Felicidade: a responsabilidade é sua! Assuma o leme da sua vida!

Última atualização em setembro, 2020

De fato, já é clichê a ideia de que NÓS precisamos assumir a responsabilidade sobre nossa felicidade! Mas, na prática, sempre buscamos desculpas ou culpados para nossa insatisfação. Você já se sentiu assim, insatisfeito e incapaz de assumir que isso poderia, porventura, ser responsabilidade sua? Pois é, eu sei que não é algo tranquilo e confortável!

Realmente, é muito mais fácil andar com os dedos apontados julgando os outros do que olhar para dentro e assumir a responsabilidade pela nossa felicidade!

Timão do barco - Felicidade: a responsabilidade é sua!
Fonte Pixabay

Assumindo a responsabilidade sobre a felicidade

Então, assumir o timão do próprio barco requer coragem, maturidade e sabedoria, pois pode parecer MUITA RESPONSABILIDADE para carregarmos! Por isso, tantas vezes queremos jogar a “culpa” em algo ou alguém como se fosse uma batata quente em nossas mãos.

Por outro lado, se não houver uma bela dose de amor-próprio e cuidado consigo, o risco é entrar num processo excessivo de cobranças. Assim, é preciso saber se acolher, se motivar e se apoiar quando as coisas não acontecerem da forma como gostaríamos.

“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”  Sigmund Freud

Enfim, o grande alerta aqui é para não nos escondermos atrás de alguém ou alguma situação para não assumirmos nossa vida! Por isso, sugiro que observe se frequentemente você pensa: ,”Ah, SE fulano fosse diferente”; “SE tal e tal coisa não tivesse acontecido”; “SE não me impedissem de realizar…”. Definitivamente, todos estes “SES” te colocam como vítima e, portanto, como impotente para AGIR na SUA vida! Leia também A vida é o aqui e agora: use seu PODER PESSOAL no momento presente!

Com efeito, o grande convite aqui é para sair desta postura, erguer a cabeça e assumir-se por inteiro, com medos, sonhos e motivações! Isto porque nossos limites estão onde os colocamos e sempre podemos ir um pouco mais além. Desta forma, podemos encontrar uma faceta nossa, que sequer imaginávamos que existisse!

Refletindo sobre o SIGNIFICADO de nossas escolhas

Recentemente assisti novamente Sete anos no Tibet, um filme “antigo”! Ele é baseado na autobiografia de um alpinista que conta sua experiência no Tibet durante o período da Segunda Guerra Mundial. É interessante notar como o personagem Heinrich Harrer, interpretado por Brad Pitt, busca reconhecimento, glória e sucesso, mas encontra o mais profundo vazio, que lhe permite reencontrar-se consigo mesmo.

Neste contexto, ele conhece o Tibet e o próprio Dalai Lama, tendo a oportunidade de refletir sobre a vida a partir de outros pontos de vista e descobrir o que realmente tem significado em sua vida. Além de proporcionar uma reflexão sobre nossas escolhas, o filme mostra também um pouco da beleza da cultura tibetana de amor, respeito a vida e Fé.

Desta maneira, é possível refletir que podemos ser profundamente criativos e talentosos quando nos permitimos! Em outras palavras, quando acreditamos que ninguém e nada pode impedir nossa felicidade! Afinal, sempre que atribuímos aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes, o resultado é insatisfação e frustração. Leia também Amor-próprio: Faça seu ritmo e dance sua própria música! 

Sendo assim, reflita sobre sua trajetória, veja as conquistas que alcançou e o significado que elas tiveram ou ainda têm em sua vida! Será que os caminhos que você escolheu são os que gostaria de ter percorrido? Para inspirar, sugiro um vídeo de menos de 3 minutos sob a narração do eterno Abujamra A gente se acostuma.

Certamente, os caminhos que você trilhou foram fundamentais para que você chegasse até aqui e pudesse olhar sua vida. Agora, com coragem, assuma sua responsabilidade e olhe para frente, saiba que existe um enorme potencial de escolha e ação dentro de você! Quais são seus próximos passos? Eles estão alinhados com o significado que VOCÊ quer para sua própria vida?

Felicidade e Responsabilidade: tudo começa a partir de um ponto dentro de você!

Há tempos conheço um lindo vídeo promocional bastante popular, mas ainda assim deixo aqui como referência, pois tanto a animação quanto o texto são espetaculares. A ideia básica é que: Tudo começa a partir de um ponto. Em menos de 2 minutos, somos convidados a refletir que sempre pensamos que as mudanças se iniciam por grandes pessoas ou ações. Mas, na verdade, tudo começa a partir de algo pequeno, uma semente, um ponto, uma atitude, leia também TOME ATITUDE: aprenda a criar um círculo VIRTUOSO para sua vida!

Desta forma, ciente do enorme poder que possuímos em nossas mãos, é preciso aprender a ignorar as mensagens de derrotismo, medo, falta de talento ou capacidade! Para isso, substitua esses pensamentos por seu próprio apoio, acolhimento, motivação e se estimule a iniciar este passo de transformação em sua vida!

Portanto, construa para si um território mental de possibilidades, alimente pensamentos de motivação e amor para consigo mesmo. Neste terreno fértil de potencialidades, muitas flores poderão nascer, se desenvolver e florir! Acredite, você tem o terreno e as ferramentas, mas precisa ACREDITAR  e ASSUMIR  a responsabilidade por seu jardim florido! Sua felicidade depende unicamente de você e da forma como escolhe olhar para sua trajetória e adotar novos passos rumo ao que deseja!

Reflita sobre esta frase e assista a esta bela cena do filme À procura da Felicidade:

“Nunca deixe ninguém dizer que você não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer, e dizem que você também não vai vencer. Se quer alguma coisa, corre atrás”.

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Sobre Gisele Mendonça

Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita conosco!