• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Felicidade: a responsabilidade é sua, assuma!

Já é clichê a ideia de que NÓS precisamos assumir a responsabilidade sobre nossa felicidade. Mas, na prática, sempre buscamos desculpas ou culpados para nossa insatisfação.

Quantas vezes você atribui aos outros a responsabilidade por sua felicidade? Quantas vezes você considera determinadas situações como as “culpadas” pelo SEU mal estar?

Assumindo a responsabilidade sobre a felicidade

Assumir o timão do pship-253487_1280róprio barco requer coragem, maturidade e sabedoria, pois pode parecer MUITA RESPONSABILIDADE para carregarmos. Por isso, tantas vezes queremos jogar a “culpa” em algo ou alguém como se fosse uma batata quente em nossas mãos. Por outro lado, se não houver uma bela dose de amor-próprio e cuidado consigo, o risco é entrar num processo excessivo de cobranças. É preciso saber se acolher, se motivar e se apoiar quando as coisas não acontecerem da forma como gostaríamos.

“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”  Sigmund Freud

O grande alerta é para não nos escondermos atrás de alguém ou alguma situação para não assumirmos nossa vida! Observe se frequentemente você pensa: SE fulano fosse diferente, SE tal e tal coisa não tivesse acontecido, SE não me impedissem de realizar… Todos estes “SES” te colocam como vítima e, consequentemente, como impotente para AGIR na SUA vida!

Esta postura de vítima já foi tema anteriormente do site, caso queira saber mais, leia também “A vida é o aqui e agora: use seu PODER PESSOAL!” O grande convite aqui é para sair desta postura, erguer a cabeça e assumir-se por inteiro, com medos, sonhos e motivações! Nossos limites estão onde os colocamos, sempre podemos ir um pouco mais além para encontrarmos uma faceta, que sequer imaginávamos que existisse!

Refletindo sobre o SIGNIFICADO de nossas escolhasmountain-climbing-802099_1280

Assisti novamente Sete anos no Tibet, um filme já “antigo”, baseado na autobiografia de um alpinista que conta sua experiência no Tibet, durante o período da Segunda Guerra Mundial. É interessante notar como o personagem Heinrich Harrer, interpretado por Brad Pitt, busca reconhecimento, glória e sucesso, mas encontra o mais profundo vazio, que lhe permite reencontrar-se consigo mesmo.

Neste contexto, ele conhece o Tibet e o próprio Dalai Lama, tendo a oportunidade de refletir sobre a vida a partir de outros pontos de vista e descobrir o que realmente tem significado em sua vida. Além de proporcionar uma reflexão sobre nossas escolhas, o filme mostra também um pouco da beleza da cultura tibetana de amor, respeito a vida e Fé.

Podemos ser profundamente criativos e talentosos quando nos permitimos, quando acreditamos que ninguém e nada pode impedir nossa felicidade! Sempre que atribuímos aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes, o resultado é insatisfação e frustração. Leia também “Faça seu ritmo e dance sua própria música!”

Receba nossas atualizações assim que publicadas! 

Reflita sobre sua trajetória, veja as conquistas que alcançou e o significado que elas tiveram ou ainda têm em sua vida. Será que os caminhos que você escolheu são os que gostaria de ter percorrido? Certamente eles foram fundamentais para que você chegasse até aqui e pudesse olhar sua vida. Agora, com coragem, assuma sua responsabilidade e olhe para frente, saiba que existe um enorme potencial de escolha e ação dentro de você. Quais são seus próximos passos? Eles estão alinhados com o significado que VOCÊ quer para sua própria vida?

liverleaf-1246131_1280Tudo começa a partir de um ponto dentro de você

Há um lindo vídeo promocional que é bastante conhecido, mas ainda assim deixo aqui como referência pois tanto a animação quanto o texto são espetaculares. A ideia básica é que: Tudo começa a partir de um ponto. Sempre pensamos que as mudanças se iniciam por grandes pessoas ou ações, mas, na verdade, tudo começa a partir de algo pequeno, uma semente, um ponto, uma atitude, leia também “TOME ATITUDE: aprenda a criar um círculo VIRTUOSO!”

Ciente do enorme poder que possuímos em nossas mãos, é preciso aprender a ignorar as mensagens de derrotismo, medo, falta de talento ou capacidade! Substitua esses pensamentos por seu próprio apoio, acolhimento, motivação e se estimule a iniciar este passo de transformação em sua vida!

Construa para si um território mental de possibilidades, alimente pensamentos de motivação e amor para consigo mesmo. Neste terreno fértil de potencialidades, muitas flores poderão nascer, se desenvolver e florir! Acredite, você tem o terreno e as ferramentas, mas precisa ACREDITAR  e ASSUMIR  a responsabilidade por seu jardim florido! Sua felicidade depende unicamente de você e da forma como escolhe olhar para sua trajetória e adotar novos passos rumo ao que deseja!

Reflita sobre esta frase e assista a esta bela cena do filme À procura da Felicidade:

“Nunca deixe ninguém dizer que você não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer, e dizem que você também não vai vencer. Se quer alguma coisa, corre atrás”.

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

Seu e-mail (obrigatório)


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!