. Ele deu uma risadinha e me disse: “Olha moça, preciso parar de comer estas porcarias porque estou ficando muito gordo, sabe!” Foi a cena mais hilária dos últimos tempos, então eu pensei: ele ESCOLHE não ser vítima e tem ATITUDE para fazer suas escolhas! Veja bem: ele estava todo sujo, urinado e nem tinha onde dormir, provavelmente não sabia o que iria comer, mas foi capaz de SELECIONAR o que queria para si, visando seu “bem-estar”. Claro que pensei, “ele não está com fome!”. Mas acho que a atitude dele me fez refletir profundamente o quanto engulo coisas que não me fazem bem apenas pelo fato de estarem por ali. Ele me mostrou que sempre podemos ESCOLHER.

Para receber atualizações do site preencha:

Todos nós escolhemos papéis para desempenhar e, neste sentido, escolhemos também por qual ângulo olharemos a vida. Tem uma amiga que sempre me repete: você escolhe o sofrimento ou o aprendizado? Sempre haverão situações para nos fazer infelizes, a grande questão é: quais situações são SUFICIENTES para nos fazer verdadeiramente FELIZES?

Geralmente nós nos conhecemos tão pouco que nunca nos perguntamos o que é a felicidade para NÓS, sem levar em conta a opinião dos outros. Eis aí a grande chave mestra capaz de abrir várias portas! Quando nos libertamos das opiniões alheias sobre nós, somos capazes de saber quem nós somos e do que somos capazes realmente. Pouco importa a opinião dos outros quando estamos com a consciência tranquila, em paz com nossos atos e palavras.

Sei bem como gostaríamos de ser ouvidos e compreendidos, aceitos e aprovados. Mas é preciso lembrar que ninguém é capaz de nos enxergar como nós mesmos. Por mais que você se explique e tente se fazer entender, cada um tem uma lente própria por onde enxerga as coisas e dependendo da situação isso pode ser levado a extremos difíceis de serem revertidos.

Neste sentido, se você depender da opinião do outro para ser feliz, sinto muito, a infelicidade será o seu cotidiano! Agora, quando você buscar se conhecer e estiver em paz consigo mesmo, a opinião alheia pouco importará porque você sabe quem é e qual o sentido da SUA vida. Dentro desta perspectiva, mais que mudar o mundo ou os outros, você pode mudar a si mesmo e caminhar na direção que estiver mais alinhada consigo.

“Ser feliz é a maior coragem. Todo mundo é capaz de ser infeliz; para ser feliz é preciso coragem – é um risco tremendo.” Osho


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!